Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravitação

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por Carlos Costa 5th outubro 2008, 22:49

JoTa_9 escreveu:Gary, as tuas ideias são diferentes...mas parecem ser interessantes. Embora com algumas incompatibilidades já aqui apontadas; mas acho pelo menos o esforço louvável! Boa sorte
Concordo com o Jota. Como disse o Grivott, tens muita curiosidade Gary, e isso é o fundamental para ser um grande físico. Estás num bom caminho. Wink

Abraço

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 6th outubro 2008, 01:58

Queria agradecer aos incentivos, porem ando muito criativo ultimamente e escrevendo muito pra quem tem paciencia de me ler ou gosta de ler perspectivas diferentes, ampliar os horizontes ai vai :

Pois bem para falarmos de gravitação primeiro temos que recorrer a isaac newton. Voltemos ao inicio do séc. XVIII quando newton estava querendo intender a natureza das forças. Para termos uma melhor noção temos que saber qual conhecimento se tinha na época. E se tratando de natureza de forças a única coisa que sabiam era que objetos ao se atritados passavam a apresentar uma tendência a atrair outros corpos. Sendo assim corpos em estados “normais” não tinham motivo para atrair corpo algum.
Todavia newton ao desvendar os fundamentos da física clássica percebeu que existia sim uma força que mantinham corpos em órbitas e forças que direcionavam para o centro da terra, pois obviamente já sabia que a terra era redonda. Então como reza a lenda ao cair uma maçã na sua cabeça pensou na hipótese: massa atrai massa! E eureka, essa hipótese para época explicava com perfeição os movimentos celestes e inclusive os movimentos aqui na terra.
Contudo inevitavelmente a ciência evoluiu e ao cruzar a hipótese de newton com observações mais modernas abria-se um abismo, uma lacuna sem explicação. Mas um instante havia como newton esta errado se a gravidade explicava tam bem o mundo macroscópico?
A minha hipótese é que sim. Newton explicara tam bem o mundo macroscópico, pois todo o universo que ele tinha acesso tinha algo em comum. Era formado por átomos.
Átomo estrutura bem interessante. Dizem que se um átomo fosse o maracanã, a bola no centro do campo seria seu núcleo. Ou seja, para o mundo microscópico o tamanho do raio é uma medida considerável. É como se houvesse um concentrado de carga positiva com uma carga negativa completamente difusa em volta. Uma espécie de campo de força negativo e difuso. Devido ainda a propriedade de elétron repelir eletron este campo tende sempre a uma distruibuição uniforme em seus orbitais. E como essa estrutura se comportaria na presença de outra estrutura semelhante? Isso depende, mas o fato é pode haver atração e se tem circunstâncias que possa haver atração temos que reconsiderar bem a natureza da gravidade. Uma mudança na natureza da gravidade poderia proporcionar outros horizontes para um variado repertorio de teorias e essa mudança poderia ser pra melhor. Além de trazer soluções para questões da matéria escura, da relatividade geral, do mundo quântico me surgiu uma idéia de que ai pode estar a base para acharmos o porque existe uma pequena diferença quando calculamos a massa GRAVITACIONAL e massa inercial. Mas isso fica pra próxima.
ps: ja mencionei que um raio "grande" é previsto pela minha formula para expressar mais intensamente uma força de atraçao entre os atomos ?

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por Newtein 6th outubro 2008, 19:31

JoTa_9 escreveu:Também é preciso que a maior parte da turma esteja disposta a ouvir!! A maior parte das vezes quando se tenta saber um bocadinho mais, aparece logo alguém: "Para quê que isso interessa!? Já não achas isto pouco?!"...etc, etc É sempre assim Neutral
Pois por isso e que só falamos no intervalo mas mesmo assim quando surge uma pergunta na aula os meus colegas até gostam de ouvira professora a falar.

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por Newtein 6th outubro 2008, 20:01

acharmos o porque existe uma pequena diferença quando calculamos a massa GRAVITACIONAL e massa inercial.
Gary tas enganado massa inercial e gravitacional é exactamente igual. Ora vê:

A furmula da inercia é:
F=m.a onde;
F é a força, m a massa e a a aceleração.

A formula do peso que combina a gravidade e a massa é dada por:

P=m.g onde;
P é o peso, ma a massa e g a aceleração da gravidade.

Logo massa inercial e calculado por F/a = m e massa gravitacional e calculado por P/g= m

A aceleração de um corpo em queda para a Terra é de 9.8 m/s^2
Imaginemos que temos um objecto em queda com uma forca de 980 N entao segunda a formula F/a=m a massa e dada por 980/9.8=m <=> m = 100.

A massa gravitacional e dada por m = P/g

O objecto e largado com um peso de 980 N e g e igual a 9.8 m/s^2 logo;
m= 980/9.8
= 100

Então concluiu-se que massa gravitacional e inercial são equivalentes.

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 6th outubro 2008, 23:10

newtein eu tenho a informação que experimentalmente ao se medir essas duas massas do mesmo corpo a uma ligeira divergencia. meu professor de fisica, cuja eu tinha muito respeito pois parecia ser intendido do assunto me afirmou isso. vou pesquisar a respeito.
abraços

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por Newtein 7th outubro 2008, 18:45

__gArY__ escreveu:newtein eu tenho a informação que experimentalmente ao se medir essas duas massas do mesmo corpo a uma ligeira divergencia. meu professor de fisica, cuja eu tinha muito respeito pois parecia ser intendido do assunto me afirmou isso. vou pesquisar a respeito.
abraços

No meu livro de fisica deste ano(11 ano) diz que massa inercical e gravitacional são iguais por isso 2 objectos de massa diferente caem a mesma velocidade.

P.s. Um dos autores do meu livro e Carlos Fiolhais um famoso físico português que dá aulas na universidade de Coimbra.

_________________
Que mensagem nos envia a natureza? Qual dos nossos preceitos, que erigimos de forma demasiado fácil em certezas, é preciso pôr em causa? -Albert Einstein

Novo blog:http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt
Newtein
Newtein
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 401
Idade : 32
Localização : Barcelos

http://aventurasdafisica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por G. Grivott 8th outubro 2008, 02:53

Esta discussão permane a anos, e temos duas conclusões que vocês citaram acima. Em meu ponto de vista as duas estão corretas.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 15th outubro 2008, 19:43

Mais um capítulo.
Se eu bem me lembro das minhas aulas de física Coloumb foi quem propos a formula da força eletrica. Fe = KQq/d²
E ele propos essa formula depois de passar anos pesquisando como chegar na mesma e exausto por não concluir nada propos uma analogia a formula ja consagrada de Isaac Newton.
Ao propor isso para a surpresa de Coloumb os testes deram absolutamente dentro do previsto pela teoria. (o que é a gloria de todo cientista)
Diante disso cruzando essas informações com minha teoria eu teria que provar que se a massa de um corpo é proporcional a sua força gravitacional, isso se deve ao fato de se aumentar a quantidade total de carga do sistema e não ao fato de se aumentar a massa em si.
Afim disso lancarei mao da formula n = m / M
numero de mols = massa / massa molar
materia é proporcional a massa, logo é evidente que se eu aumentar a massa aumentarei proporcionalmente a quantidade de protons e eletrons. E se jogar esse aumento na minha formula que postei no 1ºpost verá que o Qzao, que seria a propria soma de todas as cargas positivas e quezinho que seria a soma de todas as cargas negativas aumentariam proporcionalmente a massa. Concluindo: a teoria sobrevive a mais um teste.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por __gArY__ 15th outubro 2008, 23:50

Apesar de ser uma quebra de conceitos muito drastica essa teoria, se por curiosidade quisessem pensar que ela fosse verdade e fossem aplicar as ideias atuais viriam que não teria confrontos diretos como por exemplo paradoxos e sim apenas ajustes.
A relatividade geral viria abaixo, e seria resgatada a restrita(sendo encaixada sem nenhum obstaculo a esse ideia). O que levaria ao resgate tambem do espaço euclidiano que me parece ser bem mais razuavel e logico, ou seja nada de espaços curvos.
A fisica quantica teria que sofrer alterações em varios calculos, pois se essa teoria por capricho fosse verdade forças que achamos existir poderiam não existir e outras que achamos existir poderia ser apenas imaginação como a força nuclear fraca por exemplo.
Por fim repito não haveria nenhum grande entrave ou paradoxo, apenas ajustes.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - Página 2 Empty Re: Gravitação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos