Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

ESA vai a Marte com agência espacial russa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ESA vai a Marte com agência espacial russa Empty ESA vai a Marte com agência espacial russa

Mensagem por Carlos Costa em 12th Abril 2012, 15:03

ESA vai a Marte com agência espacial russa Proton-m-da02
Sondas serão lançadas com o foguetão russo Proton
A Agência Espacial Russa (Roscosmos) e a Agência Espacial Europeia (ESA) vão cooperar no projecto de exploração de Marte ExoMars, do qual a NASA anunciou a sua retirada em Fevereiro passado. O director da Roscosmos, Vladimir Popovkin, e os director da ESA, Jean-Jacques Dordain, reuniram-se em Moscovo, tendo chegado hoje a um acordo preliminar.

O projecto, cujo custo ronda os 990 milhões de euros, estipulava que a NASA e a ESA enviassem a Marte uma sonda para orbitar o planeta, em 2016, e outra para explorar o seu subsolo, dois anos depois. A sonda seria lançada no foguetão Atlas, da agência norte-americana.

A NASA decidiu sair do projecto e não utilizar o seu foguetão devido a falta de verbas. Quando anunciou a desistência, admitiu que se ia focar mais nos seus próprios projectos, como o do telescópio espacial James Webb (JWST), sucessor do histórico Hubble, cujo lançamento se atrasou várias vezes, multiplicando o seu custo.

Depois desta retirada do ExoMars, a ESA viu-se obrigada a arranjar outros sócios para continuar com a missão. Este acordo preliminar com a Rússia estipula que ambos os lançamentos serão feitos com o foguetão russo Proton.

Apesar de já não fornecer o foguetão, a NASA afirma que não está completamente fora do projecto. Espera que alguma da tecnologia já desenvolvida possa ser utilizada numa missão posterior que ocorrerá entre 2018 e 2020.

O projecto ExoMars começou a ser desenvolvido em 2008. Desde então, tem sofrido vários cortes. Os EUA reduziram já o ano passado a quantidade de dinheiro investido. A ESA tinha-se comprometido a gastar mil milhões de euros e esperava que os EUA gastassem uma quantia semelhante.

Ciência Hoje

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum