Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia Cinética para Elétrica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Energia Cinética para Elétrica Empty Energia Cinética para Elétrica

Mensagem por kevinws 26th fevereiro 2016, 22:08

Olá galera, eu estou projetando um experimento de ciências das energias, eu escolhi a energia elétrica por amar engenharia elétrica, gostaria de poder mostrar outra energia se transformando em energia elétrica. Pensei na energia cinética, se tiverem outras ideias me avisem, mas gostaria de saber mais ou menos como posso trabalhar com essa metamorfose, gostaria de gerar de 9v à 12v (para ligar o Arduíno) pensei em um servo motor. O servo motor tem uma voltagem definida ou vai depender do quanto eu girar? existe outros jeitos melhores de transformar a cinética em elétrica?

kevinws
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Energia Cinética para Elétrica Empty Re: Energia Cinética para Elétrica

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 16th março 2016, 22:17

Oi, kevinws!

Servomotores (brushless motors) são caros.

Um simples motor de escovas, como aqueles usados em carrinhos de autorama, é capaz de converter energia mecânica em energia elétrica.

O motor de corrente contínua de escovas com estator de ímã permanente tem essa faceta. Quando recebe energia elétrica, transforma-a em energia mecânica, isto é: movimento do rotor.

Quando o eixo de um motor de corrente contínua gira por uma força externa, a energia mecânica é transformada em energia elétrica.

A tensão induzida no motor de corrente contínua, quando recebe energia mecânica pelo eixo é diretamente proporcional a velocidade angular, isto é: se numa certa rotação (rpm) a tensão é "x", ao dobrar essa rotação, a tensão será "2x".

A fim de não destruir o motor, não permita que a tensão de saída seja maior que a tensão de alimentação declarada pelo fabricante.

A forma de como acionar o eixo do motor vai depender de seus recursos materiais. Não se esqueça de quanto maior for a carga (em watts) ligada ao motor-gerador (uma lâmpada, por exemplo) o movimento do eixo do mecanismo ficará mais duro.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos