Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canhão de Gauss com eletroímãs

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Canhão de Gauss com eletroímãs Empty Canhão de Gauss com eletroímãs

Mensagem por hellgolem 13th novembro 2012, 12:31

Bom dia.
Estava querendo fazer um experimento de canhão de gauss (acelerador linear magnético).
Nos tutoriais que encontrei na net eles sempre usam imãs de neodímio pela sua potencia.
No meu experimento gostaria de mudar alguns detalhes para poder produzir um mecanismo "semi-automático" de recarga do projétil (ultima esfera).
No modelo clássico vc tem que manualmente retornar as esferas intermediárias para a posição inicial, o que consome um tempo relativamente alto e necessita que o acelerador seja aberto.
No meu queria usar eletroímãs que podem ser desligados para que as esferas intermediárias e inicial voltem à posição original rapidamente com a ajuda da gravidade.
Deste modo em alguns segundos com os eletroímãs desligados e um leve giro do aparato ele estaria pronto a disparar novamente.
Gostaria de saber se existe alum impedimento de natureza teórica ou prática que inviabilize o experimento.
Desde já agradecido

Murylo

P.S.: sou novo no fórum(prazer em conhece-los). não sei se postei na área correta do fórum. coloquei aqui pois envolve princípios de eletromagnetismo, não achei adequado postar na parte de física experimental onde o nivel de discussão me pareceu muito mais elevado. mas podem mudar se assim julgarem apropriado.

hellgolem
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Canhão de Gauss com eletroímãs Empty Re: Canhão de Gauss com eletroímãs

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 13th novembro 2012, 21:03

Para quem não conhece o canhão de Gauss (eu não conhecia), aí vai um vídeo e uma receita de construção:

http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=153&CANHAO+DE+GAUSS+RIFLE+FEITO+COM+IMAS

Bem-vindo, Murylo!

Aparentemente, é possível substituir ímas por eletroímas, embora esses consumam uma boa dose de energia, além de necessitarem de um tempo mínimo para a magnetização completa. Quanto sincronismo desejado, talvez seja necessário um pouco de eletrônica, como fontes de luz, fotodetetores, fontes de corrente contínua, transistores, entre outras coisas.

P.S.: Não se esqueçam que este dispositivo é uma espécie de arma. Cuidado para não se acidentarem!


Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 13th novembro 2012, 21:12, editado 1 vez(es)
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Canhão de Gauss com eletroímãs Empty Re: Canhão de Gauss com eletroímãs

Mensagem por Carlos Costa 14th novembro 2012, 16:00

hellgolem escreveu:não sei se postei na área correta do fórum. coloquei aqui pois envolve princípios de eletromagnetismo, não achei adequado postar na parte de física experimental onde o nivel de discussão me pareceu muito mais elevado. mas podem mudar se assim julgarem apropriado.
Movi o tópico para «Física Experimental», fica melhor neste quadro.
Bem-vindo ao Física2100. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Canhão de Gauss com eletroímãs Empty Re: Canhão de Gauss com eletroímãs

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos