Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Experiência Mental - Operações Aritméticas num Universo "diferente"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Experiência Mental - Operações Aritméticas num Universo "diferente"

Mensagem por x0112358 em 20th Fevereiro 2013, 20:40

Quando comecei a questionar o calculo aritmético mais simples em que posso pensar: "1+1", levou-me a questionar todo o fundamento para a aritmética. As operações entre os números, e os próprios números, existem devido ao funcionamento de "trocas" materiais entre indivíduos. Ponderei depois um Universo onde sempre que algo fosse "dado" (de um individuo x para um individuo y) esse algo seria duplicado, logo 1+1 será diferente de dois, passará a ser 3, isto pois um x deu algo a y (que já tinha "1" desse algo) e ao dá-lo o algo duplicou-se, e sempre que algo fosse retirado ficaria metade, logo 1-1=-1/2. Neste universo as operações seriam totalmente diferentes, e os sinais seriam importantes à direita do numero e não á esquerda.
Vamos considerar os "números neste universo diferente" com a letra p, por exemplo:
1p+ = 2
1p- = 1/2
1p = 1

Multiplicação: 3p*4p = 3p+3p+3p+3p = 6+6+6+3 =21
Divisão:
(a divisão é baseada na quantidade com que cada individuo do grupo por qual algo é dividido fica após a divisão, partindo do principio que tinham 0 algo no incio)

4p/3p = 4/3 * 2 = 1,3333(...)*2 = 2,6666(...)

Escrevi um pequeno programa na calculadora para fazer operações neste "universo de números" (TI-84/83):

ClrHome
Disp "2VAR CALCULATOR"
pause
ClrHome
Input "A:",A
Input "B:",B
ClrHome
Menu("OPERATION","+",C,"-",D,"*",E,"/",F)
Lbl C
Disp (2A)+B
Pause
Stop
Lbl D
Disp (A/2)-B
Pause
Stop
Lbl E
Disp ((B-1)*(2A))+A
Pause
Stop
Lbl F
Disp (A/B)*2
Pause
Stop

O que é interessante também é que a comutatividade não pode ser aplicada, ex:

2p+3p, é diferente de 3p+2p (devido a existir sempre um sujeito que "dá" e o que recebe, considerando sempre o que foi dado com base no sinal + à direita), então 2p+= 4 então, 2p+3p = 4+3 = 7 e 3p+=6 então, 3p+2p = 6+2 = 8.

Isto poderia ser feito com uma multiplicação N (triplicar/quadriplicar...)

Sei que não é "nada de especial" nem propriamente útil, mas achei que poderia ser interessante...
x0112358
Iniciante
Iniciante

Re: Experiência Mental - Operações Aritméticas num Universo "diferente"

Mensagem por Gauss em 22nd Março 2013, 20:01

Ficarias surpreendido com a quantidade de coisas estranhas que a matemática produz.

Existem modelos que permitem probabilidades maiores que 1, existem modelos que permitem que uma coisa seja verdadeira e falsa ao mesmo tempo, que uma sucessao seja igual tanto a mais infinito como a um numero finito.

Álgebra em especial admite muitas coisas estranhas. Existem n operadores matemáticos com essas coisas.

Hás-de pesquisar o produto não usual e operações não usuais da álgebra, para veres como é que a soma de "a" e "b" é igual a a^b.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por x0112358 em 23rd Março 2013, 01:40

Precisamente o que conclui desta pequena "descoberta" é que conseguimos moldar as operações aritméticas, tudo esta na base de como verificamos que as coisas "funcionam" em termos quantitativos, mas se funcionassem de forma diferente, a matemática seria "diferente"... e acho que surpreendido não é a palavra, acho que fascinado é mais adequado.
x0112358
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Xevious em 3rd Abril 2013, 07:13

x0112358 escreveu:Ponderei depois um Universo onde sempre que algo fosse "dado" (de um individuo x para um individuo y) esse algo seria duplicado
Pra mim não tem lógica um universo destes..

mas quando li seu tópico, fiquei procurando alguma possível solução para um dilema

Eu cheguei a uma conclusão de uma teoria de um outro universo
(segunda vez que falo nesta teoria, aqui, hoje!)
Ela ta aqui => http://fisica2100.forumeiros.com/t1167-energia-na-forma-de-ondas-explica-fenomenos-quanticos

Bem.. este universo .. algo me leva a crer que ele é diferente..

E no caso existe uma diferença mesmo, quer dizer, nesta teoria cheguei a conclusão de pelo menos dois universos
um deles até que poderia ser parecido com o nosso

mas o outro não, pq um deles seria um universo que englobaria dois outros universos
e um deles seria este nosso..

Bem.. existe uma grande dificuldade em saber como é algo que .. não temos como saber ..
mas a matemática pode ajudar..

quer dizer poderemos conjecturar hipóteses matemáticas
até uma "servir"..

e poderiamos continuar a chegar a novas conclusões apartir deste "progresso"

mas como disse não me parece lógico uma alternativa "diferencial" matemática como a sua hipótese

e como ficaria, uma hipótese de "ao se somar, se absorve", ou seja "1+1=1"

Xevious
Físico Amador
Físico Amador

Mensagem por x0112358 em 7th Abril 2013, 22:19

O exemplo de "1+1=1" não é suficiente, porque poderá implicar que apenas "uma quantidade" é absorvida em cada troca ("A+B = (A+B)-1"), ou então que toda a quantidade é absorvida que é adicionada ("A+B = B")... terá que ser mais específico com a absorção... e o universo a que me refiro não digo que exista... É um universo fictício que vive apenas num espaço abstracto da mente humana...
x0112358
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Xevious em 24th Abril 2013, 01:26

Compreendo x0112358

Mas gostaria de aproveitar tua vontade de fazer conjecturas matemáticas com uma real necessidade.

A de compreendermos "um outro universo"

Que teria propriedades dimencionais diferentes das nossas.

É uma taréfa difícil, porque não temos como obter nenhuma informação a respeito.

Mas se nossas conjecturas forem bem feitas, poderemos comparar com as pequenas evidências de que este outro universo exista.
Que são por enquanto, os fenômenos Quanticos.

Xevious
Físico Amador
Físico Amador

Mensagem por x0112358 em 22nd Maio 2013, 22:02

Xevious escreveu: Mas se nossas conjecturas forem bem feitas, poderemos comparar com as pequenas evidências de que este outro universo exista.
Que são por enquanto, os fenômenos Quanticos.

Presumo que se tudo for analisado detalhadamente, poderá ser possível inferir um "código" que defina um Universo que funcione tal como sugeri na conjectura, agora se realmente existem Multiversos e são criados (cada Universo) segundo infinitas possibilidades, então sim, também é possível um Universo em que por alguma razão a matéria se "multiplique" sempre que é accionado o "algoritmo" de troca... Muitas outras conjecturas podem ser feitas, mas o mais engraçado no "Universo que propus" é quando pensamos em geometria, as dimensões espaciais comportar-se-iam de forma totalmente diferente.
x0112358
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Xevious em 19th Junho 2013, 02:12

x escreveu:é quando pensamos em geometria, as dimensões espaciais comportar-se-iam de forma totalmente diferente.
Creio que este tipo de analogia passa a ser fundamental para entendermos as razões do funcionamento da física quântica.

Xevious
Físico Amador
Físico Amador

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 11th Janeiro 2014, 09:57

A álgebra do Big Brother
(George Orwell)

Se "dois mais dois é igual a cinco", "dois" é diferente de dois ou "cinco" é diferente de cinco.

a) Admitindo-se números fracionários

2 + 2 = 5

2 - 2 = 0

2 x 5 = 12

12 / 5 = 2

b) Sem números fracionários

2 + 2 = 5

5 - 2 = 2

5 x 2 = 8

8 / 5 = 2
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional