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Como "consertar" os rumos da Ciência

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Como "consertar" os rumos da Ciência Empty Como "consertar" os rumos da Ciência

Mensagem por Xevious 9th abril 2012, 17:00

Tenho notado que existe um certo apego aos dógmas da ciência.
Isto até certo ponto é normal, afinal se faz uma grande pesquisa para se afirmar algo e se consegue-se a aprovação é natural que a qualquer nova idéia se deseja que a idéia anterior seja a correta.

Neste caso as idéias novas devem ir em contra-ponto com as idéias já consagradas.

Coisas como essas existiram por toda história científica e em algumas época um confronto assim poderia custar a vida do cientista da nova proposição.

Mas oq estamos vendo agora talvez esteja relacionado aos meios de comunicação e também com a sistemática docente, nas escolas e faculdades.

Talvez a resistência em reescrever livros, sites etc, esteja causando isto.



Mas emfim, esse novo fenômeno esta causando uma certa inércia na ciência, quanto as novas proposições.
E isto pelo que percebo, tende a piorar.


Vou citar um exemplo, mas a idéia não é discutir sobre este exemplo, mas discutir sobre o assunto, mais precisamente seria interessante sugestões para mudar isto.


Exemplo: Petróleo Fóssil.
Já esta provado que o petróleo não é de origem fóssil, é natural, um fenômeno derivado das trocas de gases atmosféricos, tanto que existe petróleo em Titã lua de Saturno.
Mas nas escolas ainda se aprende que o petróleo é fóssil.

Existem vários outros exemplos, mas precisaria de tempo maior doq disponho para fazer uma pesquisa adequada. Mas sugiro que os leitores deste tópico, contribuam com outros exemplos.

Assim como os mapas não são atualizados imediatamente quanto as novas revisões de fronteiras, é natural que demore um pouco para se adaptar os ensinamentos aos novos fatos, mas me parece que tem demorado demais, e talvez nem queiram mesmo mudar.


Existiria algo que nós ou a humanidade em si possa fazer para corrigir esta inércia científica?

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Como "consertar" os rumos da Ciência Empty Re: Como "consertar" os rumos da Ciência

Mensagem por Carlos Costa 9th abril 2012, 17:23

As ideias novas são sempre bem-vindas, mas têm que seguir o método científico. A Ciência não pode aceitar as "teorias" que não sigam o método científico, pois perderia a sua objetividade.

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Mensagem por Xevious 9th abril 2012, 17:26

Carlos Costa escreveu:As ideias novas são sempre bem-vindas, mas têm que seguir o método científico. A Ciência não pode aceitar as "teorias" que não sigam o método científico, pois perderia a sua objetividade.
Este é exatamente o discurso utilizado em geral.

ou então se fala "Ah, quem falou a teoria atual é o cientista consagrado xxx portanto impossível que sua teoria esteja certa".

(Não quero desviar o foco do tópico para minhas próprias teorias, portanto utilizarei exemplos só de cientístas reconhecidos).

Mas no caso a respeito do exemplo que falei, da origem do petróleo.
Já havia uma certa desconfiança que a teoria atual da origem do petróleo estava errada já desde a muito tempo, mas na década de 60 se conseguiu algumas evidências da nova teoria, mas ninguém deu muita bola.
Já na década de 80, se fez novas pesquisas e se conseguiu mais evidências.
Mas talvez por causa da "causa ecológica" se deixou essa nova teoria em segundo plano.

E como não houve uma divulgação generalizada da nova teoria e suas evidências, de lá para cá se conseguiu muitas outras evidências e todas respeitando o método científico.

Até certo ponto é de responsabilidade dos criadores das teorias, a sua divulgação, até concordo.

Mas por outro lado, me parece que existe essa resistência, que pode ser as vezes por ordem financeira, que impede a divulgação das novas teorias.

Seria interessante fazer um levantamento de situações parecidas na ciência, se tiver tempo, prometo que retorno aqui com pelo menos 10 casos, em que já existem provas de novas teorias, mas a ciência oficial se mantem na posição de não atualizar os mecanismos docentes sobre os novos fatos, fazendo com que todos aprendam errado.

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Mensagem por Carlos Costa 9th abril 2012, 17:30

Não se pode querer "consertar" os rumos da Ciência sem se saber quais os seus fundamentos:
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Para criticares a Ciência precisas primeiro de encontrar erros no seu método. Não podes concordar com o método e discordar do rumo...

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Mensagem por Xevious 9th abril 2012, 17:37

Carlos Costa escreveu:Não se pode querer "consertar" os rumos da Ciência sem se saber quais os seus fundamentos:
Percebo que criticas a mim então e não a ciência.
Concluo portanto que não percebes este fenômeno de inércia da ciência, certo?

Vou tentar ser mais sucinto.

Teoria 1 - Provada sobre métodos científicos.

passa o tempo e surge então a teoria 2

Teoria 2 - Também provada sobre métodos científicos.

Mas em vez da nova idéia ser divulgada e ser adotada nos meios escolares/universidade, ainda se continuam os ensinamentos das idéias antigas, anteriores.

Concorda que existe este fenômeno Carlos?


Para criticares a Ciência precisas primeiro de encontrar erros no seu método.
Tava esquecendo de dizer.
Não preciso discordar dos métodos, ambos os métodos podem estar certos, mas o mais atual, pode ter acesso a informações que o método antigo não tinha, ou simplesmente não era o foco da sua pesquisa.

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Mensagem por Carlos Costa 9th abril 2012, 17:42

Xevious escreveu:Mas em vez da nova idéia ser divulgada e ser adotada nos meios escolares/universidade, ainda se continuam os ensinamentos das idéias antigas, anteriores. Concorda que existe este fenômeno Carlos?
Isso acontece sim, mas nem sempre. Repara que Plutão já não é um planeta nos livros escolares...

A Ciência é uma disciplina em constante mutação, mergulhada num perpétuo vir-a-ser. As novas descobertas precisam de tempo para serem adotadas nos meios escolares, tal como a luz das estrelas distantes precisam de tempo para chegar à Terra. Wink

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Mensagem por Xevious 9th abril 2012, 18:02

Carlos Costa escreveu:Isso acontece sim, mas nem sempre. Repara que Plutão já não é um planeta nos livros escolares...
O caso de Plutão pra mim foi uma exessão.

E a exessão foi explicada porcausa da extensão da polêmica que surgiu na época.

Mas aposto, que os mesmos livros escolares ainda indicam que Eris seja considerado um planeta.
Eris foi o objeto astronômico que causou a polêmica, por ter sido medido como sendo maior doq Plutão.
Mas, hoje em dia, com medições novas, sabe-se que Eris é menor que Plutão, e portanto este que desbancou Plutão do status de Planeta, também teve seu status reduzido, mas como não houve polêmica ninguém ficou sabendo e portanto se abstem de atualizar os livros escolares.

Mas este assunto é por demais "externo", afinal nada nos influencia a designação de um astro no céu.
Mas existem outros que podem sim influenciar toda a humanidade, como este da formação do Petróleo que utilizei como exemplo principal.

Mas o caso não é apenas relacionado a atualização dos livros escolares.
Afinal aqui podemos encontrar um motivo forte para a inércia, o motivo econômico.

Mas existe uma inércia a respeito das novas idéias, que considero mais prejudicial doq a simples atualização das informações.

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