Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

.

Mensagem por Drezi Douglas em 8th Julho 2018, 04:02

.

Última edição por Drezi Douglas em 8th Julho 2018, 11:06, editado 1 vez(es)

Drezi Douglas
Iniciante
Iniciante

Re: .

Mensagem por Darnok em 8th Julho 2018, 05:23

Cara, obviamente existem fórmulas e teorias que o levariam a resultados aproximados se não precisos...
Eu tenho ideia de alguns, mas se seu objetivo for apenas achar a resposta e não o caminho de ''como calcular'', eu te recomendo usar um tacometro

:me avise se não for apenas o resultado que desejas

Darnok
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Drezi Douglas em 8th Julho 2018, 06:30

.

Última edição por Drezi Douglas em 8th Julho 2018, 11:07, editado 1 vez(es)

Drezi Douglas
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Darnok em 8th Julho 2018, 07:36

Drezi Douglas escreveu:
Cara, obviamente existem fórmulas e teorias que o levariam a resultados aproximados se não precisos...
Eu tenho ideia de alguns, mas se seu objetivo for apenas achar a resposta e não o caminho de ''como calcular'', eu te recomendo usar um tacometro

:me avise se não for apenas o resultado que desejas
Eu desejo compreender o funcionamento, e saber como chegar ao resultado. Agradeço a resposta.

Pelo que posso analisar de antemão você disse querer entender sobre o assunto de modo Mecânico, calculando as rotações angulares por certo tempo resultando na velocidade que seria de modo mais fácil utilizando do sistema SI: V= S/T sendo: V=Velocidade resultante (no caso em espiral) S= Espaço(no caso a volta do objeto em 360 graus) e T= Tempo de percurso (que seria o atraso que o tempo levaria para dar uma volta completa)
assim levando ao resultado de velocidade das voltas que seriam no caso não por unidade de Km ou M mas sim por frequência Rpm(rotações por minuto) ou Hz(1 ciclo por segundo). (Tópicos para estudar: velocidade escalar(médio), sistema SI:Rpm e Hz)

Caso por minha incompetência tenha eu entendido errado, talvez você queira ler leis e fórmulas para o eletromagnetismo do motor, que claramente também há leis e fórmulas pra tal compreensão. Wink

Darnok
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 8th Julho 2018, 10:33

Drezi Douglas escreveu:
Eu gostaria de saber como calcular a velocidade deste motor, quais são as teorias que eu devo ler e as formúlas para chegar a velocidade angular do mesmo. Agradeço desde já.

Observe o gráfico, abaixo:

https://www.semanticscholar.org/paper/Comparison-of-homopolar-and-heteropolar-bearingless-Gruber-Bauer/f034c89e4ca2d67e84edd07c4fa0539e965fc787/figure/10

Como todo motor elétrico, o motor homopolar (inventado por Faraday) aumenta a reatância indutiva (oposição à passagem de corrente eletétrica numa bobina) com o aumento da rotação de seu eixo (velocidade ou frequência angular).

Logo, é necessário aumentar a tensão de alimentação do motor, para compensar o enfraquecimento de campo (dado em ampere-espiras), devido ao aumento da reatância indutiva e correspondente perda de torque, que, juntamente com o atrito, são os principais limitadores da velocidade máxima da rotação de qualquer motor elétrico.

Sugestões de Leitura:

Matéria de Partida
http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/motor28.asp

Trabalho Universitário
https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem1_2007/RaphaelS-Saa_F609_RF2.pdf

Físico Profissional
Físico Profissional

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: