Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Britânicos estudam odor de livros antigos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Britânicos estudam odor de livros antigos Empty Britânicos estudam odor de livros antigos

Mensagem por Carlos Costa 6th maio 2012, 19:50

Existem determinados cheiros que são característicos e o do pepel velho é imbatível. Se entrarmos num alfarrabistas ou numa livraria repleta de livros antigos, reconhecemo-lo de imediato. Uma equipa de cientistas químicos da Universidade de Londres estudou o odor exalado pelos livros antigos e concluiu que o papel liberta centenas de compostos orgânicos voláteis no ar.

O grupo de trabalho descreve o cheiro como "a combinação de folhas de erva com um penetrante odor de ácidos e um toque de baunilha que sobressai do mofo". Os livros são feitos de matéria orgânica e a sua reacção ao calor, luz e humidade criam o típico odor de publicação antiga.

Segundo os químicos, a razão principal que leva à decadência do papel é a acidez e esta é comum em obras impressas durante o século XIX e XX – o que leva à sua deterioração e ao cheiro. Documentos mais antigos, que antecedem o século V, por exemplo, sobreviveram mais de 500 anos dada a pureza do seu papel - estão em bom estado e não têm um odor tão forte.

O papel também absorve os cheiros do seu meio envolvente, como o fumo de tabaco por exemplo. O local ideal para preservar livros é num local fresco, seco e sem luz directa. O estudo é relevante para a preservação de documentos antigos de valor inestimável.

Ciência Hoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Britânicos estudam odor de livros antigos Empty Re: Britânicos estudam odor de livros antigos

Mensagem por Safra 18th maio 2012, 22:15

Interessante.. O livro mais antigo que tenho é de 1856, dicionário de inglês..XD Páginas mais do que amarelas. Falando nisso, qual são os livros mais antigos que tem?
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Britânicos estudam odor de livros antigos Empty Re: Britânicos estudam odor de livros antigos

Mensagem por LucasCFX 25th maio 2012, 19:54

É só pra inglês ver mesmo... Ops.... Cheirar....

O livro mais antigo que tenho é um de contos, escrito a mão, datado de 1687 escrito por alguém da minha família quando ainda morava na Alemanha.

PS: Ele está escrito em alemão e eu não falo alemão, mas meu pai sabe e algumas vezes lia pra mim quando era pequeno ^^

Ah, tem um livro de culinária também, datado de 1800 e alguma coisa, da outra parte da minha família, que era italiana e que está em italiano também.
LucasCFX
LucasCFX
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Britânicos estudam odor de livros antigos Empty Re: Britânicos estudam odor de livros antigos

Mensagem por Carlos Costa 25th maio 2012, 23:41

LucasCFX escreveu:O livro mais antigo que tenho é um de contos, escrito a mão, datado de 1687 escrito por alguém da minha família quando ainda morava na Alemanha.
Espetacular! Quem me dera ter um livro tão antigo como esse, e ainda por cima escrito à mão!
Eu que adoro História... Very Happy

O livro mais antigo que eu tenho é bem recente: data de 1913 e chama-se "A Mecânica da Vida".
É um livro que podemos dizer ser de biofísica, escrito por um francês, e com o qual não estou de acordo em nenhum ponto. Mad

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Britânicos estudam odor de livros antigos Empty Re: Britânicos estudam odor de livros antigos

Mensagem por Pascoal 26th maio 2012, 09:20

O livro mais velho que tenho é "O Mandarim" de Eça de Queiroz, é de 1880... Surprised

_________________
https://www.youtube.com/user/ForumFisica2100
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Britânicos estudam odor de livros antigos Empty Re: Britânicos estudam odor de livros antigos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos