Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Georges Lemaître

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Georges Lemaître

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 10th Março 2017, 21:43

Georges Lemaître

Georges-Henri Édouard Lemaître (Charleroi, 17 de julho de 1894 — Louvain, 20 de junho de 1966) foi um padre católico, astrônomo, cosmólogo e físico belga.

Lemaître propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big Bang, que ele chamava de "hipótese do átomo primordial".[1][2] ou também conhecido como "ovo cósmico", que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow.

Em 1927, independentemente dos trabalhos de Alexander Friedmann, Georges Lemaître afirma que o universo está em expansão, baseando-se nos trabalhos de Vesto Slipher, o que foi mais tarde confirmado por Edwin Hubble. Foi o primeiro a formular a lei de proporcionalidade entre distância e velocidade de afastamento das galáxias. Esta lei, figurando em seu artigo de 1927, redigido em francês, não será traduzida na sua versão inglesa realizada por Arthur Eddington, e será descoberta empiricamente por Hubble alguns anos mais tarde. Nela, Lemaître propõe uma evolução a partir de um «átomo primitivo».

A hipótese de Lemaître estipula que todo o universo (não somente a matéria, mas também o próprio espaço) estava comprimido num único átomo chamado de "átomo primordial" ou "ovo cósmico". O estudioso afirmava que a matéria comprimida naquele átomo se fragmentou numa quantidade descomunal de pedaços e cada um acabou se fragmentando em outros menores sucessivamente até chegar aos átomos atuais numa gigantesca fissão nuclear.

Lemaître propôs uma teoria precursora da hoje chamada Teoria do Big Bang, mais tarde desenvolvida por George Gamow. Recebeu em 1953 a primeira Medalha Eddington.

Essa teoria foi chamada sarcasticamente de « Big Bang » durante uma transmissão de rádio na década de 1940 por Fred Hoyle, defensor da teoria do universo estacionário.

Em 1966, internado em um hospital da Bélgica, Lemaitre recebe com alegria a notícia de que sua Teoria do Big Bang fora confirmada pelos experimentos de Arno Penzias e Robert Woodrow Wilson e era tida como a teoria padrão pela comunidade científica.

No documentário "O Universo além do Big Bang" do History Channel, o Prof. James Peebles, também ganhador da Medalha Eddington em 1981, afirmou: "Lemaitre é um dos meus ídolos. Entre o final dos anos 20 e o início da década de 30, foi ele quem melhor entendeu a ideia do universo em expansão, introduzindo conceitos explorados até hoje."

fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Lema%C3%AEtre

Para saber mais (em inglês):

http://www.livescience.com/58204-lemaitre-should-be-famous-like-einstein.html

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
avatar
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1639
Idade : 63
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum