Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Arrefecimento climático há 460 milhões de anos gerou «explosão da biodiversidade marina»

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Arrefecimento climático há 460 milhões de anos gerou «explosão da biodiversidade marina» Empty Arrefecimento climático há 460 milhões de anos gerou «explosão da biodiversidade marina»

Mensagem por Carlos Costa em 25th Julho 2008, 16:18

Arrefecimento climático há 460 milhões de anos gerou «explosão da biodiversidade marina» 26939
Estrela do mar do Ordoviciano Superior

Um arrefecimento climático ocorrido há 460 milhões de anos gerou uma "explosão da biodiversidade marina", segundo um estudo apresentado hoje sobre o período Ordoviciano, época relacionada com a origem e evolução de novos tipos de animais invertebrados.

A investigação, de um grupo de cientistas franceses e australianos, contraria a ideia de que, no período Ordoviciano, a Terra estava submetida a um "super efeito de estufa". O progressivo arrefecimento da água do mar coincidiu, segundo os autores do estudo, com uma multiplicação (por três ou por quatro) do número de espécies e de famílias de seres vivos.

O aumento da biodiversidade traduziu-se também na ocupação dos fundos marinhos por diversas espécies e na formação dos primeiros recifes de coral, indicou o Centro Nacional de Investigação Cientifica de França (CNRS), em comunicado.

Este episódio ocorreu no período Ordoviciano Superior, há cerca de 460 milhões de anos, quando as temperaturas atingiam níveis comparáveis às que se registam actualmente nas regiões equatoriais.

O grupo de investigadores demonstrou que no início desse período (há 480 milhões de anos), as altas temperaturas da água do mar (45 graus) impediam o desenvolvimento de organismos vivos complexos.

O arrefecimento das águas do mar e da atmosfera originou uma alteração climática global que, segundo as conclusões do estudo, permitiu “a entrada na modernidade” dos seres vivos, ao diversificarem-se e tornarem-se mais complexas as suas estruturas.

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum