Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pesquisadores criam desacelerador capaz de deter movimento de átomos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Pesquisadores criam desacelerador capaz de deter movimento de átomos Empty Pesquisadores criam desacelerador capaz de deter movimento de átomos

Mensagem por Carlos Costa 11th abril 2008, 01:13

Os átomos e moléculas de um gás se movem a milhares de quilômetros por hora, dificultando a tarefa dos físicos que tentam explorá-los. Mas físicos da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de desacelerar e parar uma gama de átomos muito maior do que o que se conseguiu até hoje.

De acordo com os autores, o método foi inspirado no canhão de Gauss – um tipo de acelerador eletromagnético de partículas – desenvolvido pelo Centro de Eletromecânica da universidade. A partir dele, o grupo criou um “canhão de Gauss atômico”, que desacelera e gradualmente pára os átomos com uma seqüência de campos magnéticos pulsantes.

A equipe, liderada por Mark Raizen, pretende usar a técnica para capturar o átomo de hidrogênio, o elemento mais simples e abundante da tabela periódica, que, segundo ele, tem sido há muitos anos a chave de diversos enigmas da física.

As pesquisas voltadas para desacelerar átomos têm estado na vanguarda do avanço da física há algum tempo. Em 1997, os três ganhadores do prêmio Nobel da Física trabalharam em pesquisas sobre resfriamento a laser – um método que utiliza o laser para resfriar gases e manter os átomos em suspensão ou para capturá-los.

Esses importantes avanços tiveram uso limitado porque eram aplicáveis apenas a determinados átomos, excluindo elementos importantes como hidrogênio, ferro, níquel e cobalto. Em contrapartida, quase todos os elementos e uma ampla gama de moléculas são afetados por forças magnéticas, ou são paramagnéticos – o que dá à pesquisa uma aplicabilidade muito maior.

De acordo com Raizen, “o mais importante é ter aberto as portas para compreender o hidrogênio”. “A espectroscopia de precisão de isótopos do hidrogênio – deutério e trítio – continua sendo de grande interesse para a física atômica e nuclear. Futuros estudos sobre o trítio, como o mais simples dos elementos radioativos, também servirão como um sistema ideal para o estudo de deterioração beta”, disse.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pesquisadores criam desacelerador capaz de deter movimento de átomos Empty Re: Pesquisadores criam desacelerador capaz de deter movimento de átomos

Mensagem por Safra 21st abril 2008, 00:49

Que interessante! Para quem não saiba, em 1997 pesquisadores da IBM usaram o método em uma chapa de silício, escrevendo o logo IBM em escala nanométrica. Bons tempos... Wink
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos