Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que são as cores?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O que são as cores? Empty O que são as cores?

Mensagem por Carlos Costa 20th setembro 2008, 21:15

Como temos discutido isto em outro tópico, resolvi criar aqui um tópico sobre este assunto.
É talvez uma das áreas mais importantes da Óptica.

Sabemos que as cores correspondem à banda vísivel do espectro electromagnético. Mas como interpretar o que são realmente as cores?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por __gArY__ 16th outubro 2008, 00:20

Apenas a linguagem/codigo que a natureza criou para identificarmos uma variação na radiação eletromagnetica emtida pelos corpos.
Veja a luz sai na forma de foton que sensibiliza suas celulas da retina que convertem informação visual em informação eletrica que é passada de neuronio e neuronio onde o cerebro interpreta e converte de novo o sinal eletrico na cor.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Safra 18th outubro 2008, 00:05

É realmente estranho pensar em cores, se você pegar um círculo de fundo preto, tendo em volta uma linha preta, concentrando-se no círcuculo principal, as linhas externas desaparecem, mas se pensar em uma cor no momento que elas desaparecem por alguns instantes irá a se confundir entre as cores corretas e as supostas. Acho que as cores são uma adaptação evolutiva do cérebro para interação com o ambiente e até mesmo sobrevivência. O mistério real está em saber porque o vermelho é vermelho? ou o verde é verde? Não deveriam ser de outro modo? Ou talvez ainda que sejam um reflexo de impressões naturais? É comprovado que cada cor age de um modo em nosso organismo, como o cérebro organizou as cores, ai está outro mistério.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Carlos Costa 18th outubro 2008, 18:26

A minha verdadeira dúvida é se as cores têm alguma existência real fora das percepções sensoriais dos seres humanos e demais espécies! Question

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Safra 18th outubro 2008, 19:21

Carlos Costa escreveu:A minha verdadeira dúvida é se as cores têm alguma existência real fora das percepções sensoriais dos seres humanos e demais espécies! Question

Cria um paradoxo se existirem desta forma. Não podemos dizer se uma cor é realmente aquela cor, ou se todos pensam de uma cor tal qual todos pensam que é. Acho que sim, elas existem, mas se existem, porque são distribuídas desta forma? Creio eu que todas as cores existem sobre um algoritmo "?" fixo na mente humana. O mesmo que eu perguntar sobre uma cor que você não conhece, você não sabe se existe ou não, é algo fixo.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Carlos Costa 18th outubro 2008, 22:56

O azul por exemplo, corresponde a uma maior frequência das ondas electromagnéticas, do que o vermelho. Podemos dizer através deste facto que o vermelho e azul existem fora das nossas percepções?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por __gArY__ 18th outubro 2008, 23:10

acredito que nao, é tudo representativo de cada especie. a abelha por exemplo possui celulas especializadas na captação de luz ultra-violeta, logo o que vemos de um jeito ela ve de outro. sendo assim é apenas uma forma perceptiva e nada mais.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Safra 18th outubro 2008, 23:11

Carlos Costa escreveu:O azul por exemplo, corresponde a uma maior frequência das ondas electromagnéticas, do que o vermelho. Podemos dizer através deste facto que o vermelho e azul existem fora das nossas percepções?

Não entendi muito bem carlos. confused
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Carlos Costa 18th outubro 2008, 23:39

Safra2008 escreveu:
Carlos Costa escreveu:O azul por exemplo, corresponde a uma maior frequência das ondas electromagnéticas, do que o vermelho. Podemos dizer através deste facto que o vermelho e azul existem fora das nossas percepções?

Não entendi muito bem carlos. confused
Quero dizer, dado que o azul é mais energético do que o vermelho, existe fora das nossas percepções? Ou o azul é apenas uma representação do estado mais energético da luz visível e não possui existência real?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por LucasCFX 8th dezembro 2010, 23:56

Carlos Costa escreveu:Como temos discutido isto em outro tópico, resolvi criar aqui um tópico sobre este assunto.
É talvez uma das áreas mais importantes da Óptica.

Sabemos que as cores correspondem à banda vísivel do espectro electromagnético. Mas como interpretar o que são realmente as cores?

O que eu acho estranho, é que um objeto verde por exemplo, tem todas as cores absolvidas, menos o verde que é refletido. É como chamar algo de X justamente por ele não ser o X. Eu acho meio contraditório, sei lá...

Carlos Costa escreveu:A minha verdadeira dúvida é se as cores têm alguma existência real fora das percepções sensoriais dos seres humanos e demais espécies! Question

Acho que temos percepções visuais distintas de cada cor ao acaso mesmo, como uma adaptação evolutiva. Por que o que determina a cor e só a sua freqüência, e nada mais (independente da sua intensidade). (Perdão se falei besteira, só cursei o ensino médio até o momento >.<)

As outras ondas eletromagnéticas existem, mas nós não as vemos simplesmente por que em nossa evolução isso não foi algo necessário.

__gArY__ escreveu:acredito que nao, é tudo representativo de cada especie. a abelha por exemplo possui celulas especializadas na captação de luz ultra-violeta, logo o que vemos de um jeito ela ve de outro. sendo assim é apenas uma forma perceptiva e nada mais.

Disse tudo!

Carlos Costa escreveu: Quero dizer, dado que o azul é mais energético do que o vermelho, existe fora das nossas percepções? Ou o azul é apenas uma representação do estado mais energético da luz visível e não possui existência real?

Só uma representação. No fundo, eu acho que não exista nenhuma cor no universo. Todas as percepções são aquisições aleatórias de evolução.
LucasCFX
LucasCFX
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Carlos Costa 9th dezembro 2010, 16:42

LucasCFX escreveu:Só uma representação. No fundo, eu acho que não exista nenhuma cor no universo. Todas as percepções são aquisições aleatórias de evolução.
Concordo contigo. O nosso sistema nervoso capta apenas a informação essencial para a sobrevivência. A natureza é económica e segue sempre o caminho mais curto. Por exemplo, como as tartarugas quando nascem estão cercadas de predadores, a natureza resolveu o problema da maneira mais fácil para a espécie das tartarugas poder sobreviver: começaram a nascer aos milhares de indivíduos. A maioria é apenas carne para canhão, mas o importante é que a espécie continua.

Para além de o nosso sistema nervoso captar apenas uma pequena fracção da "sopa quântica", o nosso cérebro também não é perfeito - continua a evoluir. Nós apreendemos o mundo real e objetivo, mas de modo imperfeito. Como sabemos que apreendemos o mundo real e objetivo? Porque a natureza precisa de desenvolver sistemas nervosos que captem o mundo real, para que dessa forma os organismos possam sobreviver e o ADN continuar a replicar-se.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Saibot 7th junho 2011, 20:45

Podemos dizer que as cores são apenas a forma com o nosso sistema nervoso capta a frequência da luz.
Saibot
Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 60
Idade : 38
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por [Planck]³ 22nd dezembro 2011, 00:26

Penso que as cores são uma propriedade da reflexão seletiva pela qual a matéria passa e que devido aos cones percebemos essa radiação refletida de determinada frequência. Quando jogamos uma luz de cor diferente em um objeto "azul", este ficará preto pois não se esta instigando essa propriedade da matéria.

[Planck]³
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 28
Idade : 31
Localização : Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as cores? Empty Re: O que são as cores?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos