Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Quem levou o Homem à Lua

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem levou o Homem à Lua

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 7th Fevereiro 2016, 13:48

Quem levou o Homem à Lua (se é que algum chegou lá) fui eu...



Johannes Kepler

As postagens que vem a seguir são traduções pequenos trechos do livro

Gravimetria Lunar

As referências e texto original são encontrads no endereço abaixo:

https://books.google.com.br/books?id=h80UNlLUtj4C&pg=PA287&dq=sagitov+gravimetry&hl=pt-BR&sa=X&redir_esc=y#v=onepage&q=sagitov%20gravimetry&f=false

Página 2, último parágrafo:

A constante gravitacional G (da fórmula 1.1.1) é usada em diferentes formas, dependendo da aplicação da lei de gravitação. Uma vez que são empregados sistemas de unidades diferentes na medição de massa, comprimento e tempo, a constante gravitacional pode ter diferentes valores. Cada uma dessas constantes é conhecida por um nome diferente: Constante de Cavendish, Gaussiana, Einstein, geocêntrica, selenocêntrica, heliocêntrica e assim por diante. A tabela 1.1 (página 3) apresenta algumas constantes gravitacionais, seus valores numéricos, dimensões e unidades de medida de massa, comprimento e tempo. Todas as constantes são definidas em termos da lei da gravitação de Newton. Em certos

Página 3

casos concernentes a problemas astronômicos, é conveniente usar como equação básica, a fórmula da terceira lei estabelecida por Johannes Kepler (1571-1630), da qual, em última análise, é também derivada a lei de gravitação de Newton. A terceira lei de Kepler é usada, em particular, para derivar a constante gravitacional selenocêntrica GM(lunar) desde o movimento de um satélite da Lua.

Se esse movimento acontece somente pelo campo gravitacional da Lua, o qual é admitido como esférico e uniforme, então existe uma relação entre o período de revolução T do satélite em torno da Lua, o eixo semi-maior "a" da órbita do satélite e a constante GM(lunar):

GM(lunar) = 4 pi^2 * a^3 / T^2

Essa constante tem ganhado significante importância depois do lançamento de veículos espaciais com destino a Lua.

Essa constante é usada para calcular a trajetória de satelites artificiais lunares (ALS) e naves espaciais enviadas paras outros planetas do sistema solar, no estudo da distribuição da densidade média dentro da Lua, na determinação de sua figura dinâmica, e outras aplicações.


(continua...)

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
avatar
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1658
Idade : 63
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum