Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

As primeiras estrelas podem ter sido negras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As primeiras estrelas podem ter sido negras Empty As primeiras estrelas podem ter sido negras

Mensagem por Carlos Costa em 27th Fevereiro 2008, 21:50

As primeiras estrelas podem ter sido negras Estrelas_negras_450

Estrelas normais são abastecidas por reações de fusão nuclear, onde os átomos de hidrogênio se fundem para formar um tipo mais pesado de hélio. Porque o Sol nunca se apaga?

Mas quando o Universo era ainda jovem, deveria haver matéria escura abundante, feita de partículas chamadas de Wimps (acrônimo em inglês que significa Partículas Massivas com Inteiração Enfraquecida). Elas teriam se fundindo juntas e destruído uma a outra bem antes que a fusão nuclear tivesse chance de ocorrer.

Como resultado as primeiras estrelas haveriam tipo aparências bem diferentes das que vemos hoje, e elas podem ter mudado o curso da evolução do Universo ou, ao menos, a atrasado.

A teoria, publicada na revista Physical Review Letters, depende de partículas que os astrônomos não podem ver, mas tem certeza que existem, e os físicos nunca conseguiram detectar. Mas a evidência indireta de que ela existe é impressionante. Nasa anuncia prova direta da existência de matéria escura

“Partículas de material escura formam mais de três quartos da massa do Universo”, disse a física teórica Katherine Freese, da Universidade de Michigan.

“Em realidade, bilhões delas estão passando através de nós a cada segundo.”

No Universo primordial, teria havido ainda mais.

Mudança de curso

A natureza das primeiras estrelas há muito tempo intrigam os astrônomos. Imediatamente após o Big Bang o Universo expandiu e esfriou, portanto por milhões de anos esteve repleto de estrelas escuras, que prescindiam de hidrogênio ou hélio e talvez contivessem Wimps. Sonda da Nasa flagra instante imediato após Big Bang

Os astrônomos puderam observar que já existiam estrelas normais 700 milhões de anos depois do Big Bang, pois o Telescópio Espacial Hubble olhou para os rincões do Universo, o que é como olhar para trás bilhões de anos, e pôde ver galáxias inteiras delas.

Mas como o Universo mudou seu rumo?

A teoria mais aceita é de que a gravidade prensou bolas de matérias escura e hidrogênio juntas. “Estas `auréolas´, como nós as chamamos, eram milhões de vezes mais massivas que o Sol, e as primeiras estrelas formaram-se em seus interiores”, disse a professora Katherine à BBC. Atrônomos assistem `ao vivo´ estrela ser engolida por buraco negro

Já se pensava que o hidrogênio arrastado por estas auréolas de matéria escura iriam se destruir para formar as primeiras estrelas pequenas, e iria iniciar a compor dentro de si mesmas os primeiros novos elementos: carbono, oxigênio, silício e outros materiais necessários aos planetas e à vida.

Mas o novo artigo diz que as reações entre os Wimps, aniquilando uns aos outros, poderia ter gerado calor suficiente para manter as proto-estrelas infladas, como balões de ar quente. E o quanto mais Wimps caía nelas, mais o calor aumentava. Encontrada "bolha" espacial que pode revelar matéria escura

Estas gigantescas estrelas difusas teriam preenchido a órbita da Terra.

Os detalhes de como seria a aparência destas estrelas ainda serão realizadas. Mas em cinco anos a Nasa irá lançar o Telescópio Espacial James Webb (JWST), o sucessor do Telescópio Espacial Hubble, e talvez possa enxergar estas estrelas “negras” lá no passado.

Há também a intrigante possibilidade, diz a professora Katherine, que em algum canto do nosso Universo haja algumas sobreviventes passando despercebidas.

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum