Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Criado material que converte calor dos motores em electricidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criado material que converte calor dos motores em electricidade

Mensagem por Carlos Costa em 25th Julho 2008, 16:07


Joseph Heremans, da Universidade de Ohio

Cientistas norte-americanos inventaram um novo material termo-eléctrico que converte em electricidade o calor gerado pelo motor de um automóvel e desperdiçado em grande parte pelo escape, informa hoje a revista Science.

Os cientistas, da Universidade do Estado de Ohio, afirmam que o material tem o dobro da eficiência de qualquer outro existente no mercado e que a tecnologia pode também ser utilizada em geradores para lhes aumentar o rendimento.

Segundo Joseph Heremans, responsável pelo projecto no Departamento de Nanotecnologia da Universidade, a eficiência destes materiais termo-eléctricos pode ser medida pela quantidade de calor que convertem em electricidade a uma dada temperatura.

Nessa base, a maioria dos materiais usados em geradores termo-eléctricos convencionais tem um rendimento de 0,71 pontos. Em comparação, o novo material - composto de tálio, telúrio e chumbo - tem um nível de rendimento de 1,5 pontos.

Porém, sublinha o cientista, o mais importante é que o novo material é ainda mais eficiente entre os 230 e os 510 graus centígrados, que é o nível de temperatura em que operam sistemas como os motores dos automóveis.

De acordo com os Heremans, só 25 por cento da energia produzida por um motor de gasolina é usada para pôr em funcionamento um veículo e os seus acessórios, perdendo-se quase 60 por cento, a maior parte pelo escape do veículo.

A aplicação de um dispositivo termo-eléctrico poderia captar esse calor desperdiçado para o converter em electricidade, afirmou. "O material faz todo o trabalho. Produz energia eléctrica como os motores convencionais - a gás, gasolina ou gasóleo - mas usa electrões como fluidos em vez de água ou gases, e produz electricidade directamente", explicou.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://gaiaciencia.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum