Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Criado material que converte calor dos motores em electricidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criado material que converte calor dos motores em electricidade Empty Criado material que converte calor dos motores em electricidade

Mensagem por Carlos Costa em 25th Julho 2008, 16:07

Criado material que converte calor dos motores em electricidade 26943
Joseph Heremans, da Universidade de Ohio

Cientistas norte-americanos inventaram um novo material termo-eléctrico que converte em electricidade o calor gerado pelo motor de um automóvel e desperdiçado em grande parte pelo escape, informa hoje a revista Science.

Os cientistas, da Universidade do Estado de Ohio, afirmam que o material tem o dobro da eficiência de qualquer outro existente no mercado e que a tecnologia pode também ser utilizada em geradores para lhes aumentar o rendimento.

Segundo Joseph Heremans, responsável pelo projecto no Departamento de Nanotecnologia da Universidade, a eficiência destes materiais termo-eléctricos pode ser medida pela quantidade de calor que convertem em electricidade a uma dada temperatura.

Nessa base, a maioria dos materiais usados em geradores termo-eléctricos convencionais tem um rendimento de 0,71 pontos. Em comparação, o novo material - composto de tálio, telúrio e chumbo - tem um nível de rendimento de 1,5 pontos.

Porém, sublinha o cientista, o mais importante é que o novo material é ainda mais eficiente entre os 230 e os 510 graus centígrados, que é o nível de temperatura em que operam sistemas como os motores dos automóveis.

De acordo com os Heremans, só 25 por cento da energia produzida por um motor de gasolina é usada para pôr em funcionamento um veículo e os seus acessórios, perdendo-se quase 60 por cento, a maior parte pelo escape do veículo.

A aplicação de um dispositivo termo-eléctrico poderia captar esse calor desperdiçado para o converter em electricidade, afirmou. "O material faz todo o trabalho. Produz energia eléctrica como os motores convencionais - a gás, gasolina ou gasóleo - mas usa electrões como fluidos em vez de água ou gases, e produz electricidade directamente", explicou.

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum