Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Velocidade da luz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Velocidade da luz

Mensagem por Dionísio em 17th Março 2014, 04:09

Quando uma onda é emitida ela aparta-se da fonte geradora e tem existência real e independente da continuidade da existência da fonte. O único DNA herdado da fonte é a sua frequência.

Vale tanto para ondas mecânicas quanto para as eletromagnéticas.

A interação da onda com o meio no qual se propaga determina sua velocidade. A velocidade é característica imposta pelo meio. Assim é que uma determinada frequência que se propaga num dado meio tem tipicamente um único comprimento de onda no meio, tal que



O som, onda mecânica, tem tipicamente uma velocidade estabelecida no ar, na água, e similarmente em qualquer meio que possa se propagar.

A luz, como onda eletromagnética, tem igualmente velocidades típicas para qualquer meio em que se propague. Diferentemente das ondas mecânicas, as eletromagnéticas não necessitam de meio material para a sua propagação.

Os meios em que as ondas eletromagnéticas se podem propagar chamam-se transparentes, ou translúcidos sendo opacos os meios em que não se propagam. Entre os meios nos quais se propaga, verifica-se que a luz tem menor velocidade nos meios mais densos e velocidades maiores nos meios menos densos.

O vácuo certamente não é o vazio absoluto imaginado pelos antigos. Tem densidade de energia e nele ocorrem flutuações quânticas que produzem e aniquilam partículas virtuais as quais produzem uma pressão de vácuo, o que foi observado com a comprovação do efeito Casimir.

Entretanto é uma vazio de matéria (0,1 átomo por m³).

O vácuo é o meio menos denso (de matéria) conhecido e é onde a luz apresenta a maior velocidade medida. O senso comum (isto não é muito seguro, afinal) sugere que a luz poderia propagar-se mais veloz do que os ~3,0.108m/s apenas se existir meio menos denso que o vácuo.

Dionísio
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 71

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Velocidade da luz

Mensagem por Gauss em 28th Março 2014, 02:14

A questão é que c foi calculado para um espaço vazio. A luz propaga-se mais lentamente noutros meios porque colide contra outras partículas.

A velocidade da luz na água por exemplo é também C entre as moléculas de água (vazio). A velocidade que está a medir é na verdade uma velocidade média após colisões, sendo que aquilo que muda é a direcção do fotão, não a sua velocidade em norma.

Na verdade é impossível diminuir a velocidade da luz em norma no vácuo. Com grande sorte nossa, quase toda a matéria composta de átomos é na verdade espaço vazio com umas pequenas partículas lá. Ou seja a medição pode ser feita tanto no ar como no vazio desde que seja tida em conta as colisões.

Mede muitas vezes, pelo menos mais de 30 para poder aplicar a teoria de erros, na qual (ao longo dos anos de investigação) vai produzir o valor C com uma margem de erro mínima.

De qualquer forma ainda pode também medir indirectamente através da equação E=myc^2 (y = gamma).

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 281
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Velocidade da luz

Mensagem por Márcio em 21st Novembro 2014, 22:09

Pessoal queria saber mais sobre o vácuo. Será que realmente existe um vácuo nato, pois sabemos que no espaço há diversas interações, como por exemplo explosões de corpos celeste, cujas suas estruturas atômicas ficam espalhadas por este vácuo, mas tal estrutura não causaria algo a velocidade da luz ?

Márcio
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 12
Idade : 22
Localização : Tefé-AM

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Velocidade da luz

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 23rd Novembro 2014, 08:56

Márcio escreveu:Pessoal queria saber mais sobre o vácuo. Será que realmente existe um vácuo nato, pois sabemos que no espaço há diversas interações, como por exemplo explosões de corpos celeste, cujas suas estruturas atômicas ficam espalhadas por este vácuo, mas tal estrutura não causaria algo a velocidade da luz ?

Oi, Márcio

O assunto "ainda está em discussão".

Sugiro alguns enlaces, abaixo:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=confirmado--a-materia-e-resultado-de-flutuacoes-do-vacuo-quantico&id=010130081125#.VHGfkMJdVb0

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=vacuo-nao-existe-velocidade-luz-variar&id=010130130409#.VHGf7MJdVb0

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=luz-gerada-partir-nada#.VHGgGMJdVb0

E, particularmente, este que se encontra nos arquivos do fórum "Física2100":

http://fisica2100.forumeiros.com/t1052-entrevista-com-o-dr-milo-wolff.
avatar
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1658
Idade : 63
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Velocidade da luz

Mensagem por Márcio em 29th Novembro 2014, 18:58

Ok. Valeu!

Márcio
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 12
Idade : 22
Localização : Tefé-AM

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum