Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Vote_lcap92%Será a mecânica quântica uma teoria válida? Vote_rcap 92% 
[ 12 ]
Será a mecânica quântica uma teoria válida? Vote_lcap8%Será a mecânica quântica uma teoria válida? Vote_rcap 8% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 13
 
 
Votação encerrada

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Carlos Costa 14th julho 2008, 16:11

A mecânica quântica descreve o comportamento do microcosmos.
Ao longo das últimas décadas ela trouxe aplicações práticas que são essenciais para o estilo de vida nos países mais desenvolvidos. Apesar disso, essa teoria mostra-nos que o microcosmos tem um comportamento muito estranho ao nosso senso comum. Será que o microcosmos é assim mesmo como a mecânica quântica demonstra, ou o problema é que ela não é uma teoria válida? Qual é a vossa opinião?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Yporti M.D. 20th julho 2008, 19:54

Por que ela não seria uma teoria válida? Quer dizer, em termos numéricos, é a teoria mais precisa já elaborada pelo ser humano. A realidade pode até ser diferente, mas se a teoria descreve bem as observações, é uma teoria válida.

Até mais!
Yporti M.D.
Yporti M.D.
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2
Idade : 35
Localização : Londrina - PR

http://yportilog.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Carlos Costa 20th julho 2008, 23:45

Yporti M.D. escreveu:Por que ela não seria uma teoria válida? Quer dizer, em termos numéricos, é a teoria mais precisa já elaborada pelo ser humano. A realidade pode até ser diferente, mas se a teoria descreve bem as observações, é uma teoria válida.

Até mais!
Isso quer dizer que achas que ela descreve na perfeição o que se passa no mundo do microcosmos? Se ela é válida, qual é para ti a explicação para a experiência das duas fendas e para a experiência do hipotético gato?

Abraço

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Yporti M.D. 21st julho 2008, 00:46

Não tenho condições de analisar de forma mais profunda a teoria quântica, dada sua grande complexidade. A teoria quântica não está completa. O que quis dizer é que, a teoria atual fornece resultados numéricos precisos e nos permitem até aplicar tais princípios com fins tecnológicos, por exemplo. O que eu disse sobre a possibilidade de não representar a realidade, está justamente na forma aparentemente incompreensível como a mecânica quântica descreve os processos, curiosamente, há duas explicações igualmente satisfatórias para o mesmo problema (ex: as múltiplas histórias de Feynman ou a função de Onda).

Enfim, acho a mecânica quântica uma teoria válida, mas entre teoria e realidade existe uma distância significativa. Talvez alguns problemas da mecânica quântica podem ser solucionados em breve com o inicio do funcionamento do LHC, quem sabe. Dias interessantes virão.

Carlos, o que pensa a cerca disso? Precisaríamos reconstruir outra teoria ou apenas modificar de acordo com as necessidades a teoria quântica atual?

Até mais!
Yporti M.D.
Yporti M.D.
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2
Idade : 35
Localização : Londrina - PR

http://yportilog.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Carlos Costa 21st julho 2008, 15:47

Yporti M.D. escreveu:Carlos, o que pensa a cerca disso? Precisaríamos reconstruir outra teoria ou apenas modificar de acordo com as necessidades a teoria quântica atual?
Precisamos apenas de complementar a mecânica quântica, tal como Einstein complementou a teoria da gravidade de Sir Isaac Newton.

A mecânica quântica é uma teoria com mais de 80 anos e com créditos bem firmados no mundo científico. As aplicações dela estão em todo o lado.
O problema é que ela mostra-nos que o microcosmos é bem diferente do macrocosmos... e isso não pode ser! O universo é em todo o lado igual e por isso é muito estranho que se comporte de maneiras dfirentes em diferentes escalas.

Eu sou adepto das variáveis escondidas, e acho a teoria de Everett e a Interpretação de Copenhaga muito estranhas. Podemos dizer que essas duas teorias não têm o espirito científico necessário.
São apenas remendos para o que não compreendemos. Neutral

A mecânica quântica tal como a conhecemos, não está completa...

Abraço!

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por peshe 31st julho 2008, 19:03

Sim, a Mecânica Quântica não está completa ainda. Mas mesmo assim a considero uma teoria válida para explicar o universo subatômico.
peshe
peshe
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 4
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Newtein 12th agosto 2008, 01:02

Sim a mecanica quantica e uma teoria valida pois preve com extrema precisao tudo aquilo a que se propos prever, mas no meu entender ainda e uma teoria incompleta pois a entrepertação de copenhaga nao me parece descrever exactamente a realidade ela e apenas se tormou a solução para algumas coisas que "nós" nao consseguiamos entender na mecanica quantica tornando se uma solução facil e do genero "nao conseguimos explicar porque aquilo aconteceu dizemos que foi «obra do acaso»"
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Carlos Costa 12th agosto 2008, 16:28

Eu concordo com o Newtein. É válida, mas está incompleta. É uma teoria com mais de 80 anos e não percebo porque é que os físicos profissionais deixaram de trabalhar no seu significado.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por G. Grivott 4th setembro 2008, 18:37

Yporti M.D. escreveu:Não tenho condições de analisar de forma mais profunda a teoria quântica, dada sua grande complexidade. A teoria quântica não está completa. O que quis dizer é que, a teoria atual fornece resultados numéricos precisos e nos permitem até aplicar tais princípios com fins tecnológicos, por exemplo. O que eu disse sobre a possibilidade de não representar a realidade, está justamente na forma aparentemente incompreensível como a mecânica quântica descreve os processos, curiosamente, há duas explicações igualmente satisfatórias para o mesmo problema (ex: as múltiplas histórias de Feynman ou a função de Onda).
Enfim, acho a mecânica quântica uma teoria válida, mas entre teoria e realidade existe uma distância significativa. Talvez alguns problemas da mecânica quântica podem ser solucionados em breve com o inicio do funcionamento do LHC, quem sabe. Dias interessantes virão.
Carlos, o que pensa a cerca disso? Precisaríamos reconstruir outra teoria ou apenas modificar de acordo com as necessidades a teoria quântica atual?
Até mais!

Em relação sobre representar a "realidade", refere-se a nossa realidade. O que para nós é a realidade. No entanto, temos uma maneira de conceber a realidade. Nossa natureza é macroscópica, concebemos 3 dimensões espaciais e 1 temporal (algumas pessoas entendem o tempo como a quarta dimensão). No mundo microscópico, o comportamento de seus constituintes (partículas) é completamente alheio a nossa maneira de entender a "realidade". Arrisco-me em dizer q a realidade verdadeira ocorre em nivel fundamental pelo fato de sermos constituidos por partículas.
Nossa concepção newtoniana do mundo é que nos leva a acreditar que a Mecânica Quântica não faz parte da realidade. É porque somente concebemos a nossa realidade que em meu ponto de vista é completamente limitada. Mas pense que a Mecânica Clássica é um caso particular da Mecânica Quântica. A Mecânica Clássica vale até um certo limite (limite para baixas velocidades). Se necessitamos de uma Teoria para nos esclarecer sobre o comportamento das partículas constituintes da matéria é porque certamente esta teoria deve ser e é mais geral que as Teorias Clássicas que até então temos conhecimento.

Um abraço a todos.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Safra 4th setembro 2008, 22:12

G. Grivott escreveu:
Em relação sobre representar a "realidade", refere-se a nossa realidade. O que para nós é a realidade. No entanto, temos uma maneira de conceber a realidade. Nossa natureza é macroscópica, concebemos 3 dimensões espaciais e 1 temporal (algumas pessoas entendem o tempo como a quarta dimensão). No mundo microscópico, o comportamento de seus constituintes (partículas) é completamente alheio a nossa maneira de entender a "realidade". Arrisco-me em dizer q a realidade verdadeira ocorre em nivel fundamental pelo fato de sermos constituidos por partículas.
Nossa concepção newtoniana do mundo é que nos leva a acreditar que a Mecânica Quântica não faz parte da realidade.

Concordo com você Grivott, na mecânica quântica, isoladamente só temos algo conclusivo em uma medição de uma partícula quando notamos o ápice de interferência, assim temos um resultado. Se estendermos para uma molécula, em um tempo maior, temos algo de maior conclusão. Agora o que nos impede de contruir a mecânica quântica de modo compreenssível, é o princípio da complementariedade de Bohr, que não se aplica ao mundo newtoniano. Se passarnos este obstáculo, que me parece impossível, a mecânica quântica faria sentido (o que deve demorar a acontecer).
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Newtein 5th setembro 2008, 02:12

G. Grivott escreveu:

Mas pense que a Mecânica Clássica é um caso particular da Mecânica Quântica. A Mecânica Clássica vale até um certo limite (limite para baixas velocidades). Se necessitamos de uma Teoria para nos esclarecer sobre o comportamento das partículas constituintes da matéria é porque certamente esta teoria deve ser e é mais geral que as Teorias Clássicas que até então temos conhecimento.

Um abraço a todos.

Se consideras a mecânica clássica não valida pelo facto de a mecânica quântica ser uma teoria mais geral terás de considerar a mecânica quântica uma teoria não valida exactamente pelo mesmo motivo, pois a mecânica quântica não e uma teoria geral pois não cocegue descrever o macro cosmos correctamente.

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por G. Grivott 5th setembro 2008, 04:55

Newtein, em momento algum eu citei que a Mecânica Clássica não é uma teoria válida. Ela apenas é um caso particular da Mecânica Quântica pelo fato de que suas leis somente tem valor para os limites de baixa velocidade.
Por outro lado é possível sim descrever o mundo macroscópico através da MQ. Obviamente que o tratamento matemático utilizado não será o mesmo. Em vez de usarmos a Força F para descrevermos os fenômenos do Macro Cosmo, utilizaremos o conceito de Potencial (Eletrostático, Coulombiano, Degrau, entre outros). Na verdade a Força nada mais é do que o gradiente de um potencial. F=(NABLA)U(x,t). Na eq. d Schrodinger da MQ: H(Psi) = E(Psi)+U(x,t) vc pode verificar o que estou afirmando acima. O termo U(x,t) é o potencial. O termo E(Psi), refere-se ao postulado de Plank E=hf, ou seja, as energias possíveis que satisfazem as soluções da função de onda Psi somente assumem valores discretos (Princípio da Quantização da Energia). Já o termo H(psi) é o operador hamiltoniano do sistema (a energia propriamente dita).

Espero ter esclarecido um pouco melhor o meu post anterior.
Um abraço!

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Newtein 5th setembro 2008, 11:51

Sim mas quando eu disse que a mecânica quântica não serve para descrever o macro cosmos foi no sentido de explicar a gravidade e o movimento dos planetas.

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por G. Grivott 5th setembro 2008, 15:37

Newtein escreveu:Sim mas quando eu disse que a mecânica quântica não serve para descrever o macro cosmos foi no sentido de explicar a gravidade e o movimento dos planetas.

A Gravidade é uma força (FORÇA GRAVITACIONAL) e uma das 4 interações fundamentais da natureza (interação gravitacional, a interação eletromagnética, a nuclear fraca e a nuclear forte) e portanto está presente no micro e macro. O que acontece é que frente as forças Nuclear Forte e Nuclear Fraca percebidas no mundo das partículas (micro cosmos) a gravidade torna-se uma força que pode ser "desprezada".
Entendo você quando fala em movimento dos planetas. Não é oportuno extender este fenômeno explicado no século XIV por Johannes Kepler (1571 - 1628), para o tratamento físico-matemático da mecânica quântica, que teve sua origem no início do século passado XVIII (1900 com o trabalho de Plank). São quase 400 anos de diferença.
Para descrevermos Mov. dos Planetas, e o trabalho de Newton sobre a Gravitação, temos a MC.
Mas lembre-se que os trabalhos de Einstein referentes a UNIFICAÇÃo das interações fundamentais da natureza e que por sua vez ele acreditava que o levariam a uma lei (Força) maior que governaria "tudo", fracassou porque o Einstein não aceitava a MQ. E seus trabalhos apontavam para os resultados obtidos pela MQ.
Einstein pecou por seu DETERMINISMO. Mas foi brilhante por acreditar que era possível descrever a natureza em sua plenitude com simplicidade.

Um abraço!

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Carlos Costa 5th setembro 2008, 18:15

Já sabemos que a mecânica quântica não se aplica no mundo do macrocosmos.
A resposta que eu queria saber era se ela é válida no mundo do microcosmos. Será que é a teoria apropriada para descrever o comportamento da natureza ao nível dos átomos e núcleos atómicos, ou será que a mecânica quântica é apenas uma boa aproximação?...

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por G. Grivott 6th setembro 2008, 05:09

Carlos Costa escreveu:Já sabemos que a mecânica quântica não se aplica no mundo do macrocosmos.
A resposta que eu queria saber era se ela é válida no mundo do microcosmos. Será que é a teoria apropriada para descrever o comportamento da natureza ao nível dos átomos e núcleos atómicos, ou será que a mecânica quântica é apenas uma boa aproximação?...

Olá Carlos
Eu acredito que a MQ é a teoria mais apropriada para descrever o comportamento da natureza em nível nuclear. Os resultados experimentais confirmam a teoria. O que nos causa estranheza é o fato de a MQ ser uma teoria probabilistica. No entanto, existem outras teorias que não devemos desprezar, mas a mais fundamentada ainda é a MQ.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Carlos Costa 6th setembro 2008, 17:44

G. Grivott escreveu:Olá Carlos
Eu acredito que a MQ é a teoria mais apropriada para descrever o comportamento da natureza em nível nuclear. Os resultados experimentais confirmam a teoria. O que nos causa estranheza é o fato de a MQ ser uma teoria probabilistica. No entanto, existem outras teorias que não devemos desprezar, mas a mais fundamentada ainda é a MQ.
Olá Grivott

O carácter probabilistico da MQ não será apenas o resultado do desconhecimento das variáveis escondidas? A falta de informação não se deve a essas variáveis? Ou será que o principio da incerteza de Heisenberg é o responsável por as probabilidades caracteristicas da MQ? Qual é a tua opinião?

Abraço

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por G. Grivott 7th setembro 2008, 01:22

Carlos Costa escreveu:
G. Grivott escreveu:Olá Carlos
Eu acredito que a MQ é a teoria mais apropriada para descrever o comportamento da natureza em nível nuclear. Os resultados experimentais confirmam a teoria. O que nos causa estranheza é o fato de a MQ ser uma teoria probabilistica. No entanto, existem outras teorias que não devemos desprezar, mas a mais fundamentada ainda é a MQ.
Olá Grivott

O carácter probabilistico da MQ não será apenas o resultado do desconhecimento das variáveis escondidas? A falta de informação não se deve a essas variáveis? Ou será que o principio da incerteza de Heisenberg é o responsável por as probabilidades caracteristicas da MQ? Qual é a tua opinião?

Abraço

Carlos
Acredito que assim como na Teoria da Relatividade, quando Einstein mostrou que a simultaneidade não é de forma alguma um conceito absoluto, por exemplo, dois eventos separados que são simultâneos para um observador ocorre em tempos diferentes para outro observador em movimento relativo ao primeiro, da mesma forma ocorre na MQ. A determinação das variáveis posição e momento não podem ser determinadas com precisão maior que a permitida pelo princípio da incerteza, onde (delta)P(delta)x são da ordem de (h cortado/2). O simples fato de determinarmo uma variável causa incerteza na determinação da outra variável. Este é o motivo, na minha opinião, pelo qual Heinsenberg e Bohr optaram por dar um tratamento probabilistico aos fenômenos que ocorrem em nível fundamental.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Alcance 7th setembro 2008, 02:39

Olá pessoal,

eu não estava acompanhando o assutno que estavam discutindo, mas só queria dizer aqui que a fisica quantica é uma fisica "inventada". Ela não foi "descoberta" como a fisica classica. Veio de uma necessidade.

Abraços

_________________
"(...) A sabedoria do homem faz reluzir o seu rosto, e muda-se a dureza da sua face".(Eclesiastes 8:1)

“A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível.” (Albert Einstein)
Alcance
Alcance
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 29
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte/M.G.

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por G. Grivott 7th setembro 2008, 02:56

Alcance escreveu:Olá pessoal,
eu não estava acompanhando o assutno que estavam discutindo, mas só queria dizer aqui que a fisica quantica é uma fisica "inventada". Ela não foi "descoberta" como a fisica classica. Veio de uma necessidade.
Abraços

A ciência (conhecimento) surge da necessidade do ser humano em buscar respostas a sua própria evolução. A Física Moderna está ai a nos dar respostas as nossas próprias necessidades, assim como a física clássiva veio a dar respostas as necessidades do homem nos séculos passados. Voamos porque sentimos necessidade de voar (Física Clássica em prática com nosso amigo Santos Dumont e outros). Voamos hoje em dia com mais segurança porque sentimos necessidades em termos mais segurança ao voar e ai veio a invenção dos GPS e outros sistemas de segurança (Física Moderna - Mecânica Quântica).
A NECESSIDADE LEVA A DESCOBERTA.
É isto.
Um abraço!

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Será a mecânica quântica uma teoria válida? Empty Re: Será a mecânica quântica uma teoria válida?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos