Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Miragem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Miragem Empty Miragem

Mensagem por delong em 26th Abril 2008, 01:04

Miragem Roadmirage
Ao contrário do que muitos pensam, a miragem é um fenômeno óptico real, podendo ser até mesmo fotografado, portanto, não se trata de ilusões de óptica. As miragens ficaram muito conhecidas através dos desenhos animados e filmes que retratavam pessoas vendo poços de água em pleno deserto e quando chegavam ao local não havia mais nada, era uma miragem.

No entanto, o exemplo mais presente de miragem no nosso cotidiano é quando estamos dentro de um veículo e avistamos um veículo na frente refletido no asfalto da estrada, dando a nítida impressão de que o solo está molhado e que o veículo foi refletido através de uma poça d'água.

As miragens são ocasionadas devido ao aquecimento maior do ar próximo ao solo em função do ar mais distante. Segundo a óptica, quando um feixe de luz se desloca do meio mais refringente para o menos refringente, ele se afasta da direção perpendicular à superfície (refração). Essa refração faz com que a luz seja propagada nas camadas de ar próximas ao solo, dando a ilusão de que a superfície do solo está espelhada.

_________________
By delong

Universo dos Games , um universo de interatividade e games , assuntos variaveis e games à disposição!
delong
delong
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 77
Idade : 25
Localização : Volta Redonda - Brasil

http://universodosgames.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Miragem Empty Re: Miragem

Mensagem por Saibot em 1st Outubro 2011, 00:14

Vista geralmente no deserto ou no mar, uma miragem é um fenómeno ótico associado à refração da luz. Quando os raios de luz passam de um objeto distante através de uma matéria para outra, o seu índice de refração muda, o que altera a velocidade a que os raios se deslocam. A isto chama-se refração e faz os raios de luz curvarem e mudarem de direção. Assim, quando a luz passa de uma camada de ar frio mais denso para uma de ar quente menos denso, ocorre refração. Devido à curvatura da Terra, os raios de luz curvados podem tornar visíveis objetos difusos para lá do horizonte, acima deste, em linha de vista com o espetador.
Saibot
Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 33
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Miragem Empty Re: Miragem

Mensagem por Saibot em 1st Outubro 2011, 00:31

A miragem do tipo "visão no deserto" é considerada "inferior". Estas miragens fazem aparecer objetos mais perto do que estão realmente e a luz vinda de objetos no horizonte surge como imagem no chão. Ocorrem quando o solo está tão quente que aquece o ar acima da superfície. Os raios de luz que passam do ar frio sobrejacente através deste ar mais quente perto da superfície tornam um objeto distante visível ao perto. Onde a luz normalmente iria para o solo, sobe para incidir nos olhos do espetador. As miragens "superiores" podem fazer aparecer uma imagem de um objeto impossivelmente acima do solo. Ocorrem quando há uma camada de ar frio sob uma de ar quente (sobre uma área de gelo ou água muito fria, como nos polos). Como o ar frio sobre o solo é mais denso que o ar mais alto, a luz é refratada para baixo, fazendo os raios de luz curvarem em direção aos olhos do espetador.
Saibot
Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 33
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Miragem Empty Re: Miragem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum