Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Tudo sobre a Incerteza na Mecânica Quântica

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Tudo sobre a Incerteza na Mecânica Quântica

Mensagem por NaoSabeNada em 20th Outubro 2016, 12:39

Se a natureza não nos permite conhecer essas duas quantidades ao mesmo tempo, na pratica é como essas quantidades não tivessem valores definidos. Ter posição e velocidade definida é uma hipotese que não admite teste logo não é fisica Wink

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NGC346 em 20th Outubro 2016, 15:38

NaoSabeNada escreveu: Se a natureza não nos permite conhecer essas duas quantidades ao mesmo tempo, na pratica é como essas quantidades não tivessem valores definidos.

Discordo. Se não podemos saber estes dois valores simultaneamente, na prática não sabemos, ou seja, somos limitados. O que eu acho que os cientistas fazem é usar a matemática probabilística para tentar reduzir o grau de incerteza sobre estes valores.

NaoSabeNada escreveu: Ter posição e velocidade definida é uma hipotese que não admite teste logo não é fisica

Discordo, pois mesmo que considerarmos que instrumento algum jamais consiga medir tais valores simultaneamente, a hipótese, da velocidade e posição definidos, é baseada em fatos e por isto considero que ela seja correta.

Acho que a hipótese da mecânica quântica não se baseia em fatos, mas, na imaginação pessoal de quem formulou tal hipótese. Gostaria que você fornecesse um exemplo de algo que não tenha posição e velocidade simultaneamente definidos.

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por NaoSabeNada em 20th Outubro 2016, 17:13

NGC346 se deixa-se esses dogmas preconcebidos sobre a QM e a estudasse veria como o mundo é belo. Admito que abandonar os nossos conceitos de realidade seja dificil, afinal evoluimos enquanto especie nesse sentido mas uma vez libertos dessas correntes o mundo tornasse ainda mais fascinante Wink

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NaoSabeNada em 20th Outubro 2016, 17:15

P.S. Gostava que me mostrasse uma prova que um eletrão tem posição e velocidade definidas no sentido clássico.

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NGC346 em 20th Outubro 2016, 19:03

NaoSabeNada escreveu: NGC346 se deixa-se esses dogmas preconcebidos sobre a QM e a estudasse veria como o mundo é belo. Admito que abandonar os nossos conceitos de realidade seja dificil, afinal evoluimos enquanto especie nesse sentido mas uma vez libertos dessas correntes o mundo tornasse ainda mais fascinante

Quais dogmas preconcebidos seriam estes? Acho que a hipótese da mecânica quântica, de que o elétron não tem posição e velocidade simultaneamente definidos, não torna o mundo mais fascinante, mas, mais absurdo.

NaoSabeNada escreveu: P.S. Gostava que me mostrasse uma prova que um eletrão tem posição e velocidade definidas no sentido clássico.

Até o momento em que escrevo esta mensagem, eu e ninguém podemos mostrar que de fato o elétron tem posição e velocidade simultaneamente definidos, pois, instrumento algum conseguiu fazer tal medição.

Você citou um artigo de verificação experimental do princípio da incerteza para a molécula de fulereno. Irei repetir o que já escrevi em mensagem anterior: Não é sobre isto que eu discordo, pois os considero fatos. Eu discordo é da hipótese da mecânica quântica de que o elétron, ou outras partículas, não podem ter tais valores simultaneamente definidos simplesmente porque não se conseguiu, até o momento, medi-los. Continuo querendo saber um exemplo de algo que não tenha posição e velocidade simultaneamente definidos?

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por NaoSabeNada em 20th Outubro 2016, 19:37

Desisto! Razz

NaoSabeNada
Iniciante
Iniciante

Mensagem por NGC346 em 20th Outubro 2016, 20:50

NaoSabeNada escreveu: Desisto!

Tudo bem.

NGC346
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Gauss em 22nd Outubro 2016, 16:25

Num sistema clássico você pode descrever o momento dum conjunto de particulas através da posição. Chama-se a isto transformada de fourier. As transformadas obedecem sempre a uma relação de incerteza seja qual for a variável em questão. O principio é valido sempre, não só em quântica.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros em 27th Novembro 2016, 12:39

Vídeo apresenta duas visões diferentes sobre a incerteza na física quântica:

http://nerdist.com/pilot-wave-theory-video-will-make-you-totally-rethink-quantum-mechanics/

Nota:
Gostaria de hospedar o vídeo no fórum Física2100, mas o proprietário não permite Embarassed  ...

Físico Profissional
Físico Profissional

http://sbtvd.anadigi.zip.net

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: