Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Iniciada a construção do laser mais potente do mundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Iniciada a construção do laser mais potente do mundo

Mensagem por Carlos Costa em 8th Março 2008, 17:24

Investigadores do Instituto Superior Técnico (IST) vão participar na fase preparatória da construção do laser mais potente do mundo, um projecto europeu que deverá estar operacional em 2013, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

Esse laser ultra-potente, chamado ELI (de Infra-estrutura de Luz Extrema, no acrónimo em inglês, e que significa Deus em hebraico), será "aberto para utilização por investigadores europeus e internacionais", afirmou Marta Fajardo, coordenadora de um dos programas da fase preparatória do projecto, que decorre até 2011.

Directamente envolvido nesta fase está o novo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), que combina os antigos Centro de Fusão Nuclear e Centro de Física de Plasmas do IST. O ELI, de custo estimado em 400 milhões de euros, servirá para estudos de interacção com matéria a intensidades luminosas extremamente elevadas.

Concretamente, poderá fornecer a cientistas, engenheiros e médicos impulsos laser ultra-breves com 100.000 vezes a potência produzida por todas as instalações que fornecem electricidade à Terra, de acordo com os promotores do projecto. Os parâmetros do laser permitirão a investigação do comportamento da matéria em escalas de tempo ínfimas, bem como sob a influência de campos electromagnéticos de magnitudes colossais.

Segundo Marta Fajardo, a concepção do ELI visa "fornecer uma infra-estrutura que permita focar o laser em toda a sua potência, a intensidades ultra-relativistas, ou então dividi-lo em vários braços laser", explicou a investigadora. "Cada um desses braços constituirá uma infra-estrutura em si, seja uma fonte de partículas energéticas, de radiação sincrotrão, de radiação attosegundo (um milionésmo de um bilionésimo do segundo) ou mesmo de laser de raios-gama", acrescentou.

Mais de 50 laboratórios envolvidos

Trata-se de "uma das mais valias do projecto", sublinhou, já que essas fontes poderão ser combinadas entre si para determinadas experiências, quando actualmente apenas existem em laboratórios separados. Na totalidade, este trabalho preparatório é assegurado por 300 investigadores de mais de 50 laboratórios de 13 países da União Europeia, sob coordenação do Laboratório de Óptica Aplicada.

A Comissão Europeia destinou seis milhões de euros a esta fase, que serão geridos pelo Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) francês, pertencendo a coordenação científica ao Laboratório de Óptica Aplicada (LOA) de França. Representantes do IPFN e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia participaram recentemente na sessão de lançamento do projecto, em Paris.

Segundo os cientistas, a luz extrema dará lugar a uma física totalmente nova e terá inúmeras aplicações nos domínios da saúde - nomeadamente em biologia, ciência dos materiais, radiografia X ou radioterapia X. Abrirá também um novo ramo da óptica, a óptica ultra-relativista, com ramificações na física das partículas, física nuclear, astrofísica e cosmologia.

Os investigadores do Grupo de Lasers e Plasmas do IPFN têm um papel particularmente relevante nesta fase de preparação, sendo coordenadores de dois dos mais críticos "pacotes de trabalho" do projecto, num total de 12. Nelson Lopes coordenará um grupo que irá definir as fontes de radiação (laser, raios-X e raios-Gama) e as partículas anexas (protões, iões) que serão oferecidas aos utilizadores em 2012, um trabalho que condicionará as escolhas de construção da infra-estrutura final.

Coordenação do programa de redes internacionais e comunicação

Quanto a Marta Fajardo, coordenará o programa de redes internacionais e comunicação. Como explicou, terá a seu cargo "a agregação da comunidade de potenciais utilizadores do novo laser, que deverão ir desde os tradicionais peritos em plasmas e fotónica, até às comunidades de nanotecnologias, biologia estrutural, astrofísica e física das partículas".

A participação do IST no projecto envolve a formação avançada de jovens investigadores e permitirá o acesso privilegiado à sua utilização no futuro. Os investigadores do IST são pioneiros em Portugal em matéria de lasers de alta intensidade e interacção laser-plasma, tendo desenvolvido o sistema laser mais potente a funcionar no país. A sua participação neste projecto envolve a formação avançada de jovens investigadores e permitirá acesso privilegiado à sua utilização no futuro.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Iniciada a construção do laser mais potente do mundo

Mensagem por tig em 26th Março 2008, 13:42

Qualquer dia temos espadas laser como no Star Wars... Razz
avatar
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 32

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum