Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observatório astronómico abre sexta-feira em Portalegre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Observatório astronómico abre sexta-feira em Portalegre Empty Observatório astronómico abre sexta-feira em Portalegre

Mensagem por tig 4th julho 2008, 15:22

Um observatório astronómico, equipado com «tecnologia de ponta», é inaugurado sexta-feira em Fronteira (Portalegre), após um investimento superior a dois milhões de euros, revelou hoje à agência Lusa o presidente do município local, Pedro Lancha (PSD).
«O Observatório Astronómico de Fronteira, um projecto emblemático da autarquia, é considerado como o mais moderno do país e aquele que possui a maior capacidade técnica para os estudiosos do sector», sublinhou o autarca.

Equipado com tecnologia de ponta para executar fotografias de «qualidade superior» ao espaço astral, este equipamento está inserido num projecto de implementação de um parque de ciências no concelho, que o município pretende concluir a «curto prazo», explicou Pedro Lancha.

O observatório astronómico possui ainda, entre outras valências, uma sala de leitura, espaço para pernoita e uma biblioteca.

De acordo com o autarca, o Observatório Astronómico de Fronteira, que ocupa um espaço de cerca de 200 metros quadrados, pretende acolher, a partir de Outubro, visitas de estudo de várias escolas de «norte a sul do país e da vizinha Espanha».

Pedro Lancha explicou à Lusa que a autarquia celebrou, recentemente, protocolos com várias universidades para «dar vida», numa primeira fase, ao observatório, que pretende ainda ser «um pólo de atracção» para o concelho.

A Universidade de Ciências do Porto, Universidade de Évora e a Universidade Nova (Lisboa) são, numa primeira fase, algumas das entidades académicas envolvidas neste projecto.

«Neste momento, o observatório já está em acção porque temos no terreno uma equipa de estudiosos a elaborar um trabalho sobre o Sol e a tentar descobrir, através de várias pesquisas, novos planetas», acrescentou.

O município de Fronteira investiu já mais de dois milhões de euros, cerca de 75 por cento da verba disponibilizada para o projecto, que conta com o apoio de fundos europeus.

«Necessitamos, neste momento, de 500 mil euros, ou seja, de 25 por cento do investimento do projecto global, para concluirmos o parque de ciências», explicou.

A conclusão da obra prevê, por exemplo, a construção de acessos, sinalética, um jardim de astronomia, um planetário e uma área de energias renováveis, biofísica, geologia e arqueologia.

O autarca disse acreditar que o observatório astronómico vai «dinamizar» o comércio e a restauração locais e está a projectar ainda construir, num espaço contíguo, um campo de férias, estrutura que poderá ser desenvolvida através de uma parceria público-privada.

«Espero constituir, daqui a dois anos, uma empresa público-privada para dinamizar todo este projecto», concluiu.

A cerimónia de inauguração do Observatório será presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

made in http://diariodigital.sapo.pt/
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos