Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Planeta órfão a 100 anos-luz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Planeta órfão a 100 anos-luz Empty Planeta órfão a 100 anos-luz

Mensagem por Carlos Costa 17th novembro 2012, 16:58

Planeta órfão a 100 anos-luz Ng2221887
Impressão artística do CFBDSIR2149
O Observatório Europeu do Sul (ESO) detectou um planeta que vagueia livremente pelo Universo, não estando na órbita de nenhuma estrela. Este corpo é o melhor candidato descoberto até agora a poder ser classificado como planeta órfão e encontra-se a uma distância de 100 anos-luz.

Os planetas órfãos, ou interestelares, são objectos de massa planetária que viajam pelo espaço. Já se tinham encontrado possíveis exemplos deste tipo de objectos, mas, não conhecendo a sua idade, os astrónomos não podem saber se trata de planetas ou de anãs vermelhas – estrelas que perderam a massa necessária para desencadearem as reacções que fazem brilhar as estrelas.

O objecto agora descoberto – denominado CFBDSIR2149 – parece fazer parte de um grupo próximo de estrelas jovens conhecido como Associação Estelar de AB Doradus.

Os investigadores encontraram o objecto em observações realizadas com o telescópio CFHT (Canada France Hawaii Telescope) e utilizaram as potencialidades do Very Large Telescope, da ESO, para examinar em profundidade as suas propriedades.

A ligação entre o novo objecto e a associação estelar é a chave que permitirá aos astrónomos deduzir a idade do novo objecto descoberto. Se o objecto está associado a este grupo em movimento – sendo assim um objecto jovem – é possível deduzir mais coisas sobre ele, incluindo a sua temperatura, a massa e do que se compõe a sua atmosfera.

É o primeiro objecto de massa planetária isolado e identificado numa associação estelar e a sua relação com este grupo torna-o no candidato a planeta órfão mais interessante até ao momento.

Pensa-se que os objectos errantes como o CFBDSIR2149 formam-se ou como planetas normais que foram ejectados dos seus sistemas planetários, ou como objectos solitários, tais como estrelas muito pequenas ou anãs vermelhas. Ambos os casos intrigam os cientistas.

Ciência Hoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos