Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

I Encontro Internacional de Ovnilogia dia 5 em Lisboa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

I Encontro Internacional de Ovnilogia dia 5 em Lisboa

Mensagem por tig em 4th Julho 2008, 15:24

Os contactos estabelecidos com terrestres, a exploração espacial e os indícios de vida no universo são alguns dos temas do I Encontro Internacional promovido pela Sociedade Portuguesa de Ovnilogia (SPO) a 5 de Julho, em Lisboa.
Subordinado ao tema «O Fenómeno OVNI e as Perspectivas de Vida no Universo», o I Encontro Internacional de Ovnilogia SPO realiza-se, a partir das 14:00, no auditório do Instituto Português da Juventude, no Parque das Nações, contando com a presença de diversos investigadores.

A sessão abre com uma intervenção de Nuno Montez da Silveira, presidente da Sociedade Portuguesa de Ovnilogia, e prossegue com a palestra «O Fenómeno OVNI da História ao Futuro», proferida pelo investigador independente João Matos.

Segue-se, às 15:20, «A exploração espacial e a busca por indícios de vida no Universo no século XXI - o exemplo da Missão h.a.d.e.s.», pelo biólogo Carlos M.G.L. Teixeira, mestre em Biologia da Conservação, e «Serão os Anjos do Passado os Extraterrestres do Presente? O Contactismo», pelo ovniólogo Paulo Cosmelli.

Pelas 17:20, Francisco Carrapiço, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, falará sobre «A origem da vida: uma inevitabilidade cósmica», sendo a última conferência, intitulada «O Caso Varginha», proferida por Ademar José Gevaerd, presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores e editor da revista UFO (sigla inglesa para OVNI, muito utilizada no Brasil).

Em declarações à agência Lusa, Nuno Montez da Silveira afirmou que «há cerca de 30 anos que não se fazia, em Lisboa, uma iniciativa sobre o tema com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros e aberta ao público».

De acordo com o presidente da Sociedade Portuguesa de Ovnilogia, «neste tipo de iniciativas participam pessoas que já têm algum grau de interesse e de conhecimento sobre o tema ou que são movidas pela curiosidade».

«Geralmente, há sempre alguém no público com um caso para contar. São histórias em bruto, que as pessoas viveram mas não analisaram e que trazem até nós em busca de respostas», revelou Nuno Silveira.

Os casos mais referidos são «observações nocturnas de luzes no céu, sobretudo no litoral e no Verão», podendo a frequência nesta altura do ano «dever-se a dois factores: as pessoas saírem mais de casa e as boas condições atmosféricas, nomeadamente com a ocorrência de céu limpo», acrescentou.

Outros dos locais aparentemente privilegiados para os avistamentos são as serras, sobretudo a da Arrábida e a da Gardunha, onde a Sociedade Portuguesa de Ovnilogia também faz os seus estudos de campo e vigílias.

Sublinhando a vertente científica do Encontro, Nuno Montez da Silveira adiantou à Lusa que, para iniciativas futuras, a Sociedade Portuguesa de Ovnilogia pretende convidar meteorologistas «que falem dos fenómenos atmosféricos» e astrónomos «que abordem a mecânica celeste».

A intenção é impedir «que fenómenos naturais cuja explicação científica é conhecida sejam confundidos, por quem os observa, com sinais de vida extraterrestre», esclareceu o responsável.

Paralelamente ao I Encontro Internacional de Ovnilogia SPO, o Instituto Português da Juventude acolhe, de 01 a 12 de Julho, a exposição «Do Outro Mundo», com informação sobre os mais mediáticos casos do fenómeno OVNI.

A Sociedade Portuguesa de Ovnilogia vai igualmente organizar três iniciativas com Ademar José Gevaerd, a primeira das quais, a palestra «Operação Prato - OVNIS na Amazónia» terá lugar a 06 de Julho na livraria FNAC do Chiado, em Lisboa.

A 10 de Julho realiza-se a tertúlia «OVNIS no Brasil», na Cabana dos Parodiantes, em Salvaterra de Magos, e dia 13 do mesmo mês a FNAC do CascaisShopping recebe a intervenção «Caso Riolândia - Liberdade de Informação Já».

made in http://diariodigital.sapo.pt
avatar
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 32

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum