Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Massa inercial não existe

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Massa inercial não existe

Mensagem por Bosco em 31st Outubro 2016, 20:01

As balanças possuem geralmente um único eixo sobre o qual recai todo o peso da plataforma. Este eixo transmite para o sensor da balança a força realizada sobre ele. Uma balança não possui sensores distribuídos pela superfície da sua plataforma para medir pressão em cada um deles conforme você argumenta. Reflita melhor, faça testes e reconheça a realidade.
A mola de um dinamômetro é constituída de um fio, na extremidade do qual se pendura o objeto a ser medido. Mesmo que este objeto seja extenso e seja necessário pendurá-lo através de vários outros fios que se prendem num único ponto da mola, mesmo assim o peso continua o mesmo.
Mas o mais importante é que eu gostaria de convencê-lo de que peso é o resultado da interação do campo gravitacional dos objetos, com o campo gravitacional terrestre, independente do material, e da forma que ele é feito.

_________________
É mais fácil construir um universo associando efeitos, do que reunindo "substâncias".

Bosco
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 428

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Massa inercial não existe

Mensagem por Parsec em 5th Novembro 2016, 11:54

Bosco escreveu: Hipótese: Massa inercial não existe, existe apenas a massa gravitacional.

Inércia: Objetos que estão em repouso ou em MRU tendem a permanecer naturalmente em repouso ou em MRU.
Massa: Razão entre a força resultante aplicada sobre um objeto e sua aceleração adquirida.

Se há uma força resultante aplicada e uma aceleração adquirida, então, há massa, qualquer que seja.

Bosco escreveu: Quando amparamos um objeto com as nossas mãos, evitando que ele caia ao chão, nós dizemos que experimentamos a sua inércia ou a sua massa gravitacional.

Quando sustentamos um objeto com as mãos, nós estamos exercendo uma força em sentido contrário e de mesma intensidade que a força peso do objeto, portanto, o que sentimos é a força peso do objeto, que é diferente de inércia e massa.

Bosco escreveu: Esta resistência que sentimos se deve ao campo gravitacional do objeto que é "atraído" pela gravidade da Terra. Tudo se passa como se o campo da Terra quisesse arrancar o campo do objeto já que este está impedido pela nossa mão, de cair ao chão.

O campo gravitacional é a região em que a interação gravitacional pode ocorrer, ou seja, cada partícula que possui massa está imersa em um campo gravitacional em que interações gravitacionais podem ocorrer. Não é o campo gravitacional do objeto que é atraído pela Terra, mas, o próprio objeto que continua imerso em seu campo gravitacional.
O campo gravitacional da Terra, ou qualquer outro, não tenta ou arranca outros campos gravitacionais, pois são apenas regiões espaciais. A Terra tem um campo gravitacional em que interações atrativas irão ocorrer se o objeto estiver ao alcance deste campo.

Bosco escreveu: Quando empurramos um objeto, percebemos uma resistência e dizemos que experimentamos a sua massa inercial. Errado! O que experimentamos é a sua massa gravitacional.

Quando empurramos um objeto e sentimos uma resistência, é por causa da força de atrito entre o objeto e a superfície em que ele está. A força de atrito origina-se de forças interatômicas, ou seja, a força gravitacional não é a responsável por esta resistência, portanto, o que experimentamos é a resistência devido à forças interatômicas.

Bosco escreveu: Hipótese: Empurrar um objeto significa apenas empurrar o seu campo gravitacional, por isto a resistência que aparece tem que ser atribuída ao campo gravitacional.

Empurrar um objeto é superar uma resistência, ou seja, uma força em sentido contrário à força aplicada. Tal força é devido às interações interatômicas, ou seja, não é de origem gravitacional. Campo gravitacional não se empurra.

Parsec
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 45

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Massa inercial não existe

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 27th Fevereiro 2017, 12:00

Agora, force a palma da mão contra a superfície desta mesma balança e verá que o valor medido será diferente. Se a balança medisse o peso, o valor não poderia mudar, pois, a massa gravitacional do objeto e a aceleração gravitacional local não mudaram.

NGC,
Se você estiver sobre a base de uma balança de farmácia (no qual normalmente apoiam-se os pés), você poderá agachar-se e pressionar a base da balança com as palmas da mãos e perceberá que a medida de massa (ou peso) não se modificará.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
avatar
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1675
Idade : 63
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Massa inercial não existe

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 27th Fevereiro 2017, 12:11

Bosco,

Encontrei um artigo científico de Jorge António Valadares, publicado em duas partes, que discorre sobre o conceito de massa.

Vale à pena dar uma lida:

http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol15a13.pdf

https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1336/1/vol15a14.pdf

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
avatar
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1675
Idade : 63
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Massa inercial não existe

Mensagem por Gauss em 27th Fevereiro 2017, 14:25

A TRG nunca conseguiu explicar que o conceito seja equivalente mas foi inspirado dessa forma Bosco! O Einstein tornou-se obcecado em fazer seguir a ideia de Mach em que a inércia era uma resistência aos campos gravitacionais médios do Universo. Por estas e por outras é que apesar de resultados experimentais favoráveis, Einstein passou uma bora porção da sua vida a tentar disprovar a sua própria teoria.

Eu concordo consigo Bosco no sentido em que não existe uma definição precisa de massa inercial e esta tem que ser derivada dos campos gravitacionais. Não vejo no entanto como prová-lo.

A única forma que me ocorre é considerar a gravidade como um efeito viscoso mas não compreendo como podemos ter efeitos viscosos em referenciais não inerciais mas fluidos em referenciais sem aceleração. É um puzzle.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 286
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Massa inercial não existe

Mensagem por Gauss em 27th Fevereiro 2017, 14:30

Eu tenho a forte suspeita que (como sabem eu defendo a TRG até uma experiência que a exclua totalmente) o grande erro da TRG é considerar o espaço-tempo localmente plano em vez de localmente fractal. Eu acho que esta geometria estilo caminho Browniano conseguiria explicar a matéria escura e esta resistência.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 286
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum