Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Phoenix confirma água em Marte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Phoenix confirma água em Marte Empty Phoenix confirma água em Marte

Mensagem por Carlos Costa em 1st Agosto 2008, 23:36

Uma das maiores descobertas dos últimos anos! Smile

Há água em Marte. As análises de laboratório realizadas na sonda exploradora "Phoenix" confirmaram a existência do líquido essencial à existência de vida no planeta Marte, informou a NASA.

Um comunicado da agência espacial norte-americana indica que o braço robótico da sonda depositou na quarta-feira nos instrumentos uma amostra de solo na qual foram identificados vapores de água.

"Temos água" em Marte, afirmou William Boynton, responsável pelo analisador termal da "Phoenix" na Universidade de Arizona. Segundo o cientista, esta é a primeira prova concreta e segura da presença do líquido no planeta.

Acrescentou que tinham já sido detectados indícios de água congelada em observações feitas pela nave Mars Odyssey e que outros se diluíram ao serem observados pela "Phoenix" no mês passado. "Mas esta é a primeira vez que é tocada e analisada água marciana", sublinhou numa conferência de imprensa.

A amostra em que se confirmou a presença de água foi extraída de uma perfuração de cerca de cinco centímetros no solo marciano onde o braço robótico deparou com uma dura camada de material congelado.

Ao ficar exposta durante dois dias ao ambiente marciano, a água que continha começou a evaporar-se, o que facilitou a sua observação - refere o comunicado. "Marte está a dar-nos algumas surpresas", comentou peter Smith, investigador principal da missão.

A sonda exploratória Phoenix desceu a 25 de Mio na região do pólo norte marciano para uma missão de três meses que terminava em Agosto. Todavia, devido aos êxitos alcançados, a missão foi prolongada até 30 de Setembro.

"Como a Phoenix está de boa saúde e também são boas as projecções no que se refere à sua energia solar, queremos aproveitar este recurso num dos pontos mais interessantes do planeta", afirmou Michael Meyer, cientista do programa de exploração de Marte.

_________________
http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 36
Localização : Porto, Portugal

http://cosmosazul.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum