Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravitação

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Gravitação Empty Gravitação

Mensagem por __gArY__ 30th setembro 2008, 00:07

Gravitação Teoria11

Ja fiz algumas tentativas de explicar uma ideia minha, mas resolvi vir a esse parte do forum para fazer uma ultima tentativa.

nessa figura o primeiro desenho mostra as variaveis: raio e distancia. lembrando que todas as particulas estão na mesma reta. no segundo desenho mostra que uma particula do atomo A interagiria com 3 do atomo B, a outra particula mais 3 forças e a outra mais 3 gerando no total nove vetores de forças em cada atomo.
apos isso tem-se a formula onde escrevi as 9 forças uma por uma, com o cuidado de que se fg for positivo significa atração e negativo repulsão para facilitar a interpretação do grafico.
e tem um grafico que é uma expectativa minha de como seria o grafico. mas ja resalto que não foi feito com nenhuma propriedade matematica, apenas especulaçao. Se alguem intender bem de função ae poderia dizer se o grafico esta apropiado.

e o resumo é a ideia de que atomos estariam eletricamente isolados por possuirem cargas + e - em modulo iguais estaria errada. a força entre os atomos seria normalmente negativa entretanto se a massa dos dois corpos for muito grande ocorreria uma transladação do grafico para cima a ponto de chegar a ultrapassar o eixo x e esse pedaço de grafico para cima do eixo x seria a propria força da gravidade.
quem tiver alguma duvida ou interesse em saber um pouco mais ou achar que isso não tem fundamento nenhum, se manifeste. estamos ai
abraços

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Safra 30th setembro 2008, 18:52

Bom que está a pensar! Só não entendi muito bem o que você gostaria de demonstrar e a prova final disso tudo tongue Faça uma introdução melhor de sua idéia. Wink As partes estão ao contrário.

É uma idéia que tem certo sentido físico e é igual a alguns conceitos, só perde na matemática. Simplifique mais os cáuculos. Neste modo, o gráfico e a conclusão estão divergentes.

Se bem que me lembram cargas elétricas, e não gravidade. affraid
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 2nd outubro 2008, 00:41

Safra queria que me apontasse exatamente a divergencia, pois ja li e re li tudo que disse e não a encontro. Vou colocar um pequeno texto aqui afim de reforçar minha teoria.

Eu como critico de algumas teorias bem aceitas fui muito criticado por me restringir meus argumentos a opinioes pessoais. Pois bem diante disso vocês que acreditam nas teorias vigentes me expliquem como ficam vossas mentes ao pensar no fato de as galaxias estarem se afastando não a uma velocidade constante, nem a uma velocidade cada vez menor e sim acelerando. Eistein tentou explicar via constante cosmologica, agora parece que estao certos sobre a materia escura que não vou entrar em detalhes.
Mas eu pergunto se Newton estiver correto e massa realmente atrai massa porque é tam dificil encaixar a gravidade na fisica quantica? ou intender porque nosso universo nao esta com essa massa toda agrupada ao invez de dispersa?
Agora minha opiniao pessoal, o homem mais precisamente Isaac Newton ao estudar os movimentos dos corpos fez todo um trabalho brilhante elucidando os principios da mecanica. E na tentativa de explicar o porque havia força entre corpos que a principio nao estavam carregados eletricamente(ja que na epoca ja tinha conhecimento de forças entre objetos atritados), nessa tentativa teve um insight e lançou a hipotese massa atrai massa. Isso foi muito bem aceito, por ser simples e por explicar de fato os movimentos.
Contudo com a avanço da ciencia ao tentar encaixar essa hipotese no mundo quantico e entre as galaxias não obteve sucesso, sendo necessarios criar teorias e mais teorias para fazer essa conexao.
A pergunta que vos faço é bem simples, mas no entanto dificil de se pensar seriamente sobre ela por se tratar de algo que todos pensam ter certeza.
massa atrai massa ?

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por G. Grivott 2nd outubro 2008, 16:45

__gArY__ escreveu:
Mas eu pergunto se Newton estiver correto e massa realmente atrai massa porque é tam dificil encaixar a gravidade na fisica quantica?

massa atrai massa ?


Resposta a sua primeira pergunta.
Por que a gravidade é uma força muito fraca, não é percebida ao menos até onde soubemos em nível subatômico. E por outro lado, a teoria de Isac Newton não vale para o mundo das partículas, cujo qual é totalmente probabilistico. A Mecânica Clássica é um caso particular de uma teoria mais geral, a Mecânica Quântica.

Resposta a sua segunda pergunta.
Não se tem dúvida nenhuma de que massa atrai massa. Exemplo: abandone um objeto de uma altura qualquer e observe o que ocorre.
Depois me responda se você ainda tem alguma dúvida de que massa atrai massa. E se sua dúvida persistir é porque você não compreende corretamente o universo macroscópico e portano necessita estudar mais.

Um abraço!

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 2nd outubro 2008, 17:11

É engraçado como se pode arrumar explicações para as mais variadas teorias. Essa sua explicação satisfaz o seu poder de critica, muito bom. Mas para mim universo micro universo macro é o mesmo universo o que serve para um tem que servir para o outro, falando é claro em termos de leis. respondendo sua primeira replica

E ao tratar da outra você so disse oque disse ou porque não leu minha "teoria"(as aspas são porque eu acho que é muita prepotencia chamar minha ideia de teoria) ou porque não lhe deu o menor credito. Pois essa ideia esta a tratar justamente de que cargas eletricas organizadas na forma de atomos iriam manifestar uma força eletrica entre os mesmos, podendo essa força ser repulsiva ou atrativa dependendo da distancia e do raio do atomo.
Então se voce tiver a bondade de abstrair por um segundo e pensar: "existiria outra forma de explicar a gravidade? sem falar é claro no cliche que massa atrai massa"
Talvez se existisse uma estrutura que é comum a toda materia macroscopica e se essa estrutura possibilita-se uma pequena troca de forças, logo seria possivel acreditar que a gravidade é de fato de natureza eletrica.

ps: estou sendo criticado por levantar essas ideias malucas em razao de acharem que trata da minha opiniao pessoal, contudo a tempos que fundamento isso em uma base matematica modesta eu admito, mas fundamentada(basta ver a figura que anexei no primeiro post)! portanto não sei mais até onde o que vos digo é meramente opiniao propria ou argumento cientifico. se estiver me excedendo ou sincomodando por favor me avisem. Estou sempre aberto a criticas.. construtivas eu espero.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por G. Grivott 2nd outubro 2008, 17:45

__gArY__ escreveu:
Pois essa ideia esta a tratar justamente de que cargas eletricas organizadas na forma de atomos iriam manifestar uma força eletrica entre os mesmos, podendo essa força ser repulsiva ou atrativa dependendo da distancia e do raio do atomo..
Gary,
sua "teoria" falha ao tratar cargas elétricas organizadas na forma de átomos. Átomos possuem cargas, que por sua vez tem natureza delocalizada (ou seja, não localizada) segundo o princípio de Incerteza de Heisenberg e portanto você está violando o mesmo.


__gArY__ escreveu:
Talvez se existisse uma estrutura que é comum a toda materia macroscopica e se essa estrutura possibilita-se uma pequena troca de forças, logo seria possivel acreditar que a gravidade é de fato de natureza eletrica..
Em física não existe a palavra Talvez, ou é ou não é. E até que se prove ao contrário, a gravidade não tem e nem é de fato de natureza elétrica. E pelo que sei não existem estudos que levem em consideração esta afirmação.
Peço-te desculpas pela sinceridade, mas, infelizmente sua "teoria está fadada ao fracasso.


__gArY__ escreveu:se estiver me excedendo ou sincomodando por favor me avisem. Estou sempre aberto a criticas.. construtivas eu espero.
você não está a incomodar, pelo menos a mim. Muito pelo contrário, sua coriosidade pode te tornar um excelente físico.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 2nd outubro 2008, 17:52

ok compreendi que minha teoria ao se confrontar com a MQ falha.
so mais uma coisa grivott desconsiderando todo o restante do universo e nele existindo apenas 2 atomos com seus eletrons localizados e em orbita circular concordaria comigo que entre eles haveria força que poderia ser atrativa ou repulsiva dependendo da distancia e do raio ?

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por G. Grivott 2nd outubro 2008, 17:59

__gArY__ escreveu:ok compreendi que minha teoria ao se confrontar com a MQ falha.
so mais uma coisa grivott desconsiderando todo o restante do universo e nele existindo apenas 2 atomos com seus eletrons localizados e em orbita circular concordaria comigo que entre eles haveria força que poderia ser atrativa ou repulsiva dependendo da distancia e do raio ?

Ai é que está o x da questão. Mesmo desconsiderando o restante do universo, você não teria a informação precisa a cerca da posição e do momento dos elétrons (ainda mais de 2 elétrons) e portanto as forças que estas a afirmar que existem simplesmente não existem.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 2nd outubro 2008, 18:08

imaginei que seu comentario tenderia a resaltar essa situação, mas ciente disso ha um tempo previ que para essa força existir não é necessario que se saiba com exatidao o lugar do eletron basta apenas que não se tenha eletrons concentrados, pois se os 2 atomos resolvessem concentrar todos seus eletrons de um lado só ai sim minha teoria viria abaixo, entretanto se os eletrons estiverem distribuidos uniformemente ainda assim meus modestos calculos apontam para a existencia dessa força !
mas queria agradecer desde já a sua boa vontade de discutir minha teoria apontando os erros que ela possui em relaçao as teorias aceitas. era exatamente isso que procurava nesse forum
muito grato
abraços

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por G. Grivott 2nd outubro 2008, 18:15

Gary
Mande para meu email sua teoria, escreva-a em palavras e em números e equações, caprichosamente, para que eu possa estudá-la com calma.
Utilize a Língua Portuguesa o mais claro possível, ou seja, tente se expressar o mais claro que puderes.
Pode me mandar em um arquivo (.doc), (.pdf), (.tex). (.html)

e-mail: grivott@gmail.com

Estou no aguardo.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Safra 3rd outubro 2008, 21:15

__gArY__ escreveu:Safra queria que me apontasse exatamente a divergencia, pois ja li e re li tudo que disse e não a encontro. Vou

Em cáulculo você trabalha sutilmente propriedades elétricas, mas em teoria trabalha outros conceitos, tais como os pontos chave que você disse que acabam divergindo entre si, Grivott demonstrou os pontos que divergem na teoria. No que eu entendi, não consegui demonstrar o que realmente estava em choque, mais sutilmente é possível prever o quê está errado sem ao certo saber o que é com perfeição.

Quanto a organização das idéias que me referi, aí entra uma questão de português (A pedra dos que são de exatas! affraid )
Você, em seu texto fez o caminho reverso, apresenta os cáulos sem dizer ao certo do que se trata e só apresenta sua idéia no final do texto! Demorei a perceber alguns pontos ou idéias.

Gostaria de falar com você Gary quanto a forma de apresentação, caso possua MSN, me adicione, você consegue nas informações ao lado. >
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por JoTa_9 3rd outubro 2008, 21:47

Quanto a organização das idéias que me referi, aí entra uma questão de português (A pedra dos que são de exatas! )

Eu adoro escrever! Uma das minhas melhores produções é um ensaio sobre Determinismo vs Livre-arbítrio, que me valeu um lugar na prestigiada.........revista da escola!! lol!

Aqui no fórum tento escrever o mais simples possível sem nunca perder obviamente a máxima lógica e coerência do meu discurso! Penso que foi esse o problema do gary!
Se o gary quiser levar as suas ideias mais longe tem de escrever com mais rigor linguístico Very Happy

p.s. desculpem tratar toda a gente por "tu", ou seja, informalmente...mas é que torna o debate muito mais interessante e aberto!
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Newtein 3rd outubro 2008, 22:25

G. Grivott escreveu:Gary
Mande para meu email sua teoria, escreva-a em palavras e em números e equações, caprichosamente, para que eu possa estudá-la com calma.
Utilize a Língua Portuguesa o mais claro possível, ou seja, tente se expressar o mais claro que puderes.
Pode me mandar em um arquivo (.doc), (.pdf), (.tex). (.html)

e-mail: grivott@gmail.com

Estou no aguardo.
Se não te importares envia também a mim e eu em conjunto com a minha professora de Física estudaremos a tua teoria a fundo e depois te enviarei os resultados desse estudo.

e-mail: newtein@sapo.pt

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Newtein 3rd outubro 2008, 22:28

JoTa_9 escreveu:p.s. desculpem tratar toda a gente por "tu", ou seja, informalmente...mas é que torna o debate muito mais interessante e aberto!
Por mim não tem mal nenhum até agradesso

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por JoTa_9 4th outubro 2008, 10:46

Se não te importares envia também a mim e eu em conjunto com a minha professora de Física estudaremos a tua teoria a fundo e depois te enviarei os resultados desse estudo.

Vais discutir isso com uma prof de secundário?
Normalmente quando pergunto alguma coisa à minha prof. fora do programa, dá-me um explicação muito ao de leve e diz que isso não interessa para o meu nível XD
Mas isso não quer dizer nada Wink até porque é muito boa professora.
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 4th outubro 2008, 13:17

iae galera respondendo as perguntas queria dizer ao safra que tenho uma dificuldade de te intender, tenho que ler 3 vezes oque diz para intender hehehe... mas acho que é porque tu es alguem bem inteligente e sua capacidade de escrita não acompanha o raciocinio. vou te adicionar no msn.
Seguindo, eu TENTEI ser o mais claro possivel em minha explicação se não fui, por favor perguntem o ponto especifico em que tiveram duvida. respondo com toda boa vontade. seria muito importante para mim que alguem intendesse a essencia do meu raciocinio e ver que ele pode ser aplicado para resolver problemas da fisica que hoje em dia estão sem aparente soluçao.
newtein te enviarei um arquivo .doc onde tentei sintetizar as ideias.
jota em relação a deterministico vs livre arbitro leia o topico "deus joga dados ao universo" meu ultimo post esta a tratar exatamente disso hehehe.

ps: só uma ideia que me ocorreu hoje. ja ouviram falar em feedback ? existe feedback negativo e positivo, resumindo grosseiramente o negativo ocorre quando a uma tentativa do sistema de equilibrar o mesmo. no nosso corpo(fisiologicamente) ocorre aos montes, mas não entrarei em detalhes. O positivo também ocorre no nosso corpo, mas em situações especifica e constitui basicamente como uma bola de neve, onde uma pequena pertubação vai amplificando até virar uma grande pertubação.
é apenas uma mera analogia(mas todo mundo usa analogias principalmente para as ideias da relatividade), mas massa atrair massa é o que ? feedback positivo. e o universo a tendencia é sempre qual ? equilibrio que é essencia do feedback negativo. pensem nisso.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Newtein 5th outubro 2008, 14:11

JoTa_9 escreveu:
Se não te importares envia também a mim e eu em conjunto com a minha professora de Física estudaremos a tua teoria a fundo e depois te enviarei os resultados desse estudo.

Vais discutir isso com uma prof de secundário?
Normalmente quando pergunto alguma coisa à minha prof. fora do programa, dá-me um explicação muito ao de leve e diz que isso não interessa para o meu nível XD
Mas isso não quer dizer nada Wink até porque é muito boa professora.
Sim isso também me acontecia o ano passado quando andava no décimo mas a minha professora deste ano percebe boe ja nos explicou a equação do principio de incerteza de Heisenberg e dei-nos algumas luzes sobre a equação de Shrodinger muito complicada por sinal.

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por JoTa_9 5th outubro 2008, 17:09

Newtein escreveu:
JoTa_9 escreveu:
Se não te importares envia também a mim e eu em conjunto com a minha professora de Física estudaremos a tua teoria a fundo e depois te enviarei os resultados desse estudo.

Vais discutir isso com uma prof de secundário?
Normalmente quando pergunto alguma coisa à minha prof. fora do programa, dá-me um explicação muito ao de leve e diz que isso não interessa para o meu nível XD
Mas isso não quer dizer nada Wink até porque é muito boa professora.
Sim isso também me acontecia o ano passado quando andava no décimo mas a minha professora deste ano percebe boe ja nos explicou a equação do principio de incerteza de Heisenberg e dei-nos algumas luzes sobre a equação de Shrodinger muito complicada por sinal.

Também é preciso que a maior parte da turma esteja disposta a ouvir!! A maior parte das vezes quando se tenta saber um bocadinho mais, aparece logo alguém: "Para quê que isso interessa!? Já não achas isto pouco?!"...etc, etc É sempre assim Neutral

Gary, as tuas ideias são diferentes...mas parecem ser interessantes. Embora com algumas incompatibilidades já aqui apontadas; mas acho pelo menos o esforço louvável! Boa sorte
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 5th outubro 2008, 21:17

se refere as incompatibilidades apontadas pelo grivott ? ou outras ?

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por JoTa_9 5th outubro 2008, 21:33

Não sou um especialista na matéria...mas reconheci as incompatibilidades enunciadas pelo Grivott. Mas deves ter uma solução para elas, certamente. Wink
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos