Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França

Mensagem por Carlos Costa em 16th Abril 2008, 01:46





A possibilidade de estender a centros do sul de França a cooperação entre as Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha é um dos temas da Conferência NanoIbérica que hoje começou em Braga, disse à Lusa um dos organizadores.


Segundo António Correa, da associação "NanoSpain", a cooperação oficial existente entre França e Espanha no domínio das nano-ciências e das nano-tecnologias, que envolve a deslocação de cientistas e o desenvolvimento de projectos "pode ser alargada a Portugal".

"Tal pode ser feito, quer através, numa primeira fase, de acordos bilaterais com França, quer numa lógica tripartida, criando uma rede do sul da Europa", salientou.

A associação espanhola e a sua congénere "PortugalNano" organizam em conjunto os seus encontros PortugalNano Workshop'08 e NanoSpain 2008, em Braga, nos hotéis do Bom Jeus, entre hoje e sexta-feira. Na iniciativa participam 350 cientistas - uma parte deles, ainda estudante - maioritariamente portugueses, espanhóis e franceses, mas também oriundos da Roménia, Alemanha, Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Holanda, Japão e Venezuela.

António Correa salientou que, tendo em vista o lançamento em Braga do INL - Instituto Ibérico de Nanotecnologias, "os centros de investigação de ambos os países, estão já a desenvolver projectos comuns, nomeadamente os que podem ter aplicação prática em diversas áreas".

Frisando que todos eles estão já a cooperar com os centros portugueses, assinalou: "Em Espanha temos cinco centros de investigação, um no País Basco, dois na Catalunha, um em Madrid e dois em Múrcia, estes últimos voltados para as nano-biotecnologias". Realçou que em Espanha, de há seis anos a esta parte, se tem investido no estudo das nanociências, "dado que nelas reside o progresso científico e tecnológico".

Disse também que o processo de reforço dos contactos entre investigadores e a discussão dos desenvolvimentos mais recentes em nanociência e nanotecnologia nos dois países facilitará o lançamento do Instituto Ibérico em Braga: "Além dos que o INL pode recrutar directamente, há a possibilidade de os cientistas fazerem estadias de trabalho em Braga, e o conhecimento mútuo facilita esses processos.

O cientista espanhol sublinha que a nanotecnologia lida com objectos da dimensão de nanómetros, ou seja, cerca de 100 mil vezes mais pequenos do que a espessura de um cabelo humano. "Pode ser vista como sendo a Engenharia à escala atómica e molecular, tendo capacidade para influenciar praticamente todos os sectores tecnológicos e assim mudar profundamente a economia", acentuou.

Lembrou que tem aplicações práticas diversas, nomeadamente nos aparelhos electrónicos como os mp3's, os televisores, etc, ou ainda, na medicina: "Hoje há estudos práticos que permitem levar um nanofarmáco a um determinado órgão do corpo humano, instalando-o lá, para curar uma doença", referiu.

Instalado em Braga, o INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia) é a primeira e até agora a única organização de investigação científica na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional. Foi criado por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal e teve a sua cerimónia de fundação na XXIII Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Janeiro de 208.

Desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundiais, estando aberto, no futuro, à participação de outros países da Europa e de outros continentes. Em Março deste ano foi lançada a primeira Empreitada de Construção do INL.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cooperação ibérica em nanotecnologia pode estender-se até ao sul de França

Mensagem por Safra em 20th Abril 2008, 23:51

É uma ocorrência positiva, além de unir vários países em um propósito maior além dos seus, abre novas oportunidades no campo da nanotecnologia.

Sem dúvida um evento importante. Wink
avatar
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 494
Idade : 27
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum