Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Meteorito que matou dinossauros deu cor vermelha ao tomate

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Meteorito que matou dinossauros deu cor vermelha ao tomate

Mensagem por Carlos Costa em 28th Junho 2012, 17:01

Há 65 milhões de anos um meteorito gigante chocou com Terra provocando a extinção dos dinossauros e de mais de 70 por cento das espécies que existiam. Uma equipa de cientistas holandeses acredita que foi esse meteorito o responsável por definir as características actuais do tomate, como a cor.

A ideia surgiu da análise genética levada a cabo para a sequenciação do genoma do tomate, que foi publicada na «Nature» no passado dia 30 de Maio. O mapa genético indica que o genoma original do antepassado do tomateiro era muito mais pequeno que o actual. Este triplicou de tamanho, de forma súbita há, precisamente, 65 milhões de anos.

"Uma expansão tão grande do genoma aponta directamente para condições extremamente stressantes. Suspeitamos que o impacto e a posterior redução da luz solar (por causa do pó) tornou muito difíceis as condições de vida das plantas", explica René Klein Lankhorst, que coordenou os trabalhos de sequenciação do genoma, na Universidade de Wageningen. O longínquo antepassado do actual tomateiro reagiu para aumentar as suas possibilidades de sobrevivência, expandindo o seu genoma.

Muitos anos mais tarde, quando as condições melhoraram, este antepassado, que tinha já uma grande quantidade de "rasto" genético, utilizou-o para lançar as bases genéticas que iriam melhorar o seu fruto.

Os tomates adquiriram assim a sua característica de coloração vermelha. O tomateiro começou a diferenciar-se de outro membro da mesma família, planta da batata, que não dá frutos comestíveis.

Ciência Hoje

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum