Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório Empty A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 8th novembro 2014, 12:18

A Física assim como a gramática é q vão ser os pilares do Ensino.

A Física é o Sumo. É aquilo q nos põe o sorriso na cara de prever e acertar! Saber!

A gramática está para o Português assim como a Física está para a matemática.

Eu prefiro um Bom Físico ( já agora Uma) a 100 Bons Matemáticos.

Os matemáticos entraram em parafuso!!! Eles provam TUDO! Uma partícula em dois sítios ao mesmo Tempo? Pimba, já está. Andar para tràs no Tempo?  É só mudar aqui uns Postulados e ... o q é q é preciso?

Não, já chega estou farto! Prova Física ou NADA!

Graças a Deus que vai uma grande distância entre a Prova matemática e a Física!

Já se viu que hoje em dia os miúdos chegam à Universidade muito mal preparados. Sem bons hábitos. Ler? Escrever?  nem pensar!

O q eles gostam mesmo é ... Novelas, Jogos, e muito pouco mais!!!!

O q é preciso é q eles saibaim Escrever Bem, e sejam Bons "Engenheiros".

P.S.-OS FÍSICOS É Q VÃO SER OS MILIONÁRIOS DO FUTURO!!!!!

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório Empty Re: A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório

Mensagem por Gauss 7th dezembro 2014, 16:01

Não consigo discordar mais. Vou dar um exemplo:

À coisa de 2 meses foi-nos dado na faculdade um desafio. Nesse desafio entraram físicos, engenheiros físicos (aos quais eu pertenço) e engenheiros biomédicos. O desafio era escrever até 30 páginas sobre um tema que tivesse relacionado com mecânica de fluidos.

Apenas um trabalho foi apresentado sobre o tema turbulência, o meu. Turbulência é o único fenómeno de mecânica de fluidos cuja total compreensão ilude físicos ainda hoje em dia.

Arranjar colegas que o quisessem fazer comigo visto ser de total teor teórico e matemático. Falhei em parte nesse aspecto porque 2 meses depois de facto entregámos o trabalho e uma das minhas colegas nem compreendeu o que significava.

Os outros trabalhos foram em aplicações biomédicas, jogos com bolas, motores de navios, etc.

Ao me questionar sobre porque é que eu fui exactamente a única pessoa que escolheu o tema matemático, voltei atrás em todas as cadeiras de física e matemática e encontrei alguém a dizer "a física não devia ser descrita com tanta matemática".

E se não houvesse a matemática? O que seria dos primeiros já existentes computadores quânticos? Em que é que a maioria das pessoas está a escrever agora? Num computador? Cujo componente principal são transístores, optimicados e explicados por física estatística altamente matemática?
O que seria dos satélites e o seu pequeno atraso temporal graças a correcções permitidas pela relatividade?

Revejo esta luta engenheiros vs físicos vs matemáticos todos os dias, esta animosidade. Eu estudo Engenheria Física, sei electrónica, materiais, física e matemática. Ao mesmo tempo estudo por mim mesmo matemática pura. Eu gosto de todos estes campos e acho que estou em boa posição para falar sobre eles.

Os matemáticos desistiram de tentar interpretar, porque interpretar é de facto uma arte difícil, os físicos dizem 99% deles "vamos deixar as abstracções para os matemáticos" quando todos os dias estudam coisas que são resultados de topologia, análise complexa, e análise funcional. Os engenheiros acham que toda a teoria é entediante e que não serve para nada.

Tudo é importante, mas uma coisa garanto, sem matemática nenhum destes acima teria emprego. Sem matemática Newton nunca teria passado de F=ma e não haveria nenhum sistema para prever órbitas, nada.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório Empty Re: A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 8th dezembro 2014, 09:19

Gauss,

Acho que a física é a inspiração e a matemática é o poema.

Mas a historinha dos transistores está mau contada.

Durante a II Guerra, cientistas da Bell buscavam uma válvula eletrônica em estado sólido, para substituir a válvula termoiônica por ser volumosa, frágil e consumir muita energia. Os cientistas perseguiam uma idéia concebida por Lilinfield nos anos 1920: o transistor de efeito de campo. Notar que no início do século XX já se usava um semicondutor em minério "bruto" chamado galena, para detectar ondas de rádio...

No meio do caminho das pesquisas, os cientistas da Bell descobriram o "efeito transistor" que deu origem ao transistor de injeção, em 1947.
O transistor de efeito de campo, patente de Lilinfield de 1920, somente foi concretizado no início dos anos 1960.

O mesmo vale para as ondas de rádio. Maxwell previu, Hertz testou. Mas Galvani, seculos antes,  descobriu que uma perna de rã movia-se com um arame e a descarga de um raio nas proximidades.

A ordem das coisas na ciência e tecnologia, tal como o dilema ovo e a galinha, não são muito claras
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4042
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório Empty Re: A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 12th dezembro 2014, 05:16

É evidente q a matemática é q é a Linguagem com a qual a Humanidade cria os alicerces para a ciência. O meu ponto aqui é para salientar q as explicações dadas para certos fenómenos entraram em parafuso! A Teoria das Cordas, agora Teoria das Membranas é tipicamente de Poetas Matemáticos! Se não tem dúvidas os meus Parabéns pois desde a Anti-Matéria, isto é, Anti-Energia até uma partícula poder estar ao mesmo tempo em duas posições, o Electrão andar para trás no tempo, WormHoles, etc, etc, etc, está tudo PROVADO MATEMATICAMENTE!!!
Mais, tudo provado matematicamente e por método cientifico!!!
Não me leve a mal, mas ESTÁ TUDO ERRADO!!!!
A Física é o SUMO! Só quando provado fisicamente é q eu estou perante o Real!


Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 99
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório Empty Re: A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 12th dezembro 2014, 09:05

Luís António Lopes Rodrig escreveu:É evidente q a matemática é q é a Linguagem com a qual a Humanidade cria os alicerces para a ciência. O meu ponto aqui é para salientar q as explicações dadas para certos fenómenos entraram em parafuso! A Teoria das Cordas, agora Teoria das Membranas é tipicamente de Poetas Matemáticos! Se não tem dúvidas os meus Parabéns pois desde a Anti-Matéria, isto é, Anti-Energia até uma partícula poder estar ao mesmo tempo em duas posições, o Electrão andar para trás no tempo,  WormHoles, etc, etc, etc, está tudo PROVADO MATEMATICAMENTE!!!
Mais, tudo provado matematicamente e por método cientifico!!!
Não me leve a mal, mas ESTÁ TUDO ERRADO!!!!
A Física é o SUMO! Só quando provado fisicamente é q eu estou perante o Real!



Sobre os Físicos-Matemáticos
Dr. Wolff:
-Os físicos-matemáticos, são... APESAR DA MAIORIA [de físicos não-matemáticos, se isso é possível]... um bocado decepcionantes... por que ... eles tendem a.... pular o muro além daquilo que a maioria enxerga.
Eles VÃO ALÉM das lições de álgebra e cálculo e... todo o resto dos cientistas se amedrontam com eles.
De modo que eles geram mais especulação que todos os outros cientistas juntos.

Pois é,  Luís!
Há muita gente "a pular o muro"!

Dê uma olhada no que anda acontecendo no Reino da Especulação:

http://www.newscientist.com/special/concepts?cmpid=NLC%7CNSNS%7C2014-1211-GLOBAL&utm_medium=NLC&utm_source=NSNS&

Isso é  um verdadeiro "zoológico de idéias". Os autores de ficção científica perderam seus empregos  Razz !
O rumo de quase tudo isso? Lixo! Vão cair em desgraça, naturalmente!

P.S.: Física é o estudo da natureza, naturalmente!
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4042
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório Empty Re: A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório

Mensagem por Gauss 23rd janeiro 2015, 22:18

Sabem então que um dos melhores físicos do último século, Dirac, descobriu o entanglement com base naquilo que vocês chamam de "teorias dos poetas matemáticos"? Até o Einstein considerou isto um resultado estranho e tentou desprovar o mesmo. Qual foi o resultado? Anos depois este resultado maluco é físico.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório Empty Re: A Física, não a Matemática, é que devia ser de Ensino Obrigatório

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos