Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bosão de Higgs

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Bosão de Higgs

Mensagem por Newtein 14th agosto 2008, 23:18

Em geral, um campo em Física tem uma partícula associada. Por exemplo o campo electromagnético tem associada a partícula (de luz, visível ou invisível) a que chamamos fotão. Também deverá haver uma partícula (bosão Higgs) associada ao campo de Higgs. Descobrir esta partícula permitirá decidir sobre a hipótese da origem de massa das partículas no universo residir na interacção dessas partículas com o campo de Higgs . Este pode permear o espaço onde as partículas se movem. Assim, tal como acontece macroscópicamente, quando um objecto dentro de um líquido sente forças de viscosidade e tem mais dificuldade em deslocar-se, o campo de Higgs pode gerar a massa das partículas que viajam nesse espaço. Compreender a massa das coisas à nossa volta permite finalmente entender a estrutura e tamanho das mesmas: se a massa do electrão fosse mais pequena, por exemplo, átomos, moléculas, tudo, de um grão de poeira à maior galáxia, passando pelo sistema solar e por nós mesmos, seria tudo muito maior(*). E sem massa o universo não poderia mesmo organizar-se, consistindo num enxame confuso de partículas ziguezagueando velozmente à velocidade da luz.

Em 1993, o ministro da Ciência do Reino Unido, William Waldegrave, desafiou os físicos a responder, apenas numa página, à pergunta "O que é o bosão Higgs e porque é que o queremos encontrar?" As quatro respostas que ganharam o desafio foram publicadas pela Physics World, vol. 6, número 9.

Conheça essas respostas em: http://www.phy.uct.ac.za/courses/phy400w/particle/higgs.htm

(*) Por lapso, na edição impressa da "Gazeta" aparece "seria tudo muito mais pequeno", em vez de "seria tudo muito maior".
Fonte: http://multimedia-gallery.web.cern.ch
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por G. Grivott 12th setembro 2008, 03:24

Muito interessante a explanação acima.
Acho que detectarem o Bosão de Higgs é só uma questão de tempo.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Newtein 13th setembro 2008, 22:50

Tambem acho que isso ira acontecer ainda para mais com as expereincias que se realizaram no LHC

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 18th outubro 2011, 21:46

Fim de jogo para o bóson de Higgs?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/10/2011

Bosão de Higgs 010130111018-bosonspray

Um bóson Z, uma possível cria de um bóson Higgs, decai em dois elétrons (verde) e dois múons (vermelho).[Imagem: CERN]

A massa da matéria

A peça fundamental que está faltando para o modelo da física de partículas está ficando sem lugar para se esconder.

Acostumados com um apregoado "estudo objetivo da matéria", é quase de espantar que ninguém saiba até hoje o que dá "materialidade" à matéria - até agora, tudo o que os físicos conseguiram encontrar não se distancia muito de um mar de energia.

A peça que está faltando - pelo menos até agora vista como uma peça única - é o famoso bóson de Higgs, já chamada de Partícula de Deus porque se atribui a ela a capacidade de dar massa a toda a matéria.

Data marcada

A localização do bóson de Higgs era um dos resultados mais esperados do Grande Colisor de Hádrons, o LHC, o maior experimento científico da história.

Mas os milhares de físicos trabalhando nos diversos detectores do LHC já descartaram a maior parte das faixas de massa que o bóson de Higgs poderia ter, deixando apenas um estreito segmento ainda a ser pesquisado.

"Se ele existir, ele estará lá. E, se não estiver, saberemos que [o bóson de Higgs] é ficção científica por volta do mês de Dezembro," afirma Vivek Sharma, da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Sharma é coordenador da equipe internacional que procura o bóson de Higgs no detector CMS, um dos dois maiores instrumentos do LHC - o outro é o Atlas.

Bóson de Higgs

Acelerando prótons ao longo dos 27 quilômetros do anel do LHC, e fazendo-os colidir uns com os outros, os cientistas recriam as condições que se acredita existirem no nascimento do Universo.

Nessas colisões, o bóson de Higgs - se ele realmente existir - deveria aparecer e rapidamente decair em outras partículas mais familiares e facilmente detectáveis pelo CMS e pelo ATLAS.

O problema é que essas colisões já foram feitas e analisadas na maior parte das faixas de massa que o bóson de Higgs poderia ter. E todas foram eliminadas com uma confiabilidade de 95%.

Agora só resta a estreita faixa entre 114 e 145 GeV (giga-elétron volts, uma medida de massa).

Nas próximas semanas, os cientistas vão terminar de coletar e analisar cerca de duas vezes mais dados do que analisaram para eliminar as outras faixas de massa - a coleta de dados deverá estar terminada até o final de Outubro.

"Estamos entrando agora em uma fase muito entusiasmante na caça pelo bóson de Higgs," disse Sharma.

O que há no horizonte

E, se antes do início dos experimentos, os físicos pensavam em termos de "Onde o bóson de Higgs será encontrado?", agora a questão que paira no ar é "Será que o bóson de Higgs existe mesmo?"

Qualquer que seja a resposta, será uma resposta histórica: "De uma forma ou de outra, estaremos frente a frente com uma grande descoberta. E isto estará decidido até o final do ano," reafirma Sharma.

Mas, e se o bóson de Higgs não for encontrado? Então, uma série de hipóteses e novas teorias, que hoje são ditas alternativas, ou especulativas, passarão a receber muito mais atenção.

E os físicos se sentirão encorajados a apresentar ideias ainda mais extravagantes.

Não poderia ser diferente. A história mostra que nenhuma nova teoria ganhou aceitação da comunidade científica sem antes passar pelas provas de fogo do descrédito e do tempo, essencial para que elas sejam "digeridas".

fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fim-jogo-boson-higgs&id=010130111018
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4044
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 12th dezembro 2011, 22:01

Bóson de Higgs: LHC anunciará seu resultado mais esperado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/12/2011

Boatos científicos

Nesta terça-feira, o CERN, instituição responsável pelo LHC, vai anunciar os tão esperados resultados sobre a busca do bóson de Higgs.

Com centenas de cientistas em cada um dos experimentos, é virtualmente impossível manter segredo dos resultados.

Nos últimos três dias, boatos inundaram os blogs de física, incluindo aqueles mantidos por cientistas.

E, a medir por esses boatos, parece que o anúncio do CERN pouco fará além de adiar a questão.

Sinais insuficientes

Parece que os resultados dos detectores CMS e Atlas não são capazes nem de comprovar a existência do Bóson de Higgs e nem de descartá-la.

Talvez seja por isso que as duas equipes farão anúncios separados de suas conclusões.

Os rumores indicam que os cientistas encontraram indícios do bóson de Higgs em uma massa de 125 giga elétron-volts, cerca de 133 vezes a massa de um próton - bem no meio da estreita faixa que lhe restava:

Fim de jogo para o bóson de Higgs?

O problema é que, continuam os rumores, a certeza estatística desses indícios, encontrados pela equipe do detector CMS, alcançam apenas 3,5 sigmas, quando são necessários 5 sigmas para que os físicos aceitem o evento como uma descoberta.

Por outro lado, parece que o detector Atlas não encontrou sinal nenhum.

Bóson de Higgs?

O bóson de Higgs é o último membro desconhecido do modelo padrão da física de partículas, a teoria que descreve como as partículas e as forças interagem.

Acredita-se que seja essa partícula misteriosa que dê massa a todas as outras partículas, embora o modelo padrão não preveja o quanto o bóson de Higgs pesa.

Ou seja, sem o bóson de Higgs não conseguimos explicar porque a matéria é matéria, já que as partículas identificadas não possuem massa suficiente - é por isso que ela é chamada de Partícula de Deus.

E, como nada se materializa segundo o modelo padrão, o que resta é um desafiante caminho aberto, que os cientistas convencionaram chamar de "nova física" - se os modelos atuais não explicam a realidade como seria de se esperar, será necessário elaborar novas teorias.

Mas, por enquanto, são apenas rumores.

Talvez seja melhor esperar até amanhã para confirmamos se os físicos terão que realmente partir para uma viagem para onde nenhum físico jamais foi antes.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4044
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Xevious 13th dezembro 2011, 01:36

Algo que seria tão presente no Universo..
Tanto que ocuparia até o lugar mais vazio que podessemos encontrar.
Não deveria ser assim tão raro..

Eu tenho uma outra teoria a respeito, mas em sentido totalmente ao contrário.
Não seria algo assim tão pequeno, mas "grande", pelo menos em termos atômicos.. mas muito 'disperso' e por isto mesmo seria pouco perceptível..

E mais.. seria "onipresente" no universo, a verdadeira constituição do universo, e por isto, teríamos dificuldade de observa-lo, afinal tudo que conhecemos estaria contido nele.

No caso, estou falando da partícula, ou oq for, que seja responsável pela gravidade.

Esta que estão para anunciar, pode ser só mais uma, mas não exatamente a que tanto queremos encontrar..

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Carlos Costa 13th dezembro 2011, 18:00

Não foi confirmada nem refutada a existência do bosão de Higgs. A equipa do LHC afirmou que a confirmação ou refutação deste bosão acontecerá provavelmente em 2012, no intervalo de massa dos 116 a 130 GeV (Giga elétron-volts). Parece que encontraram um sinal promissor nos 125 GeV.

Clique aqui para mais informações.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 20th dezembro 2011, 20:58

Director de Investigação Científica do CERN na UE

Procura do Bosão de Higgs? Que futuro?

No âmbito da rede IDPASC, decorreu na Universidade de Évora, um encontro para especialistas sobre o tema matéria escura, na qual esteve presente o director de investigação científica do CERN, Prof. Sergio Bertolucci. Durante a conferência entre outras comunicações, foram apresentados os principais resultados obtidos pelas experiências instaladas no CERN durante o ano corrente, e o que está previsto fazer-se nos próximos anos.

O Prof. Gigi Rolandi, investigador do CERN deu uma palestra sobre o tema “Dark Matter searches at the LHC” e apresentou ainda os resultados das experiências ATLAS e CMS, os quais são usados para fundamentar a existência do Bosão Higgs. Embora os resultados obtidos sejam promissores, o significado estatístico do sinal obtido nas duas experiências é muito pequeno, e será necessário que ATLAS e CMS produzam mais resultados para se poder confirmar ou rejeitar definitivamente a existência da partícula Higgs no intervalo de massas entre 115 a 130 GeV. O Professor Roland diz: “More data are needed to understand the nature of the excess of events seen by ATLAS and CMS below 127 GeV” (1 GeV é equivalente à massa do protão). A existência de um Bosão de Higgs com uma massa neste intervalo de valores é consistente com o mais popular modelo da física das partículas, chamado, modelo supersimétrico de física de partículas ou abreviadamente SUSY (super–symmetric model of particle physics), o qual é uma extensão mais simples do modelo padrão de partículas e interacções fundamentais.

Na sequência desta comunicação o Prof. Sergio Bertolucci fez uma palestra onde apresentou o programa de experiências prevista no CERN para o próximo ano. O Director Científico do CERN informou que com o aumento significativo na recolha de dados pela experiências actualmente a funcionar no LHC, até ao inicio de 2013 vai ser possível de forma definitiva sabermos se o Bosão de Higgs com uma massa próxima do 125 GeV existe ou não. Além disso ele informou que está ainda previsto, num futuro próximo, colisões protão protão a energias mais elevadas o que poderá levar à descoberta de novas partículas, nomeadamente, partículas fundamentais que possam explicar o problema da matéria escura.

Referindo-se às recentes medições da velocidade de neutrinos pela colaboração OPERA (Oscillation Project with Emulsion- Racking Apparatus), os quais parecem se deslocar a uma velocidade superior à da luz no vácuo, o Prof. Sergio Bertolucci informou que outras experiências a nível europeu e internacional estão a ser organizadas com o objectivo de validar ou rejeitar estas medições.

fonte:

http://www.ueline.uevora.pt/Canais/%28canal%29/2/%28item%29/1323http://www.ueline.uevora.pt/Canais/%28canal%29/2/%28item%29/1323


Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 4th julho 2012, 11:13, editado 2 vez(es)
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4044
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 23rd dezembro 2011, 10:49

LHC descobriu uma nova partícula subatómica

O maior acelerador de partículas do Mundo, o Large Hadron Collider, situado na fronteira franco-suíça, célebre pela busca do bosão de Higgs, permitiu a descoberta de uma outra partícula subatómica cuja existência estava prevista pelos teóricos.

De acordo com um grupo de investigadores britânicos, cujas conclusões foram publicadas esta quinta-feira, o bosão "chi b(3P)" foi detectado fazendo colidir protões no colisionador da Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN).

"Agora que as pessoas se interessam pelo bosão de Higgs, que, acreditamos, dá a sua massa às partículas e poderá ter começado a revelar a sua presença, muita da massa dos objectos de todos os dias tem origem na força forte que estudamos utilizando o chi b", afirma em comunicado Roger Jones, da Universidade de lancaster, no Reino Unido, e que participa na experiência ATLAS do LHC.

O bosão "chi b (3P)", cuja descoberta é apresentada no site científico de pré-publicação arXiv, é composto por uma partícula e por uma antipartícula bastante pesadas: o quark beleza e o antiquark correspondente.

Seis tipos de quarks ("top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down") integram os tijolos elementares da matéria, como o electrão e os seus grandes irmãos (muão e tau) e três formas de neutrinos.

Estas doze partículas de matéria (às quais se juntam outras tantas partículas de antimatéria, como antiquarks, etc) interagem entre elas por intermédio de mensageiros, os bosões.

fonte:

Jornal de Notícias
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2202731

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4044
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 4th julho 2012, 11:11

Cientistas descobrem 'pista' do que pode ser a ‘partícula de Deus’; entenda

BBC

Experimento é considerado crucial para a compreensão da formação do Universo

Cientistas do Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) anunciaram nesta quarta-feira terem descoberto uma nova partícula subatômica que pode ser o tão procurado Bóson de Higgs, conhecido como a "partícula de Deus" e considerado crucial para entender a formação do Universo.
"Confirmo que uma partícula foi descoberta e é consistente com a teoria do Bóson de Higgs", declarou John Womersley, executivo-chefe do Conselho de Ciência e Tecnologia em Londres, que está trabalhando com o Cern.

Bosão de Higgs 111213124014_higgs_bozon_304x171_bbc

O resultado foi considerado preliminar, mas um indicativo "forte e sólido" da partícula. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para comprovar que o que eles viram é de fato a partícula de Higgs.

Os cientistas alegam ter encontrado uma "curva" nos dados sobre as variações de massa das partículas geradas no imenso acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons. Essa "curva" corresponde a uma partícula que pesa 125,3 gigaelectronvolts (Gev) - cerca de 133 vezes mais pesada do que o próton existente no âmago de cada átomo.

O que não se sabe é se a partícula descoberta é realmente o Bóson de Higgs, uma variante ou uma partícula subatômica completamente nova, que leve a reformulações das teorias sobre a formação da matéria.

"É de fato uma nova partícula. Sabemos que deve ser um bóson, e o bóson mais pesado já conhecido", disse o porta-voz dos experimentos, Joe Incandela. "As implicações são significativas, e é justamente por isso que precisamos ser diligentes em nossos estudos e checagens."

Entenda o que são as pesquisas e sua importância:

O que é o Bóson de Higgs?

Segundo teorias da Física que aguardam comprovação definitiva, Higgs é uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo.
Existe uma teoria quase completa sobre o funcionamento do Universo, com todas as partículas que formam os átomos e moléculas e toda a matéria que vemos, além de partículas mais exóticas. Esse é o chamado Modelo Padrão.
Mas há um "buraco" na teoria: ela não explica como todas essas partículas obtiveram massa. A partícula de Higgs, cuja teoria foi proposta inicialmente em 1964, é uma explicação para tentar preencher esse vácuo.
Segundo o Modelo Padrão, o Universo foi resfriado após o Big Bang, quando uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou-se junto de partículas associadas, os Bósons de Higgs, transferindo massa para outras partículas fundamentais.

Por que a massa é importante?


Bóson de Higgs pode preencher o 'buraco' na teoria chamada de Modelo Padrão
A massa é simplesmente uma medida de quanto qualquer objeto - uma partícula, uma molécula, um animal - contém em si mesmo. Se não fosse pela massa, todas as partículas fundamentais que compõem os átomos e os animais viajariam pelo cosmos na velocidade da luz, e o Universo como o conhecemos não seria agrupado em matéria.
A teoria em questão propõe que Campo de Higgs, permeando o Universo, permite que as partículas obtenham massa. Esse processo pode ser ilustrado com a resistência que um corpo encontra quando tenta nadar em uma piscina. O Campo de Higgs permeia o Universo como a água enche uma piscina.

Como se sabe que o Higgs existe?

A caça ao Higgs é uma das razões que levaram à construção do imenso acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), do Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), na Suíça. A primeira vez que se falou da partícula foi em 1964, quando seis físicos, incluindo o escocês Peter Higgs, apresentaram uma explicação teórica à propriedade da massa.

O Modelo Padrão é um manual de instruções para saber como funciona o cosmos, que explica como as diferentes partículas e forças interagem. Mas a teoria sempre deixou uma lacuna - ao contrário de outras partículas fundamentais, o Higgs nunca foi observado por experimentos.
Agora, os pesquisadores do Cern dizem que descobriram uma partícula que pode ser o Bosón de Higgs, mas destacam que mais pesquisas são necessárias para confirmar a descoberta.

Como os cientistas buscam o Bóson de Higgs?

Ironicamente, o Modelo Padrão não prevê a existência de uma massa exata para o Higgs. Aceleradores de partículas como o LHC são utilizados para pesquisar a partícula em um intervalo de massas onde ela possa estar.
O LHC esmaga dois feixes de prótons próximos à velocidade da luz, gerando uma série de outras partículas. É possível que o Higgs nunca seja observado diretamente, mas os cientistas esperam que ele exista momentaneamente nessa "sopa" de partículas. Se ele se comportar como os pesquisadores esperam que ele se comporte, pode se decompor em novas partículas, deixando um rastro de provas de sua existência.

Quais evidências os cientistas podem encontrar?

O Bóson de Higgs é instável. Caso seja produzido a partir das bilhões de colisões no LHC, o bóson rapidamente se transformará em partículas de massa menor e mais estáveis. Serão essas partículas os indícios que os físicos poderão usar para comprovar a existência do bóson, que aparecerão como ligeiras variações - como a anunciada nesta quarta - em gráficos usados pelos cientistas. Portanto, a confirmação se dará a partir de uma certeza estatística.
E se o Bóson de Higgs não for encontrado?

Caso se comprove que o Bóson de Higgs não existe, a teoria do Modelo Padrão teria de ser reescrita. Isso poderia abrir caminho para novas linhas de pesquisa, que podem se tornar revolucionárias na compreensão do Universo, da mesma forma que uma lacuna nas teorias da Física acabou levando ao desenvolvimento das teses da mecânica quântica, há um século.

fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/07/120704_entenda_higgs_atualiza_pai.shtml

Comentários

O último parágrafo parece muito interessante... Very Happy

Mas, se os cientistas encontrarem, de fato, a partícula de Deus, eles serão promovidos a Sacerdotes da Era Moderna Razz

Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4044
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por rodrigo torri de araujo 4th julho 2012, 21:29

Espero que a comunidade cientifica envolvida nas interpretações dos achados do LHC não associem a alguns achados a existência do Bóson de Higgs.

Vejo o Modelo Padrão muito confuso, quando um novo modelo mais simples e elucidativo seria muito bem vindo.

O meu questionamento se refere mais as questões conceituais de como descrever o que estamos a observar.

O Modelo Padrão descreve e prediz com perfeição, mas carece de um convencimento maior.

Acredito que há sim a necessidade de revermos nossos conceitos de matéria, ondas, forças e ao que referenciamos como ao espaço.

A não inclusão das forças gravitacionais no Modelo Padrão é um indicativo irrefutável de que ainda há muito para se fazer a fim de obtermos um modelo de fato efetivo.

Comemorarmos sucesso agora seria muito precipitado e bem provavelmente sujeito a retrocessos.


Última edição por rodrigo torri de araujo em 4th julho 2012, 22:05, editado 1 vez(es)

rodrigo torri de araujo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 58
Localização : Belo Horizonte

http://rodrigotorri@terra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Chuck Norris 4th julho 2012, 22:04

Mais um dia histórico para a Física ! Esta descoberta vem, de certa forma, justificar cada cêntimo investido no CERN.

De qualquer das maneiras, não creio que esta confirmação seja de todo 'revolucionária'. Seria bastante mais problemático para os Físicos senão se tivesse encontrado esta partícula. Assim, continuamos a percorrer o caminho para o profundo conhecimento subatómico.

Chuck Norris
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 4th julho 2012, 22:29

Acharam mesmo, Chuck?

Até o momento, estão chegando bem perto!

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4044
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Chuck Norris 4th julho 2012, 22:31

Jonas Paulo Negreiros escreveu:Acharam mesmo, Chuck?

Até o momento, estão chegando bem perto!

100% ainda não. Mas, na minha opinião, os 5 sigma dizem-nos que efectivamente é o Bosão de Higgs.

Chuck Norris
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 5th julho 2012, 11:44

Se a partícula divina for descoberta, Deus será "provado" pelo determinismo estatístico Shocked .

Sinceramente, Chuck, acho que isto nunca vai acontecer.
Deus é muito maior que os limites da física e matemática!

Tenho uma séria desconfiança sobre aceleradores. Na década de 1970, havia uma corrida louca entre EUA e URSS, em busca do acelerador mais potente.

Como gastaram muita grana e tiveram pouco retorno com essas máquinas, a corrida terminou.

O colisor LHC foi construído para achar o Bóson de Higgs.

A história do colisor não tem sido muito feliz: queimou vários circuitos nos primeiros testes, ficou muitos meses em manutenção.

No recente episódio dos neutrinos, o LHC falhou mais uma vez.

Como confiar numa máquina dessas?

Pela minha desconfiança, o objetivo principal da direção do CERN é manter muita gente empregada.

"Pincei" esta nota do Portal BOL:

Os responsáveis do CERN decidiram ontem prolongar o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC) durante mais três meses para recolher uma maior quantidade de dados e poder analisar as propriedades da nova partícula com mais detalhe e precisão.

O LHC deveria ser desligado no terceiro trimestre deste ano, mas agora seguirá pelo menos até o final de 2012 para tentar confirmar com toda certeza a descoberta do Bosón de Higgs.

Essa partícula permite resolver diversas incertezas científicas sobre a formação do universo e aumenta a compreensão sobre a formação da massa.


Tire suas conclusões...
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4044
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Gauss 5th julho 2012, 14:21

Rodrigo Torri de Araujo, não poderia concordar mais consigo.

Vou manter até à prova mais conclusiva de que este bosão não existe, por imensos factores, sendo o mais decisivo o facto do modelo padrão ser um cargueiro furado, remendado com partículas elementares em tudo o que é sítio, não explicando sequer o que é o mar.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por rodrigo torri de araujo 5th julho 2012, 14:30

Concordo com o Jonas Paulo no que se refere à necessidade gritante do LHC em justificar os valores investidos no mesmo.

O que faz com que descobertas advindas deste sejam vistas com uma maior desconfiança.

Acredito que a grande contribuição do LHC será no sentido de nos fornecer indícios de que estamos no caminho errado na forma em que descrevemos o universo.

A iniciar pela própria nomenclatura do projeto: “Aceleradores de Partículas”.

Como já mencionei em textos anteriores ao que observamos como partículas seriam conglomerados formados em ultima análise por unidades de ondas de propriedades corpusculares a se propagarem em um meio onde este meio seria o próprio vácuo.

Tentar descrever como partícula o que de fato é uma onda e nem mesmo levantar a possibilidade da existência de um meio em nosso universo, faz com que tais descrições apresentem-se tão confusas e inconclusivas.

Minha torcida é para que não se defina como ao Bóson de Higgs a alguns achados nos resultados dos experimentos do LHC, pois se assim o fizer, acredito sim que estaremos caminhando a um entrave no desenvolvimento da ciência como um todo.

rodrigo torri de araujo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 58
Localização : Belo Horizonte

http://rodrigotorri@terra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Xevious 5th julho 2012, 14:48

rodrigo torri de araujo escreveu:Tentar descrever como partícula o que de fato é uma onda e nem mesmo levantar a possibilidade da existência de um meio em nosso universo, faz com que tais descrições apresentem-se tão confusas e inconclusivas.
Mas existiria este "meio" que é o "Campo de Higgs"

pra tentar entender melhor o tal do Boson de Higgs me deparei com esse elemento pouco falado mas pra mim muitíssimo mais interessante que é o conceito de "Campo de Higgs" que seria um campo que permearia todo universo, daria propriedade de Massa as partículas e .. lhes serviria como "meio" de propagação..

Eu também não acho muito válido este tipo de experimento, pois ele é anarquico, não é preciso, mas afinal parece ser o máximo que podemos fazer com a tecnologia atual.

O ideal, acredito eu, seria tentar compor as partículas que acreditamos que existam teoricamente, mas compô-las precisamente, através de seus componentes.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por rodrigo torri de araujo 5th julho 2012, 17:45

Xevious:

Concordo com você, de fato o que mais se aproxima da concepção de um meio é o Campo de Higgs, e fazendo-se uma analogia, as Funções de Ondas estariam para o Campo de Higgs assim como um peixe estaria para a água de um lago.

No entanto a idéia que tenho de um meio é um pouco mais abrangente, ou seja:

As Funções de Ondas estariam para o seu meio assim com uma onda na superfície de um lago estaria para a á água deste lago.

É diferente acreditar que as Funções de Ondas estarem a provocar distorções em seu meio assim como estaria a acontecer no Campo de Higgs, do que visualizar que a própria distorção em um meio seria as Funções de Ondas.

Seria o equivalente ao que se fazia em meados do século XIX quando se acreditava que existia um meio (Meio Luminífero) dotado de alguma natureza especifica a coabitar o espaço juntamente com a matéria a servir de substrato para a propagação da luz.

Acredito que a luz seja formada de unidades de ondas de propriedades corpusculares a se propagarem por um meio onde este meio seria o próprio vácuo.

rodrigo torri de araujo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 58
Localização : Belo Horizonte

http://rodrigotorri@terra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Chuck Norris 5th julho 2012, 20:39

Jonas Paulo Negreiros escreveu:Se a partícula divina for descoberta, Deus será "provado" pelo determinismo estatístico Shocked .

Sinceramente, Chuck, acho que isto nunca vai acontecer.
Deus é muito maior que os limites da física e matemática!

Tenho uma séria desconfiança sobre aceleradores. Na década de 1970, havia uma corrida louca entre EUA e URSS, em busca do acelerador mais potente.

Como gastaram muita grana e tiveram pouco retorno com essas máquinas, a corrida terminou.

O colisor LHC foi construído para achar o Bóson de Higgs.

A história do colisor não tem sido muito feliz: queimou vários circuitos nos primeiros testes, ficou muitos meses em manutenção.

No recente episódio dos neutrinos, o LHC falhou mais uma vez.

Como confiar numa máquina dessas?

Pela minha desconfiança, o objetivo principal da direção do CERN é manter muita gente empregada.

"Pincei" esta nota do Portal BOL:

Os responsáveis do CERN decidiram ontem prolongar o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC) durante mais três meses para recolher uma maior quantidade de dados e poder analisar as propriedades da nova partícula com mais detalhe e precisão.

O LHC deveria ser desligado no terceiro trimestre deste ano, mas agora seguirá pelo menos até o final de 2012 para tentar confirmar com toda certeza a descoberta do Bosón de Higgs.

Essa partícula permite resolver diversas incertezas científicas sobre a formação do universo e aumenta a compreensão sobre a formação da massa.


Tire suas conclusões...

Atenção que eu não disse em lado nenhum que Deus poderia ser provado cientificamente, nem sequer sei onde foste tal afirmação naquilo que eu disse.

Quanto ao resto... bem, estou em profundo desacordo. Primeiro que tudo no caso do neutrino, nunca foi confirmado por ninguém do CERN que os neutrinos efectivamente se deslocavam a uma velocidade superior à da Luz, apenas foi sugerido, tendo em conta os dados recolhidos. Após novas medições, ficou explícito que tinha havido um erro num detector, tudo normal portanto.

Quanto ao Higgs, os dados estão à vista de todos, a haver algum erro ou manipulação por parte do CERN, ele poderá facilmente ser detectado por todos, o que duvido que aconteça. Quanto ao facto de irem prolongar as experiências relativas ao Higgs é normalíssimo. Relembro que o LHC iria ser 'desligado' durante 2 anos para se conseguir aumentar a sua potência... Ora, tendo em conta que o Bosão já foi encontrado nesta gama de energias, não se torna necessário proceder a esta mudança no imediato. Como é óbvio, irá-se aproveitar para fazer mais experiências, pois afinal de contas, o nível de confiança ficou-se pelos 5 sigma.. Mais dados poderão aumentar este nível de confiança e acabar com qualquer tipo de dúvidas quanto à confirmação do Bosão de Higgs.

Chuck Norris
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Bosão de Higgs Empty Re: Bosão de Higgs

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos