Segurança no Trânsito
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Segurança no Trânsito
As lanternas dos carros tem funções bem definidas: luz de marcha-à-ré, setas de mudança de direção, luz de freio, lanternas de balizamento, etc.
Podemos, antes de viajar, verificar a situação de quase todas elas. Não é possivel frear ou acionar a marcha-à-re e verificar a ação das luzes correspondentes de modo direto. É necessário o uso de espelhos na garagem ou a ajuda de outra pessoa para a verificação.
Mas, durante a viagem, alguma lâmpada pode falhar. Como detetar esse problema?
Uma solução relativamente simples é o uso de feixes de fibras ópticas que coletam a luz de cada lâmpada desde sua origem:
Na figura acima, em "A" está indicada todas as fibras ópticas utilizadas. Cada fibra parte de uma lâmpada de sinalização do carro. Todas as fibras convergem para uma pequena tela "B", fixada no painel, que representa o carro visto por cima. Em "C" demonstramos como as fibras ópticas podem ser dispostas no veículo.
Com esse recurso, o motorista poderá verificar, à qualquer momento, o funcionamento de todas as lâmpadas de segurança na condução do veículo.
Solução simplificada, porém incompleta
Muito bem, fibras ópticas custam caro, dependem de redimensionamento dos chicotes usados no cabeamento do veículo. Ao menos, para evitar colisões traseiras, há uma solução alternativa.
As lâmpadas instaladas na traseira do veículo podem transmitir parte da luz emitida para dentro do veículo, através de condutores ópticos prismáticos. Dependendo da posição das lâmpadas, é possível ver o funcionamento de cada uma através do espelho retrovisor.
Podemos, antes de viajar, verificar a situação de quase todas elas. Não é possivel frear ou acionar a marcha-à-re e verificar a ação das luzes correspondentes de modo direto. É necessário o uso de espelhos na garagem ou a ajuda de outra pessoa para a verificação.
Mas, durante a viagem, alguma lâmpada pode falhar. Como detetar esse problema?
Uma solução relativamente simples é o uso de feixes de fibras ópticas que coletam a luz de cada lâmpada desde sua origem:
Na figura acima, em "A" está indicada todas as fibras ópticas utilizadas. Cada fibra parte de uma lâmpada de sinalização do carro. Todas as fibras convergem para uma pequena tela "B", fixada no painel, que representa o carro visto por cima. Em "C" demonstramos como as fibras ópticas podem ser dispostas no veículo.
Com esse recurso, o motorista poderá verificar, à qualquer momento, o funcionamento de todas as lâmpadas de segurança na condução do veículo.
Solução simplificada, porém incompleta
Muito bem, fibras ópticas custam caro, dependem de redimensionamento dos chicotes usados no cabeamento do veículo. Ao menos, para evitar colisões traseiras, há uma solução alternativa.
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