Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Radiação UV-C e Materiais que permitem sua passagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Radiação UV-C e Materiais que permitem sua passagem Empty Radiação UV-C e Materiais que permitem sua passagem

Mensagem por Ricardo Cesar 31st maio 2016, 15:30

Caros colegas, bom dia!

Estou planejando a construção de um sistema de degerminação de água com a utilização dos Raios UV-C em sistema fechado (no caso, para utilização em aquário). A grande dificuldade reside no fato de determinar quais materiais posso utilizar para aumentar o tempo de exposição da água, em forma de cano ou mangueira, e que não tenham impacto significativo na penetração desses raios e sua ação sobre os microrganismos da água a ser tratada. Em pesquisas realizadas, além dos tubos em vidro de quartzo (com preços proibitivos no mercado), encontrei referências superficiais sobre materiais inicialmente acessíveis e de baixo custo, tais como o polietileno, poliuretano, EVA e EVOH, mas sem menções às taxas de penetração dos raios UV-C por mm ou o grau de pureza necessária para evitar perdas na ação germicida desses raios (relação entre contaminantes tais como colorantes e taxa de penetração dos raios). Agradeço desde já aos colegas do fórum pelo auxílio não só a mim, mas a toda comunidade aquarística como um todo.

Ricardo Cesar
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Idade : 44
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Radiação UV-C e Materiais que permitem sua passagem Empty Re: Radiação UV-C e Materiais que permitem sua passagem

Mensagem por Gauss 31st maio 2016, 21:32

Eu vou aconselhá-lo na qualidade de estudante de mestrado em física na área teórica portanto atente à validade das minhas afirmações.

O projecto mais parecido em que me envolvi foi na construção em CAD de um core de um reactor nuclear para projecto final de licenciatura.

Aconselho-o a contactar não os fabricantes mas sim uma empresa que faça descontaminação de produtos alimentares por meios de radiação, eles saberão informá-lo sobre o assunto.

Sobre os materiais específicos, são feitos centenas de artigos dedicados a propriedades dos mais diversos materiais. Aconselho-o a fazer uma busca por "ultraviolet penetranion" ou então algum artigo sobre radiação ionizante.

Geralmente este tipo de estudos são feitos por entidades de estudo de física nuclear. A penetração de radiação eletromagnética, alpha e beta são colocadas em tabelas extensas em locais oficiais. Se entretanto encontrar alguma coisa eu coloco aqui.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos