Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cientistas provam capacidade de mutação do neutrino e expõem falha no Modelo Padrão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Cientistas provam capacidade de mutação do neutrino e expõem falha no Modelo Padrão Empty Cientistas provam capacidade de mutação do neutrino e expõem falha no Modelo Padrão

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 20th junho 2015, 12:58

Cientistas provam capacidade de mutação do neutrino e expõem falha no Modelo Padrão

Há 47 anos, os físicos já sabem que os neutrinos, partículas subatômicas sem carga elétrica que aparecem em abundância no universo, se dividem em três categorias – de elétron, de tau e de múon. Agora, uma equipe de cientistas do Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN) do CERN comprovou que algumas dessas partículas, integrantes da categoria múon, podem se transformar em neutrinos de tau, fenômeno conhecido como oscilação de neutrinos.

Essa descoberta representa uma brecha no Modelo Padrão da física, que considera impossível a mudança de massa das partículas compostas pelos neutrinos – conhecidas como léptons. Essa oscilação ameaça a estabilidade do Modelo, que explica a interação da matéria no Universo.

O experimento, denominado OPERA, baseou-se no disparo de feixes de neutrinos contra prótons. Dessa maneira, os cientistas criaram uma colisão de partículas aceleradas em lentes magnéticas. Quando os neutrinos de múon atingiram a velocidade de 730 km/h, eles transformar-se em tau, comprovando a mutação da partícula subatômica.

O resultado divulgado pelos cientistas do INFN é uma análise de testes realizados entre 2008 e 2012 no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear). Segundo a nota divulgada pelo CERN, a precisão do resultado da mutação dos neutrinos é absoluta, diferentemente do dado equivocado, divulgado em 2011, que informava que a subpartícula poderia ser mais rápida que a velocidade da luz.

Por fim, a recente descoberta não altera a teoria da relatividade, criada por Einstein, que afirma que as leis da física são absolutas em todos os lugares do Universo.

Fonte: Engadget e Nature

enlace da matéria:
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/06/cientistas-provam-capacidade-de-mutacao-do-neutrino-e-expoem-falha-no-modelo-padrao-da-fisica.shtml
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos