Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Energia Cinética para Elétrica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Energia Cinética para Elétrica

Mensagem por kevinws em 26th Fevereiro 2016, 22:08

Olá galera, eu estou projetando um experimento de ciências das energias, eu escolhi a energia elétrica por amar engenharia elétrica, gostaria de poder mostrar outra energia se transformando em energia elétrica. Pensei na energia cinética, se tiverem outras ideias me avisem, mas gostaria de saber mais ou menos como posso trabalhar com essa metamorfose, gostaria de gerar de 9v à 12v (para ligar o Arduíno) pensei em um servo motor. O servo motor tem uma voltagem definida ou vai depender do quanto eu girar? existe outros jeitos melhores de transformar a cinética em elétrica?

kevinws
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 5

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Energia Cinética para Elétrica

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 16th Março 2016, 22:17

Oi, kevinws!

Servomotores (brushless motors) são caros.

Um simples motor de escovas, como aqueles usados em carrinhos de autorama, é capaz de converter energia mecânica em energia elétrica.

O motor de corrente contínua de escovas com estator de ímã permanente tem essa faceta. Quando recebe energia elétrica, transforma-a em energia mecânica, isto é: movimento do rotor.

Quando o eixo de um motor de corrente contínua gira por uma força externa, a energia mecânica é transformada em energia elétrica.

A tensão induzida no motor de corrente contínua, quando recebe energia mecânica pelo eixo é diretamente proporcional a velocidade angular, isto é: se numa certa rotação (rpm) a tensão é "x", ao dobrar essa rotação, a tensão será "2x".

A fim de não destruir o motor, não permita que a tensão de saída seja maior que a tensão de alimentação declarada pelo fabricante.

A forma de como acionar o eixo do motor vai depender de seus recursos materiais. Não se esqueça de quanto maior for a carga (em watts) ligada ao motor-gerador (uma lâmpada, por exemplo) o movimento do eixo do mecanismo ficará mais duro.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
avatar
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1723
Idade : 63
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum