Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Viagem Pelo Tempo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Viagem Pelo Tempo

Mensagem por Listeiro 037 em 1st Julho 2012, 05:49

Faz tempo li que um suposto problema com a suposta possibilidade da suposta viagem pelo tempo (como se fosse uma estrada) é a de problemas com alterações no passado.

Haveria um tipo de "princípio de incerteza" que por se conhecer o que houve, isto é como que um tipo de medida de algo não necessariamente numérica ou como que uma observação de um fenômeno, alguma outra coisa seria alterada e isto causaria um tipo de conflito.

Aí param as lembranças e não me lembro de maiores detalhes.

Que conflito poderia ser este?

Listeiro 037
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viagem Pelo Tempo

Mensagem por Xevious em 2nd Julho 2012, 19:48

É um belo exercício mental essa hipótese..

Por exemplo, oq aconteceria se uma pessoa encontrasse a outra no seu passado? Se se tocassem, explodiriam?

Creio que não, acredito que eles poderiam "se tocar" a tudo mais, sem problemas.

Afinal nós trocamos de "atomos", em cerca de 7 anos todo nosso corpo foi trocado por uma nova remessa atomos, chegando a velhice o intevalo de troca é maior..

E se podesse matar meu pai no passado, antes de eu nascer, eu desapareceria?

Acredito que não tb, que o passado correria num outro sentido, um outro ramo de possibilidades.
E isso deriva que não poderíamos retornar ao nosso presente, ou melhor não teríamos como saber que o "presente que retornamos" é o mesmo.


Inclusive teve um episódio dos Simpsons que demonstrou isso.
Eles voltaram para o passado, mas no tempo ainda dos primeiros micróbios.
E o Simpson deu uma catarrada na sopa primordial onde viviam os protosoários..

Como resultado, alterou a evolução, e ao retornar ao presente, todas pessoas tinham linguas como que as do sapo, mas ele não



Mas acho que essa discussão só serve pra exercício mental mesmo, acredito ser impossível voltar ao passado.
Pois acredito que o tempo não exista "como uma coisa" só como uma referência.


Por exemplo, se eu digo que tenho 1,87m de altura, oq que existe?
Eu com essa minha altura?
Ou a altura em si separada de mim?

O tempo só existe como referência a algo..
Não é uma dimensão, então não podemos deslocarmos nele, a unica coisa que podemos fazer é medi-lo de acordo com as reações fisico-quimicas que ocorrem com a passagem do tempo.

na verdade deveria dizer que "As transformações fisico-quimicas" que resultam uma ilusão conhecida como passagem do tempo.

Xevious
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens: 450

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viagem Pelo Tempo

Mensagem por rodrigo torri de araujo em 3rd Julho 2012, 20:53

Listeiro, seguem as respostas as suas indagações, espero ser elucidativo...

1 - Viagem no Tempo:

Quanto a viagem no tempo, acredito que esta possibilidade continua a ser uma grande viagem de alguns...

O que se observa a partir da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, é que um individuo em um foguete, ao se deslocar em altas velocidades, este individuo em passa a mensurar o tempo mais lentamente em relação a um individuo que ficou na terra, ate a velocidade da luz, quando a mensuração do tempo do individuo em movimento pararia em relação a individuo que ficou na terra.

Mas atenção neste caso o que pararia é a mensuração do tempo mas não o tempo em si, é como se o relógio do individuo em deslocamento passasse a andar cada vez mais lentamente em relação ao relógio do individuo que ficou na terra, mas não somente o relógio anda mais lentamente mas como todas as reações químicas referentes a este individuo do foguete passariam a se dar de forma mais lentamente, de forma que este não perceberia a desaceleração da mensuração do seu tempo realizado pelo seu relógio em relação ao individuo na terra.

O que se tem de verdade é isto, apenas isto, mas alguns extrapolam e concluem, erroneamente que, se ao atingir a velocidade da luz o tempo para, então se conseguíssemos superar a velocidade da luz estaríamos voltando no tempo.

Este raciocínio esta completamente equivocado pelo fato de que o tempo só passa a ser mensurado mais lentamente pelo fato da velocidade máxima observada em nosso universo ser a velocidade da luz conforme postulado por Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade.

É uma condição essencial para Teoria da Relatividade a velocidade máxima observado em nosso universo ser a velocidade da luz, admitirmos uma velocidade superior a esta vai contra os postulados da Teoria da Relatividade fazendo com que a mesma seja invalidada.

2 - Principio da Incerteza:

Quanto ao Principio da Incerteza principio este proposto por Heisenberg, se deve ao fato de que algumas medidas do universo subatômico, tendo em vista as técnicas empregadas, fazemos que consigamos mensurar somente uma grandeza de cada vez, ou sua posição ou sua velocidade, ou seja:

Ao se tentar medir a localização de uma unidade subatômica o método utilizado é incompativel com o metodo utilizado para a mensuração da velocidade, fazendo que neste momento a mesma não possa ser mensurada simultaneamente.

Por outro lado, ao tentarmos mensurarmos a velocidade de alguma unidade subatômica o método utilizado é incompativel para a determinação de sua posição, tornando mais uma vez impossível mensurarmos tais grandezas velocidade e posição de uma partícula simultaneamente, sendo esta particularidade o Principio da Incerteza proposto por Heisenberg.

3 - Viagem no Tempo por Xevious:

Caso fosse possivel viajarmos no tempo se utilizando de algun artificio,
acredito que ao voltarmos ao passado estariamos sim em um outro universo e portanto sem possibilidades de interferencia no universo que o motivou e portanto imune de suas consequências, seria com se os passados fossem universos a parte que estariam a acontecer simultaneamente com o universo presente.


Última edição por rodrigo torri de araujo em 5th Julho 2012, 18:53, editado 4 vez(es)

rodrigo torri de araujo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens: 60
Idade: 48
Localização: Belo Horizonte

http://rodrigotorri@terra.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viagem Pelo Tempo

Mensagem por Xevious em 3rd Julho 2012, 21:25

Só umas pequenas correções
rodrigo torri de araujo escreveu:o Principio da Incerteza principio este proposto por Heisenberg, se deve ao fato de que algumas medidas do universo subatômico tendo em vista as técnicas empregadas fazemos que consigamos mensurar somente uma grandeza de cada vez, ou sua posição ou sua velocidade, ou seja:

Ao se tentar medir a localização de uma unidade subatômica o método utilizado interfere em sua velocidade fazendo que neste momento a mesma não possa ser mensurada simultaneamente.
Esse famoso princípio da incerteza de Heisenberg caiu por terra na nossa época atual, pois agora já é possível saber onde esta a partícula e qual sua velocidade e direção..

Este é um exemplo de quando um cientísta encontrou um problema instransponível para a tecnologia que usava no momento, resolveu "criar um dogma" para validar sua afirmação que seria impossível saber isso.

E .. muita gente aprendeu isso no colégio e faculdade e hoje a maioria das pessoas acredita que isto é uma verdade irredutível..

Eu sempre desconfiei que isto não é correto, sempre duvido de explicações que envolvem termos como "infinito", "impossível", "vazio absoluto", pra mim tudo é quantificável, talvez não hoje, talvez não em mil anos, mas um dia será..

Esse princípio de Heisenberg acabou servindo de semente para uma outra teoria muito imporante, que é a "Mecânica Quantica", hoje ela também esta sendo contestada, mas já houveram várias experiências derivadas desta teoria, e inclusive aplicações derivadas dela, como o "Computador Quantico" por exemplo, então ela não poderá ser "desfeita".

Mas desconfio que não foi só Heisenberg que resolveu finalizar suas pesquisas concluíndo um novo dogma, creio que isto aconteceu com Einstein também, e inclusive hoje em dia esse método dogmático também esta sendo usado quanto a energia/matéria escura, pelo menos disconfio disto..



Esta outra não chega a ser uma contestação, mas só uma proposta para o debade talvez, afinal sou só eu que afirmo algo contrário
ao se deslocar em altas velocidades, este individuo em passa a mensurar o tempo mais lentamente em ralação a um individuo que ficou na terra, ate a velocidade da luz, quando a mensuração do tempo do individuo em movimento pararia em relação a individuo que ficou na terra.
No caso não chega a ser exatamente "o contrário", só digo que a velocidade da luz não é o limite, ela não é a velocidade "C", a velocidade "C" é um pouco maior que a velocidade da luz somente, portanto ao atingir a velocidade da luz, não estaria ainda atingindo o limite e neste ponto ainda restaria um "pouquinho" de tempo..

Xevious
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens: 450

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viagem Pelo Tempo

Mensagem por rodrigo torri de araujo em 3rd Julho 2012, 21:45

Xevious disse:
No caso não chega a ser exatamente "o contrário", só digo que a velocidade da luz não é o limite, ela não é a velocidade "C", a velocidade "C" é um pouco maior que a velocidade da luz somente, portanto ao atingir a velocidade da luz, não estaria ainda atingindo o limite e neste ponto ainda restaria um "pouquinho" de tempo..

Torri Responde:

Ao rever as formulas das Transformações de lorentz passei a concordar com você, com o detalhe que a diferença entre a Velocidade da Luz e a velocidade C ser infinitamente pequena, a ponto de podermos na pratica concebê-las em conjunto.

Quanto ao Principio da Incerteza desconhecia que atualmente dispomos de tecnologia para mensurarmos as grandezas de velocidade e posição de uma partícula simultaneamente.

Xevious, poderia me passar a fonte para que possa me informar também?

rodrigo torri de araujo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens: 60
Idade: 48
Localização: Belo Horizonte

http://rodrigotorri@terra.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viagem Pelo Tempo

Mensagem por Xevious em 3rd Julho 2012, 21:52

rodrigo torri de araujo escreveu:Xevious, poderia me passar a fonte para que possa me informar também?
Não posso...

mas sei de onde eu tirei essa matéria, foi do site InovaçãoTecnológica http://www.inovacaotecnologica.com.br um site muito bom pra divulgação científica diga-se de passagem..
Mas como a notícia foi colocada já a alguns anos lá, não consegui localiza-la mais..

Mas a notícia falava que tinha conseguido fazer isto, medir a velocidade e a posição me parece, hoje já se conseguiu mais coisas, por exemplo já conseguiram "tele-transportar" um eletron, e pra fazer isso um dos requisitos é que em determinado momento ele esteja "parado", se esta parado, obviamente pode-se saber a velocidade e posição dele..

mas no forum Intonses tem uma matéria interessante sobre uma nova descoberta sobre o eletron Descobriram duas partes do elétron

Xevious
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens: 450

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viagem Pelo Tempo

Mensagem por Listeiro 037 em 5th Julho 2012, 11:19

Sobre teletransporte de elétron não sei, mas o que fiquei sabendo é sobre (não me lembro o nome) um tipo de agregamento de matéria em que se modificando um conjunto, o outro sofre efeito igual.

Fizeram isto com um fóton lá por 1998, lembro-me quando saiu a matéria.

Desta vez fizeram numa escala mais macroscópica.

Fora isto gostaria de saber onde mais pode-se achar esta contestação da "incerteza".

Listeiro 037
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viagem Pelo Tempo

Mensagem por Listeiro 037 em 5th Julho 2012, 11:21

Outra coisa: é na lápide de quem mesmo que está o seguinte epitáfio, mais ou menos assim:

"Está enterrado aqui, em algum lugar".

Listeiro 037
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum