Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Universos Paralelos atraem físicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Universos Paralelos atraem físicos

Mensagem por Carlos Costa em 30th Dezembro 2007, 23:18

Popularizada por obras de ficção científica como "Jornada nas Estrelas" ou então pelo recente filme "A Bússola de Ouro", primeira parte da trilogia escrita por Philip Pullman, o conceito dos universos paralelos despertada um grande interesses por parte dos mais sérios cientistas do planeta.

"A idéia de vários universos simultâneos é mais do que uma invenção fantástica. Parece natural em várias teorias e merecer ser levada em conta", afirma o astrofísico Aurélien Barrau no número de dezembro da revista Cern Courier, publicada pela Organização Européia para a Pesquisa Nuclear.

"Estes universos múltiplos não são apenas teoria, e sim as conseqüências de teorias elaboradas para responder a questões de física das partículas ou da gravitação. Muitos problemas centrados na física teórica encontram assim uma explicação natural", resume o cientista do Laboratório de Física Subatômica e Cosmologia.

"Nosso universo seria apenas uma ilhota insignificante dentro de um imenso 'multiverso' infinitamente vasto e diversificado? Se for verdade, isso pode ser para o homem, que durante muito tempo acreditou que era o centro do mundo ou o centro da criação, a quarta ferida narcisista", prosseguiu, explicando que as três primeiras feridas teriam sido causadas por Copérnico, Darwin e Freud.

Imaginar que existem vários universos responderia a uma das grandes perguntas dos físicos: Por que motivo - fora acreditar em Deus - nosso universo, se fosse o único existente, teria precisamente as leis e as constantes físicas que teriam permitido o surgimento de astros, de planetas e finalmente de vida?

"As características de nosso universo são explicadas se supormos que todas as versões imagináveis ou não da realidade existem 'em alguma parte+", resumiu dessa maneira, há alguns anos, o astrofísico Max Tegmark.

A idéia de universos paralelos foi introduzida em 1957 pelo físico americano Hugh Everett, para interpretar certas raridades - para o sentido comum - da física quântica.

Dessa maneira, é possível encontrar partículas numa espécie de superposição de estados, a exemplo do gato que pode estar vivo e pode estar morto ao mesmo tempo dentro da caixa que serve de exemplo e paradoxo da teoria pronunciada por um dos "pais" da física quântica, Erwin Schrödinger.

Apenas um dos estados se torna realidade no momento de uma observação. Dessa maneira, não se criam outras possibilidades em outros tantos universos? Hugh Everett e outros cientistas acreditam que sim.

Existiriam então vários universos paralelos que poderiam ter um passado comum, antes de divergir para outro possível e diferente.

A antiga série de televisão "Sliders", com pois seus protagonistas passando de um mundo para o outro, pois se inspirava nessa teoria.

Um episódio de "Jornada nas Estrelas", "O universo do espelho", exemplifica bem o conceito, pois mostra, em um outro universo, outras versões do capitão Kirk, do sr. Spock e e dos demais tripulantes da nave Enterprise.

"Este mundo, como todos os demais universos, nasceu do resultado das probabilidades", explica o Lorde Asriel a sua filha Lyra, a jovem heróina de "A Bússola de Ouro", evocando as partículas elementares.

"Num dado momento, várias coisas são possíveis e, no instante seguinte, apenas uma acontece e o resto deixa de existir", conclui.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum