Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bandas de rádio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Bandas de rádio Empty Bandas de rádio

Mensagem por newton45 3rd outubro 2012, 13:53

Bom não sei onde fazer esta pergunta, mas como os rádios e isso são uma aplicação da física decidi perguntar neste tópico Smile
Ora bem a minha dúvida é a seguinte;
Sempre ouvi dizer e sempre vi nos rádios onde diz as bandas, o FM separado do VHF. Isto é, aparecer por exemplo "VHF, CB10, FM, UHF.." etc..
Mas ontem numas leituras tive a ler e li que a banda FM é compreendida na banda VHF... Coisa que não entendo como é...
Daí a minha dúvida, como é que são afinal "organizadas" as bandas? e como é que o FM pode estar inserido em VHF?

newton45
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 79
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Bandas de rádio Empty Re: Bandas de rádio

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 6th outubro 2012, 11:21

Oi, Newton!

AM e FM são formas simples de "modulação" de uma onda.
Para uma onda de rádio carregar informação (voz, música ou dados), ela deve ser modificada. Caso contrário, a única informação que uma onda poderia transportar seria : "estou no ar" ou "estou fora do ar". A técnica "estou ou não estou" é usada em transmissão telegráfica Morse, desde o início do século 20.

Em AM (amplitude modulada), a potência da onda varia de acordo com a informação que ela transporta.

Em FM (frequência modulada), a potência da onda mantêm-se constante, mas a frequência base aumenta ou diminui de acordo com a informação que ela transporta.

A alocação dos serviços de AM e FM é de competência dos governos. Há diferenças de faixas utilizadas na Europa, Ásia e América, por exemplo.

No domínio técnico não há limitações de faixas e tipos de modulação utilizados. É acima de tudo uma questão política.

Há um órgão que ajuda os governos na administração do uso das ondas de rádio em todo o mundo. É a UIT (ITU) - União Internacional de Telecomunicações, com sede em Genebra.


Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4015
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bandas de rádio Empty Re: Bandas de rádio

Mensagem por newton45 7th outubro 2012, 13:20

Obrigado pelo esclarecimento Smile

newton45
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 79
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Bandas de rádio Empty Re: Bandas de rádio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos