Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Tempo é Uno

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty O Tempo é Uno

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 15th janeiro 2014, 15:57

Como os senhores sabem realizou-se uma experiência no LHC, mais propriamente do detector ALICE e no detector lhcb que prova em definitivo que não existe existência fora do presente, ou seja, não existem viagens no tempo.

Se o argumento é o relógio dos satélites, o mal não está no Tempo mas sim nos relógios desses mesmo satélites. Ingleses, Portugueses e todos os marinheiros à muito que sabem que este problema em mar alto só ficou resolvido depois da invenção do relógio de bolso, pois os erros na medição do tempo já eram toleráveis. Logo :

O passado não existe, já deixou de existir. O futuro não existe, vai existir. A existência só se dá no PRESENTE.

Na teoria geral da relatividade (1) é que entra com o tempo e cria-se a entidade Espaço-Tempo. Até aqui tudo bem. Agora vêm as simulações de Einstein. A mais fácil de entender é o relógio solar andar no comboio, em que constata-se que - " Se  a velocidade da luz não pode ser ultrapassada, é claro que, é o tempo que tem que esticar ou que encolher. "

Errado Sr. Einstein. Escolheu mal. O tempo não estica. A velocidade da luz é que é um mito. Para já não é constante (Hoje posso parar a luz em nuvens de néon super arrefecido). Nós mesmo já ultrapassamos a velocidade da luz relativa nos aceleradores de partículas em Chicago. As partículas quando chocam já vão com velocidades somadas superiores à velocidade da luz.

Alguém está interessado em saber quantas voltas o electrão do átomo X dá à volta do seu núcleo ? E quantas revoluções?

Agora ponham-se fora da galáxia. Alguém está interessado em saber quantas voltas o planeta terra dá à volta do sol?

Tal e qual, é uma questão de dimensão. O muito pequeno e o muito pouco tempo são a chave do entendimento do Universo.

Mais ainda informo que já tenho a simulação que confirma que o limite da velocidade da luz é um mito, alias como foi com a velocidade do som. Basicamente com a colisão de três chuncks de matéria negra estrategicamente colocados observam-se partículas a viajar a 1.09 até 1.12 da velocidade da luz.

(1) - A teoria da relatividade já vem de Galileu.

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 15th janeiro 2014, 22:08

Errado Sr. Einstein. Escolheu mal. O tempo não estica. A velocidade da luz é que é um mito. Para já não é constante (Hoje posso parar a luz em nuvens de néon super arrefecido). Nós mesmo já ultrapassamos a velocidade da luz relativa nos aceleradores de partículas em Chicago. As partículas quando chocam já vão com velocidades somadas superiores à velocidade da luz.

Luís,
Você me deixou curioso. Acompanhei todo o rebuliço dos neutrinos mais velozes que a luz, lá no LHC.
Foi apenas um rebate falso, mas forçou a demissão do diretor do projeto.
Seria possível citar alguma bibliografia sobre o acelerador de Chicago? Seria o Minos?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 21st janeiro 2014, 01:17

Eu peço desculpa, mas aqui é o tempo. Percebeu aquilo que eu quero dizer? Só existe existência no presente?

Em relação à velocidade da luz só lhe digo isto:- CHUNCKS de matéria negra (preferia das galáxias). Agora simule o choque de duas, assim como vai ser com Andrómeda. Ainda não tenha medo...

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 21st janeiro 2014, 20:50

Se o tempo existe somente no presente, essa condição existencial tende a zero.
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 22nd janeiro 2014, 08:56

Porquê se é repetitiva???

Neste Universo só existe Espaço e Energia.

O tempo é já decorrente da existência destes.

Ele só existe para falarmos dos presentes passados e dos presentes futuros.

Repare que não precisamos do tempo para falarmos do presente!

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Edilson Maia 23rd janeiro 2014, 16:14

O tempo sem dúvida é uma simples medição humana descartada pela natureza, acho que foi isso Einstein quis dizer com a teoria da relatividade, ele deu menos importância ao tempo destacando que o mesmo é relativo por tanto não é um constante. Daí a ideia de não ser importante. E também percebo que a velocidade da luz nunca foi dita na teoria especial da relatividade que era intransponível, ela foi tratada assim pelos que a leram. Não acho que ela seja o limite de velocidade, mas sim uma imposição, ela é um marco, não uma constante. Para podermos aplicar as regras de tempo que conhecemos e podemos perceber por nossos olhos que captam a reflexão dessa luz é preciso calcular como se a velocidade da luz seja o limite, tudo que for superior a ela torna-se impossível de ser "visualizado naturalmente" por nós, foi isso que Einstein afirmou sobre a luz.

Edilson Maia
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 43

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 23rd janeiro 2014, 20:01

Exactamente e quando lhe dizem, erradamente, que a velocidade da luz é limite, aquele crânio tratou logo na uma experiência das dele.
Acho que a do relógio solar no comboio é decisiva. Se a velocidade da luz é limite é o tempo que tem que ceder.

ERRADO É a velocidade da luz que não é limite. Eu adiciono a velocidade do comboio à velocidade da luz.

O facto é que temos de dizer isto à humanidade.

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Edilson Maia 24th janeiro 2014, 01:23

Luís António Lopes Rodrig escreveu:Eu adiciono a velocidade do comboio à velocidade da luz.

O facto é que temos de dizer isto à humanidade.

O problema é que temos uma matemática e um conceito de tempo enraizado em nossa cultura e ensino, e através desses dois só é possível chegar ao ponto onde a velocidade da luz é a constante. Só depois que provarem isso é que tentarão explicar matematicamente, raros são os como Einstein que vão contra a corrente e tentam provar algo que ainda não existe. Eu acho todos os pontos de vista importântes, apesar de muitas vezes não concordar com alguns pois é através da discusão do assunto que vamos abordar o problema de vários ângulos. Vejamos um exemplo do que quero dizer em termos reais, poucos conhecem a origem da palavra matemática e seus significado.

A origem é MATEMA, do grego mathema, significa explicar, conhecer, entender. TICA, também do grego, vem de techne, que significa técnica ou arte.
Como historicamente os dois principais objetos de estudo da matemática são os números e as formas geométricas, podemos dizer que:
Matemática é a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender os números e as formas geométricas. Lega isso circula na Internet... Pois está errado!

A verdade é: MATEMA , do grego mathema, significa explicar, conhecer, entender. TICA, também do grego, vem de techne, que significa "As formas da natureza".

Ou seja a geometria da natureza, bem foram os próprios gregos que descobriram que a natureza era composta de figuras geométricas e a partir disso criou-se muita teoria matemática, toda embasada na natureza, tivemos muitos acréscimos dos Árabes e Indianos, mas foram mais relativos a parte contábil e de estrutura de construção, pois bem, no fim a matemática que conhecemos foi toda embasada em coisas da natureza, e agora estamos chegando a uma área da natureza chamada quântica que está abaixo da ultima porção que ainda é considerada um elemento completo natural que é o Átomo, como utilizar essa matemática natural, para algo abaixo do natural? Minha resposta, impossível. Ainda existem muitas imposições, para isso. Minha esperança é que logo se crie um computador quântico capaz de fazer milhões de cálculos, isso certamente provará que é muito fácil saber onde um elétron está em um determinado momento quando consegue-se ter cérebro suficiente para se calcular todas as anuências.

Edilson Maia
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 43

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 24th janeiro 2014, 21:31

Eu muito sinceramente estou inteiramente de acordo consigo.
Mas diga-me ainda não foi explicar o porquê da velocidade da luz ser limite neste Universo.
O Porquê de uns fotões ( que peso nem vê-lo), que não são mais do que cometas do campo eléctrico, são os campeões da velocidade?
Mais se os estiver a empurrar não ganham mais velocidade?
O porquê da luz de Andrómeda ser Azul?
A Luz do resto do Universo ser Vermelho.?

Quem é o responsável pela afirmação que neste universo nada anda mais depressa que uns fotões?
Quero um debate Internacional com o melhor que a humanidade tiver para defender esta afirmação.

Qualquer homem, seja cientista, poeta, médico venha quem vier.

O meu Email é : lsdrodrigues@gmail.com

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Edilson Maia 25th janeiro 2014, 10:25

Luís António Lopes Rodrig escreveu:Eu muito sinceramente estou inteiramente de acordo consigo.
Mas diga-me ainda não foi explicar o porquê da velocidade da luz ser limite neste Universo.

Não acho que seja o limite, apenas um marco zero, como em uma reta numérica, composta de números positivos e negativos, nós estariamos no lado negativo, por isso nosso tempo anda para frente sempre buscando o positivo, muitos não sabem mas o sentido real da corrente elétrica é do negativo para o positivo, por que em nosso universo e com nossa matemática o lado da corrente elétrica real seria ao contrário de tudo que estudamos? Eu acredito que somos o lado negativo da matéria, achando que é o positivo. E a velocidade da luz é o número zero dessa reta numérica, de acordo com a relatividade na velocidade da luz o tempo para, e acima dela volta, não acho que o tempo voltaria realmente, acho que estaríamos voltando na linha positiva do tempo, por exemplo se eu ultrapassar o zero e continuar, pegarei o tempo do outro lado e começarei a andar do seu final para seu inicio. Ambos andam em direção ao zero que seria o verdadeiro estado presente do tempo ou seja o tempo em seu estado real e inalterável = puro, parado em zero.

Edilson Maia
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 43

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por casasanta 12th fevereiro 2014, 09:29

Luís António Lopes Rodrig escreveu:Eu muito sinceramente estou inteiramente de acordo consigo.
Mas diga-me ainda não foi explicar o porquê da velocidade da luz ser limite neste Universo.
O Porquê de uns fotões ( que peso nem vê-lo), que não são mais do que cometas do campo eléctrico, são os campeões da velocidade?
Mais se os estiver a empurrar não ganham mais velocidade?
O porquê da luz de Andrómeda ser Azul?
A Luz do resto do Universo ser Vermelho.?

Quem é o responsável pela afirmação que neste universo nada anda mais depressa que uns fotões?
Quero um debate Internacional com o melhor que a humanidade tiver para defender esta afirmação.

Qualquer homem, seja cientista, poeta, médico venha quem vier.

O meu Email é : lsdrodrigues@gmail.com


Eu não sou o "cara" que você espera para tal debate, mas o que pretendo dizer-lhe a respeito do tempo e de outras coisas pode ser de grande ajuda de iluminação. São idéias minhas que se aparentam se revelar a verdadeira definição do funcionamento do universo. É de um conjunto de elementos bem definidos e de fácil entendimento, exceto o tempo, pois este se configura como um elemento absoluto, submisso ou abstrato, dependendo da profundidade de sentido.

Para um maior esclarecimento é imprescindível que se tenha um debate que realmente foca o assunto. Desejo aprimorar as noções que tenho com essas idéias (que às vezes trato-as como uma Teoria). Creio que uma boa discussão é ótimo para isso.

Você expôs seu e-mail para um debate privado, mas, talvez seja melhor que ele deva ser realizado abertamente por aqui. O que pretende?
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 9th março 2014, 08:39

O mais aberto possível. O que eu tb pretendo é uma nova Física.

O homem foi feito para entender o Universo.

Mas deixe-me já lhe dizer duas coisas.

O tempo está acima de qualquer coisa.
É o Verbo.
Sem tempo este Universo nem sequer existe, O.K.?

Agora repare que desde que sabemos que não existe duplicação de energia ( Ver conclusões do Atlas e Experiência da Dupla Fenda no Vacuum )  a questão da existência fora do Presente foi definitivamente resolvida, isto é, o Sr. Einstein estava errado e todos físicos quânticos que previam viagens no tempo. Não existem viagens nem para o passado nem para o futuro porque

Só existe energia no Universo para este instante.

O que podemos discutir é este presente que " já passou ... "

Que tende para zero, é verdade, mas é repetitivo, logo continuo.

O Tempo serve para Estudarmos Presentes Passados, ou Planear possíveis Presentes Futuros.

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por casasanta 10th março 2014, 20:53

Luís. A questão aqui é determinar uma definição para o "Tempo" que seja concordante a todas as perspectivas de visões que se possa ter com um embasamento lógico.

Eu vejo que o "Tempo" que observamos, para assim pesquisá-lo, se faz existir em nossos sentidos de percepção através do passo-a-passo da mecânica atômica das interações químicas. E essa mecânica é originada pela atividade da estrutura do universo. Estrutura esta que diz respeito ao "quê" há nos fundamentos físicos do universo (do quê ele é formado, como são essas coisas e como isso funciona).

Mas, além desse Tempo que sentimos, há o verdadeiro Tempo. O que não impõe coisa alguma e nem impera como o "dono dos acontecimentos".

É fácil entender a distinção entre esses dois "Tempos" (o sensorial e o verdadeiro, ou absoluto).

Digamos que há um espaço absoluto (estático e sem entranhas próprias) totalmente preenchido em sua forma absoluta, isto é; sem haver qualquer ponto infinitamente pequeno sem estar preenchido, sendo que, o que preenche este espaço absoluto, tem que ser obrigatoriamente uma massa única, contínua, sem partes e indivisível (massa absoluta (não constituída por partículas)).

Uma massa assim não se apresenta estática, mas tem densidade absoluta. É flexível e se move sempre na "tendência de se encolher". Sendo assim, nela ocorrem colapsos em quantidades suficientes para que o ambiente não mais seja propício à suas ocorrências. Cada colapso, dos quais são idênticos nos comportamentos de respostas ao ambiente, é uma partícula elementar. Tijolo que, juntamente com os demais, e com o Campo (que é o que há em "tudo" entre elas) constrói toda a matéria do universo.

O Campo, assim, é definido pela massa absoluta destorcida pelos efeitos de todos os colapsos. Os colapsos, com seus comportamentos de resposta ao ambiente, realizam deslocamentos através da massa absoluta de forma propagativa, sempre na direção que se tem contato ao ambiente mais estirado na direção radial. Com esse comportamento eles se interagem entre si, construindo, naturalmente, os prótons, que por sua vez, tanto têm a característica de atrair outros prótons, como também a de expulsá-los de forma violenta. Assim é construído todo o sistema atômico que conhecemos e que funciona num ritmo que depende do ambiente e das condições em que eles se encontram.

A atividade "daquilo" que o universo é constituído é mecânica. E, sendo mecânica, o Tempo flui, mas, de certa forma, por obrigação, igualmente é com o movimento. O Tempo verdadeiro (absoluto) não tem nenhum apoio cíclico absoluto para ser determinado como constante, mas há como imperador do tempo e do movimento, a propriedade da massa absoluta, que impõe, acima de tudo, sua naturalidade de movimento que é fundamentado pela interação das forças que agem na massa absoluta, (a que está na turbulência do Campo e a que mantém os colapsos). Assim, da mesma forma que o movimento se faz por obrigação, como se assim fosse criado “à força”, o Tempo se flui como que sido também criado pelo princípio de funcionamento natural da massa absoluta.

O Tempo absoluto e o movimento têm a mesma origem.

O Tempo e o espaço sensoriais têm uma mesma geometria.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 11th março 2014, 09:34

Realmente este tema é simplesmente fascinante, não é?
Oiça para mim que sou informático só me interessava o Presente pois é nele que toda esta energia existe, e é nela que realizo as minhas simulações do Universo.
Desde que a experiência realizada no LHC, no observatório Adelaide, me garantiu que não existe existência fora do presente, fiquei descansado. O presente é que é repetitivo ou seja continumm.
Mas Atenção. Sem Tempo não Há Existência. Vem antes do Verbo.

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por casasanta 11th março 2014, 15:12

Luís. Eu presumo que você não entendeu bem o que eu disse.

Você não aceita que o "Tempo" se estica, ou é esticado (como queira), mas parece não ter percebido que eu defendo totalmente a "Dilatação do Tempo". Aliás, e conseqüentemente, também defendo a "Contração do Comprimento".

Defendo, também, que a velocidade da luz é o limite. Mas o modo como esse limite é determinado deve ser muito bem entendido. Não é um limite na forma simples como você está abordando, pois você considera o movimento como sendo o de massa no vazio do espaço. Mas não vejo assim. E, através do modo como vejo as coisas, posso lhe explicar de modo a te convencer de que a "Dilatação do Tempo" é um fato.
casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por casasanta 15th março 2014, 15:35

É muito chato quando expomos nossas idéias a fim de demonstrar que temos capacidades de elaborar conceitos profundos e complicados, (e às vezes até forçamos uma "complicação" nas explicações daquilo que está sendo abordado para impressionar os demais com uma suposta capacidade de ser atingida uma profundidade não atingida pelos demais), e chega alguém tentando estragar tudo com perguntas diretas que forçam esclarecimentos das contradições que destroem nossas idéias.

Ficamos realmente chateados porque não encontramos saída para defender e manter nossas idéias intactas e do jeito que a gente quer. Afinal, foi difícil construí-las, e será muito mais difícil modificá-las para elas escaparem das críticas cruéis que as desmascaram.

Mas, isso é ciência. Sem isso o conhecimento vira um caos mil milhares de vezes maiores do que é hoje.

Mas, por mais que saibamos disso, queremos vivenciar a glória de sermos reconhecidos. Tentamos isso a todo custo. Um elogio é tão bom! Até fugimos das verdades para não sermos desiludidos. Pecamos assim para estarmos sempre em busca de uma alta para nossa auto-estima. Não estamos errados em buscar erguer nossa auto-estima. Precisamos tomar cuidado com os exageros, pois temos que gostar de nós mesmos. Gostar do que fazemos e da forma que fazemos. Pois assim conseguiremos uma real melhoria.

Luis. Gosto de ler e entender as idéias dos outros. Quem sabe, fazendo isso, encontro uma melhoria para as minhas idéias. Apesar de eu ter as minhas próprias idéias já muito bem formalizadas.

Definir o "Tempo" é difícil. As noções que temos acerca disso são insatisfatórias. Sendo assim, haverá grandes divergências entre as idéias, estrangulando o debate e tornando tudo uma guerra de conhecimento onde cada um defende o que diz, mesmo sabendo que o que o outro diz é mais coerente. E tudo pela auto-estima.

Seu trabalho é muito bom. Merece ser lido e entendido, pois é algo novo e tem sua própria lógica. Lembre-se de que cada um aqui tem idéias que esperam ser lidas, entendidas, consideradas e comentadas. Você gostaria de saber o que eu defendo sobre como o nosso tempo se estica e como nosso comprimento se contrai quando estamos em movimento?

Prometo a você que esse fenômeno não é algo cheio de mistérios e de magias como é amplamente entendido nas explanações da Teoria da Relatividade. Eu mostro as coisas funcionando e explico passo a passo como o fenômeno acontece de verdade. Não é o sistema "Espaço/Tempo", mas o "Espaço/Tempo" será mais bem entendido.

casasanta
casasanta
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 395
Idade : 59
Localização : Bauru, SP

https://sites.google.com/site/wagnerfisica/

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Márcio 20th fevereiro 2015, 13:44

Pessoal queria que me mandassem Referenciais de bons Livros sobre Relatividade. Agradeço.

Márcio
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 12
Idade : 29
Localização : Tefé-AM

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Márcio 20th fevereiro 2015, 13:56

Muito interessante pessoal essa conversa sobre tempo e tudo mais. Porém, se pudéssemos voltar ao passado, em que dimensão seriamos colocados? Porque se realmente isso vier a acontecer, não seriamos colocados no mesmo "mundo" que os nossos "eu" estivessem, pois se mudou o tempo, porque não mudaria o espaço também. Isso é o que eu penso.

Márcio
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 12
Idade : 29
Localização : Tefé-AM

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 20th fevereiro 2015, 19:42

Márcio,
O grande problema é que a matemática aceita quase tudo.
Ao analisar problemas físicos absurdos, entre a matemática e a filosofia, fico com a segunda alternativa.
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Márcio 20th fevereiro 2015, 20:10

Obrigado pela compreensão.

Márcio
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 12
Idade : 29
Localização : Tefé-AM

Ir para o topo Ir para baixo

O Tempo é Uno Empty Re: O Tempo é Uno

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos