Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Feira de medicina quântica tem desde 'essência de golfinhos' até água 'carinhosa'

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Feira de medicina quântica tem desde 'essência de golfinhos' até água 'carinhosa'

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 24th Setembro 2013, 22:58

JULIANA VINES
Folha de São Paulo


De um lado, um homem fantasiado de golfinho vende florais com "essências vibracionais" de "golfinhos sutis". Do outro, um estande expõe um filtro de barro que, por R$ 1.500, promete transformar cristais de água em "obras de arte" graças à inscrição "amor e gratidão".

As ofertas foram apresentadas na 4ª Expoquantum, feira de terapias e produtos da chamada medicina quântica, corrente que transpõe conceitos da física para tratamentos alternativos.

A feira aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Reuniu 5.000 pessoas e 119 expositores.

A advogada Maria Lucia Teixeira de Araújo, 60, foi "de curiosa". Chegou cética e saiu com uma pulseira holográfica que diz aumentar o equilíbrio --parecida com a pulseira Power Balance, cuja publicidade foi proibida pela Anvisa em 2010.

"Não acreditava", diz. Depois da demonstração feita pelo expositor, não resistiu.

O vendedor pediu que ela cruzasse as pernas, em pé, e tentou desequilibrá-la, primeiro sem e depois com a pulseira. Com as mãos vazias, ela quase caiu. Quando segurou a pulseira de silicone, o homem se pendurou no seu braço e ela não se desequilibrou.

"Ando com mais firmeza. Não tiro a pulseira nem para dormir", disse ela, uma semana depois.

"Nenhum desses produtos tem relação com conceitos da física quântica", diz Daniel Bezerra, físico e autor do livro "Pura Picaretagem" (Leya, 176 págs., R$ 29,90), escrito com o jornalista Carlos Orsi.

Surgida no século 20, a física quântica trata do mundo microscópico. Ao observar a atividade de partículas subatômicas, como elétrons, cientistas descobriram que elas se comportavam de forma diferente da realidade macroscópica.

"O mundo microscópico se descreve com probabilidades, há elétrons que podem atravessar paredes. Mas isso tudo no mundo microscópico", diz Marcelo Knobel, físico e professor da Unicamp.

Para Orsi, os princípios que contrariam o senso comum fazem com que a física quântica seja usada para justificar terapias alternativas. "O raciocínio é: se a física quântica não faz sentido e é ciência, por que tal produto não pode ser também?", diz.

Mais detalhes em:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/09/1346432-feira-de-medicina-quantica-tem-desde-essencia-de-golfinhos-ate-agua-carinhosa.shtml#articleComments
avatar
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1639
Idade : 63
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum