Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Infrassom para ouvidos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Infrassom para ouvidos

Mensagem por RamonCipri em 30th Abril 2016, 01:45

Ola, eu sou aluno integral em uma escola técnica em informatica (ensino técnico + ensino médio) e quando se chega no 3° ano temos que fazer um projeto integrador, ou seja, um projeto que usemos matérias técnicas mais as do ensino médio. Então resolvi integrar eletrônica e física. Contudo minha ideia é criar um aparelho que emita infrassons ligado a um fone de ouvido, para que eu possa usar as qualidades medicinais do infrassom ao corpo (Harmonização segundo minhas pesquisas). Só que, eu não tenho a minima ideia de como criar esse infrassom e encapsular em um aparelho móvel. Eu ja pesquisei a frequência necessária para ter os resultado de relaxamento (se não me engano, esta na faixa de 1Hz a 3Hz). Enfim, gostaria de saber se primeiro essa ideia é boa e segundo como poder reproduzir o infrassom.
Obrigado desde de já.

RamonCipri
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Infrassom para ouvidos

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 30th Abril 2016, 11:51

Olá, Ramon!

Frequências muito baixas são produzidas por geradores de funções. Esses equipamentos são capazes de gerar sinais em uma extensa gama de frequências e em diversas formas de onda, além de alguns deles terem potência suficiente para excitar fones de ouvido diretamente, sem auxílio de um amplificador complementar.

Muito cuidado com a potência aplicada! Em áudio limita-se a potência de fones de ouvido em 20 milésimos de watt (20 mW) a fim de evitar danos no tímpano!

Em frequências muito baixas, o som adquire "propriedades pneumáticas", isto é: é necessária vedação completa entre o transdutor (alto-falante do fone) e o tímpano, a fim de que a variação de pressão sonora no canal de audição não seja perdida por vazamento de ar.

Você pode saber um pouco mais sobre a saúde dos ouvidos nessa página:

https://biosom.com.br/

Se você pretende submeter todo corpo humano às variações de pressão dentro da faixa de infrassons, talvez a melhor saída seja o uso de uma banheira e um pistão pneumático que permita a suave variação da altura da coluna de água (e consequente variação de pressão) nesse vaso.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
avatar
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1746
Idade : 63
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Infrassom para ouvidos

Mensagem por Bosco em 30th Abril 2016, 22:26

Você pode criar infrassons com o deslocamento de ar de abrir e fechar de portas e janelas, ou pressionando um balão cheio de ar ou bola de futebol. Também são geradores de infrassons os caminhões e ônibus que passam na rua e os os helicópteros.

Nossos ouvidos não conseguem perceber os infrassons. Para observar eletricamente estas ondas é necessário um sensor com maior acuidade que um simples microfone.


_________________
É mais fácil construir um universo associando efeitos, do que reunindo "substâncias".

Bosco
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 466

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum