Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Teoria da Relatividade de Albert Einstein

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Teoria da Relatividade de Albert Einstein

Mensagem por NaoSabeNada em 18th Outubro 2016, 18:48

Manda me o link para o site da USP por favor

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NGC346 em 18th Outubro 2016, 20:56

NaoSabeNada escreveu: Manda me o link para o site da USP por favor

http://efisica.if.usp.br/moderna/relatividade/contracao_lorentz/

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por NGC346 em 19th Outubro 2016, 14:22

Qual a sua opinião sobre o texto, a contração de lorentz, do site da USP?

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por NaoSabeNada em 19th Outubro 2016, 18:13

NGC346 escreveu:

Qual a sua opinião sobre o texto, a contração de lorentz, do site da USP?

Esse pagina em nada contraria o que disse. Por ter velocidade o espaço contrai fazendo a barra mais pequena. Não existe nenhuma força aplicada que encolha a barra.

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NGC346 em 19th Outubro 2016, 18:56

NaoSabeNada escreveu: Esse pagina em nada contraria o que disse.

Contraria, pois você afirmou:
NaoSabeNada escreveu: Não é o objecto que contrai mas o espaço logo não existe nenhuma força aplicada

Enquanto o texto, a contração de Lorentz, no site da USP afirma claramente que " Uma das conseqüências mais surpreendentes da teoria de Einstein é a contração de Lorentz. O comprimento de uma barra em movimento é menor do que o comprimento da barra em repouso (houve sua contração). " Ou seja, o texto afirma claramente que é o comprimento da barra, e não do espaço, que contrai.

NaoSabeNada escreveu: Por ter velocidade o espaço contrai fazendo a barra mais pequena. Não existe nenhuma força aplicada que encolha a barra.

Como é que uma barra maciça e rígida irá contrair-se sem que algo exerça uma força sobre ela? Como é que o espaço, extremamente rarefeito, irá contrair esta barra?

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por NaoSabeNada em 19th Outubro 2016, 19:03

Caro NGC346, acho que não me fiz entender. Não é o objeto que contrai e sim o espaço. Imagine o espaço como um balão em que voce desenha um circulo, se voce deixar sair ar do balão este circulo vai ficar mais pequeno, não porque alguma força o encolheu mas sim porque o espaço ficou mais curto. Fiz.me entender?

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NGC346 em 19th Outubro 2016, 19:45

NaoSabeNada escreveu: Caro NGC346, acho que não me fiz entender. Não é o objeto que contrai e sim o espaço. Imagine o espaço como um balão em que voce desenha um circulo, se voce deixar sair ar do balão este circulo vai ficar mais pequeno, não porque alguma força o encolheu mas sim porque o espaço ficou mais curto. Fiz.me entender?

Eu entendi o seu exemplo, mas, o acho incorreto. Considero que quando um balão está cheio de ar e fechado, o ar dentro do balão exerce uma pressão interna que é equivalente a pressão externa causada pela atmosfera, por isto o balão mantém a forma sem contrair ou expandir. Quando o ar sai do balão, há um desiquilíbrio entre a pressão interna, que vai ficando menor, e a externa, que é maior.
É por isto que a superfície, e o círculo, contraem, ou seja, a atmosfera forçou a superfície do balão a se contrair.

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por NaoSabeNada em 20th Outubro 2016, 04:28

Neste caso foi a diferença que pressão que fez o balão encolher e o espaço do circulo diminuir, no caso que falávamos é a velocidade que tem o papel da diferença de pressão no balão e que faz com que o espaço contraia.

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NGC346 em 20th Outubro 2016, 10:38

NaoSabeNada escreveu: Neste caso foi a diferença que pressão que fez o balão encolher e o espaço do circulo diminuir, no caso que falávamos é a velocidade que tem o papel da diferença de pressão no balão e que faz com que o espaço contraia.

Considero que você usou o exemplo do balão para tentar me convencer de que o círculo encolheu sem que algo exercesse força sobre ele, o que eu discordei e acho que você mudou de opinião, concordando que a pressão atmosférica forçou o círculo a encolher.

Sobre a barra movendo pelo espaço a uma certa velocidade, considerando que você concorda que um objeto deve exercer uma força sobre outro para que este contraia, volto a perguntar: Como é que uma barra maciça e rígida irá contrair-se no espaço que é extremamente rarefeito?

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por NaoSabeNada em 20th Outubro 2016, 12:48

não mudei de opiniao, so que voce não sabe ver os limites de uma analogia Wink
Volto-me a repetir é o ESPAÇO que contrai devido à velocidade que esse frame de referencia tem, não existem forças a serem aplicadas na barra.

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NGC346 em 20th Outubro 2016, 16:08

NaoSabeNada escreveu: não mudei de opiniao

Continuo achando que mudou, pois, em seu exemplo do balão, afirma claramente que não é a força exercida sobre o círculo que o fez contrair, mas, depois, afirmou que foi a diferença de pressão que fez o balão contrair.

NaoSabeNada escreveu: so que voce não sabe ver os limites de uma analogia

Acho que você não afirmaria isto se eu tivesse me convencido pelo seu exemplo.

NaoSabeNada escreveu: Volto-me a repetir é o ESPAÇO que contrai devido à velocidade que esse frame de referencia tem, não existem forças a serem aplicadas na barra.

Você que considera que o espaço contrai, responda: Baseado em qual fato você considera isto?

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: