Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descoberta nova forma de material multiferróico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Descoberta nova forma de material multiferróico Empty Descoberta nova forma de material multiferróico

Mensagem por Carlos Costa 1st maio 2008, 01:13

Descoberta nova forma de material multiferróico 26159
Sala de separação de feixes iónicos radioactivos no ISOLDE-CERN

Uma equipa de investigadores portugueses e japoneses descobriu uma nova forma de material ferroeléctrico e multiferróico que poderá potenciar a utilização simultânea de sinais magnéticos e eléctricos em aplicações como sensores ou gravadores de informação.

O estudo, publicado pela revista científica "Physical Review Letters", foi desenvolvido em conjunto por investigadores das Universidades de Aveiro e Porto, Instituto Tecnológico e Nuclear, Universidade de Tóquio e National Institute of Advanced Industrial Science and Technology, em Tsukuba.

Segundo os responsáveis, a investigação partiu de um pressuposto teórico que dizia que, em manganites (óxidos de manganês) que contivessem os elementos praseodímio e cálcio podia ocorrer uma distorção da distribuição de carga dos iões de modo a quebrar a simetria de inversão espacial.

Esta quebra potencia a existência de distribuições de cargas polarizadas, a característica básica dos materiais ferroeléctricos.

Apesar de estudos efectuados, o mecanismo subjacente a esta previsão ainda não tinha sido demonstrado. No estudo agora publicado, os investigadores utilizaram métodos originais com iões radioactivos agindo como sondas pontuais da estrutura e da polarização eléctrica local.

A equipa introduziu iões do isótopo radioactivo 111mCd (com tempo de semi-vida de 48 minutos) em muito baixa dose nas amostras, por implantação no CERN-ISOLDE, na Suíça, no âmbito duma colaboração internacional liderada pela Universidade de Aveiro. O isótopo radioactivo decai para o 111Cd estável, emitindo dois fotões cuja distribuição angular e temporal (à escala de medida de alguns nanossegundos) permite estudar o ambiente local eléctrico e magnético no interior da amostra.

Segundo os investigadores, o estudo dos parâmetros característicos da medida, em função da composição das amostras e da temperatura, permitiu evidenciar claramente no material um estado com organização das cargas eléctricas.

Verificaram ainda que este estado ocorre para uma gama de composições mais alargada do que a previsão inicial. Nessa gama os materiais também apresentam ordenamento magnético, sendo por isso classificados como multiferróicos.

Apesar de nesta fase os estudos terem uma vertente essencialmente fundamental, salientam os responsáveis, ajudam a estimular a procura de novos materiais multiferróicos baseados neste novo mecanismo.

Para os cientistas, o interesse actual nos materiais multiferróicos resulta sobretudo do facto de potenciarem a utilização simultânea de estímulos magnéticos e eléctricos para aplicações como sensores ou para a gravação de informação, actualmente utilizadas separadamente: magnética em discos duros de computadores ou iPods, eléctrica nas memórias ferroeléctricas.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Descoberta nova forma de material multiferróico Empty Re: Descoberta nova forma de material multiferróico

Mensagem por tig 2nd maio 2008, 10:58

Portugueses em grande... Comecamos a evoluir e a mostrar que merecemos criar locais para podermos efectuar investigação em Portugal! Wink
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos