Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Ministros da Ciência do G-8 acordam cooperação tecnológica global

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ministros da Ciência do G-8 acordam cooperação tecnológica global

Mensagem por Carlos Costa em 16th Junho 2008, 23:24


Fumio Kishida

Os ministros da Ciência e Tecnologia do G8 acordaram hoje em colaborar entre si e com os países em desenvolvimento para lutar contra os desafios globais, nomeadamente as alterações climáticas e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Representantes do Japão, EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Rússia e União Europeia participaram numa reunião a nível ministerial de um dia em Nago (Okinawa), presidida pelo ministro da Ciência e Tecnologia do país anfitrião, Fumio Kishida.

"Organizámos o primeiro encontro ministerial, no campo da Ciência e Tecnologia, que é muito importante para resolver as questões globais, e conseguimos chegar a acordos", disse Kishida numa conferência de imprensa final.

A produção de energia limpa foi um dos temas mais importantes da reunião, em que se destacou a necessidade de promover o desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias para o fabrico dos biocombustíveis do futuro. Os ministros aludiram à utilização de materiais "não comestíveis" para prevenir a possível escassez de alimentos, segundo Kishida.

O responsável nipónico explicou que os representantes do G8 sublinharam a importância da inovação tecnológica para conseguir uma redução significativa das emissões de carbono. Na reunião, os ministros acordaram em reforçar nos seus países a investigação e o desenvolvimento das tecnologias capazes de gerar energias mais limpas e partilhar mais informação sobre essa matéria entre eles.

Segundo Kishida, os membros do G8 comprometeram-se a promover os seus avanços no campo da ciência e da tecnologia junto dos países em desenvolvimento, especialmente os africanos. Para a reunião foram convidados ministros de algumas das economias emergentes mais destacadas, como o Brasil, México, China, Índia, África do Sul e Coreia do Sul, assinalando a importância da colaboração entre países desenvolvidos e em desenvolvimento na solução dos problemas globais.

Nesta linha, todos os participantes decidiram voltar a reunir-se em Washington em Setembro ou Outubro. "As expectativas sobre o papel da ciência e da tecnologia nunca foram tão altas como o são hoje, perante a necessidade de as utilizar para resolver muitos dos desafios globais", disse Kishida.

A reunião de Okinawa é uma das reuniões ministeriais que servem de antecâmara à cimeira de Julho do G8 na ilha de Hokkaido (norte do Japão), em que as alterações climáticas e a ajuda ao desenvolvimento estarão no topo da agenda.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://gaiaciencia.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum