Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vem aí uma nova geração de satélites

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Vem aí uma nova geração de satélites Empty Vem aí uma nova geração de satélites

Mensagem por Carlos Costa 28th fevereiro 2012, 17:15

Vem aí uma nova geração de satélites 1
Nova frota dará avisos precoces em tempestades severas
A nova frota de satélites meteorológicos europeus deverá ser lançada em 2017, segundo ficou acordado na sexta-feira passada, no acordo de desenvolvimento, assinado entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Thales Alenia Space, em Paris. O Meteosat de Terceira Geração (MTG) irá introduzir melhorias significativas em relação ao actual. No entanto, dará continuidade ao fornecimento de dados meteorológicos de alta resolução até 2037.

A cooperação em missões meteorológicas entre a Eumetsat e a ESA é uma história de sucesso que teve início com o primeiro satélite Meteosat, em 1977, e continua hoje com o Meteosat de Segunda Geração e a série de satélites em órbita polar, MetOp. A nova série vai incluir seis satélites: quatro MTG-I de imagens e dois MTG-S de som.

Os primeiros dois protótipos, com lançamento marcado para final de 2017 e meados de 2019, ficarão numa órbita geoestacionária, acima do equador, numa longitude entre os 10º E e os 10º W. Além das capacidades de captação de imagem possibilitadas pela Flexible Combined Imager, os satélites irão oferecer novas capacidades sonoras e de captação de imagens que irão disponibilizar avisos precoces em tempestades severas.

Com o MTG-S irá também o Sentinel-4 do programa Global Monitoring for Environment and Security (GMES), que irá analisar a química da atmosfera e identificar as concentrações de gases como o ozono e o dióxido de azoto. A missão também pretende apoiar as operações de busca e salvamento, tal como ao Sistema de Advanced Data Collection.

Durante o evento, Jean Jacques Dordain, director-geral da ESA, realçou que a Europa oferece monitorização meteorológica de ponta graças a uma colaboração de 25 anos entre a ESA e a Eumetsat e recordou o lançamento do Meteosat-1, há 35 anos.

O director dos programas Earth Observation, Volker Liebig, falou das melhorias na performance dos novos satélites. Em tempos de dificuldade económica, notou Liebig, o programa oferece muitas oportunidades para a indústria europeia, permitindo-lhes conseguir contractos de alto nível tecnológico. Para os contratos industriais, o MTG tem um valor de mais de 1.25 mil milhões de euros.

A Thales Alenia Space lidera o consórcio industrial que está a construir a família MTG. Além de ser o contratante principal, a Thales Alenia Space é responsável pelo satélite de imagem MTG-I, incluindo a carga principal, o Flexible Combined Imager.

A empresa OHB, com sede em Bremen, é responsável pelos satélites MTG-S e pelas plataformas comuns, com o apoio da Astrium GmbH e da System Architect. O equipamento de Infrared Sounding Instrument, que vai a bordo do MTG-S, será desenvolvido pela Kayser Threde.

Ciência Hoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos