Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segundo feixe de prótons completa volta no LHC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Segundo feixe de prótons completa volta no LHC Empty Segundo feixe de prótons completa volta no LHC

Mensagem por Newtein 13th setembro 2008, 03:12

Segundo feixe de prótons completa volta no LHC


Segundo feixe de prótons completa volta no LHC Jpg_foto687_r1_ch640_cv480
O gigantesco acelerador de partículas, batizado de LHC

Um segundo feixe de milhões de prótons lançado no superacelerador de partículas LHC do Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN) conseguiu completar uma volta completa em sentido anti-horário, informaram os especialistas do organismo.

No entanto, este segundo feixe levou quase o dobro do tempo que o lançamento de prótons anterior - este em sentido horário -, que circulou em uma hora pelo gigantesco túnel de 27 quilômetros que constitui o Grande Colisor de Hádrons (LHC). "Houve alguns problemas com o segundo feixe, e devemos esfriar alguns ímãs que tinham aquecido demais, por isso, as partículas foram paradas", disse à Agência Efe o especialista italiano Guido Tonelli.

Para o início do funcionamento de hoje do LHC, todas as peças tiveram que ser resfriadas à temperatura de 271 graus abaixo de zero, um processo que levou quase um ano e meio.

O fato de conseguir a circulação de partículas, mesmo em baixa energia, nas duas direções do túnel - embora não ao mesmo tempo - superou as expectativas dos especialistas."Com isto, conseguimos mais dos que tínhamos previsto para o dia de hoje", disse à Efe a física espanhola Teresa Rodrigo, que trabalha no experimento CMS do acelerador, um dos quatro detectores gigantes do LHC.A princípio, o objetivo para esta quarta era conseguir que os prótons circulassem de maneira estável pelo acelerador, o mais potente já construído, a uma velocidade muito menor da que terão nos próximos meses, quando a máquina funcionar a "pleno vapor" e houve a tentativa da colisão frontal de partículas.

Dois potentes detectores, o Atlas e o CMS, garantirão a certeza das descobertas que surgirem das colisões de prótons no maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hádrons (LHC), que hoje funcionou com sucesso pela primeira vez.

"A este nível de energia e de complexidade, é absolutamente importante que se confirme tudo o que for encontrado, precisamos de segurança, portanto um detector funciona como controlador do outro", disse à Agência Efe o físico espanhol Juan Alcaraz Maestre, investigador da Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN)."Foram investidos muitos anos e milhões de euros em um projeto único no mundo, por isso precisamos que haja um duplo controle", acrescentou Alcaraz.

Invenção
O CERN conseguiu nesta quarta com sucesso iniciar o grande acelerador de partículas, após mais de 20 anos de pesquisas e mais de cinco anos de construção.

Dois feixes de prótons percorreram um túnel de 27 quilômetros de comprimento em sentido horário e anti-horário.Quando a prova tiver se repetido diversas vezes, os prótons percorrerão o túnel em sentido contrário e ao mesmo tempo, e então colidirão a um ritmo de 600 milhões de choques por segundo.Esse será o momento em que começarão a funcionar os quatro detectores (Atlas, CMS, Alice e LHCb), que recolherão a informação dessas colisões e a armazenarão.

"O Atlas e o CMS são muito parecidos, mas têm planejamentos diferentes, são equivalentes porque vão estar atentos ao que ocorra em geral, não vão buscar nada concreto como o Alice e o LHCb", disse Alcaraz, que insistiu em que é necessário ter dois para acentuar o controle.Esta manhã, o Atlas e o CMS já funcionaram."As condições não foram as mesmas com as quais se trabalhará no futuro (foi usada menos energia), mas já serviu para comprovar que os detectores funcionam. De fato, já estamos analisando os primeiros dados obtidos", especificou o cientista.

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos