Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Portugal com duas menções honrosas nas Olimpíadas Internacionais de Física

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Portugal com duas menções honrosas nas Olimpíadas Internacionais de Física

Mensagem por Carlos Costa em 4th Agosto 2008, 18:48


Equipa Portuguesa: Diana e João ostentam as menções honrosas

A equipa de cinco estudantes portugueses do 12º Ano que competiu na XXXIX Olimpíada Internacional de Física IPhO’08, no Vietname, conquistou duas menções honrosas, anunciou hoje a Universidade de Coimbra, onde o grupo foi treinado.

As menções honrosas foram atribuídas a João Carlos Fernandes Serôdio, do Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, e a Diana Inês Lopes Amaro, da Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco. A olimpíada decorreu em Hanói, de 20 a 29 de Julho, contou com a participação de 376 estudantes de 82 países e teve como campeão absoluto Longzhi Tan, estudante da China.

Os jovens são submetidos a uma prova teórica e outra experimental de Física, que este ano foram “mais difíceis” do que nas edições anteriores, disse à Lusa Fernando Nogueira, um dos professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) que acompanhou a equipa portuguesa. "De uma maneira geral, as notas foram mais baixas, em média, seis valores”, acrescentou.

Tomás Fidelis Nogueira (E.S. José Estêvão, Aveiro), Catarina de Oliveira Pinho (E.S. Ferreira Dias, Cacém) e Diana Filipe dos Santos Loupa Melancia (Externato Frei Luís de Sousa, Almada) foram os restantes elementos da equipa portuguesa. Estes jovens, realçam os docentes da FCTUC que os acompanharam, “trabalharam arduamente ao longo do ano e os prémios obtidos são um merecido reconhecimento do seu esforço”.

O grupo que participou em Hanói inclui os melhores cinco classificados, de um grupo de nove, na selecção nacional. Os restantes quatro irão participar nas Olimpíadas Ibero-Americanas 2008, a decorrer de 28 de Setembro a 03 de Outubro, no México.

A melhor prestação global portuguesa de sempre na Olimpíada Internacional de Física foi em 2006, com a conquista das medalhas de ouro, prata e duas de bronze. Os estudantes foram treinados na escola Quark de física para jovens, que veio suceder, este ano, à escola de treino olímpica de Física, a funcionar há cerca de 15 anos no Departamento de Física da FCTUC.

A escola recebe ao longo do ano lectivo, uma vez por mês, os melhores alunos de Física dos 11º e 12º anos de todo o país, que aproveitam um fim-de-semana para adquirir novos conhecimentos. “Durante um fim-de-semana inteiro, eles têm aulas de tópicos de Física que não são cobertos pelos programas curriculares (do 11º e 12º), fazem trabalhos experimentais e outras actividades sempre à volta do tema da Física”, disse Fernando Nogueira.

Este ano, a Quark recebeu 45 alunos de escolas secundárias de vários pontos do país.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum