Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Especialistas alemães prevêm que nível do mar aumente um metro neste século

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Especialistas alemães prevêm que nível do mar aumente um metro neste século

Mensagem por Carlos Costa em 10th Outubro 2008, 17:18


Schellnhuber salienta nível de degelo nos Pólos

Especialistas alemães do Instituto de Investigação Climático de Potsdam advertiram hoje que o nível do mar aumentará mais do que o previsto até agora, " um metro neste século", como consequência do aquecimento global e alterações climáticas.

O director do Instituto de Investigação sobre o Impacto Climático de Potsdam, na Alemanha, Hans Joachim Schellnhuber, e o meteorólogo alemão Jochem Marotzke, apresentaram hoje um novo estudo que revê várias projecções do último Relatório sobre o Clima Mundial, publicado no ano passado pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), das Nações Unidas.

Segundo os especialistas alemães, no relatório daquela organização prognosticou-se um aumento do nível do mar entre 18 e 59 centímetros até o final do século. Mas estes sublinham que os efeitos do aquecimento global e das alterações climáticas serão sentidos de modo muito mais rápido e grave. "Calculamos que este século o nível do mar subirá um metro", advertiu Schellnhuber, lembrando que "nos últimos anos o nível de degelo nos Pólos duplicou e, em alguns casos, triplicou".

Os especialistas adiantaram também que "vinte por cento do degelo da Placa Glaciar de Groenlândia" pode ser "atribuída directamente as emissões de dióxido de carbono [CO2] das centrais térmicas chinesas".

No entender de Schellnhuber e Marotzke, o objectivo expresso de impedir um aumento da temperatura média do planeta superior a dois graus centígrados até 2100 "será impossível de atingir, caso não se realizem grandes esforços". Para os especialistas, esse objectivo só poderá ser atingido "se o cenário acordado este ano pelo G8 [Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Rússia] realmente for posto em prática".

Os dirigentes dos países mais industrializados, acordaram reduzir as emissões de gás com efeito de estufa em 50 por cento até 2050, tendo como referência os valores de 1990. Numa declaração sobre as alterações climáticas, o G8 acordou também numa definição posterior, país por país, de objectivos a médio prazo.

Sem esse compromisso, a temperatura média do planeta tenderá a subir além dos dois graus centígrados, apontados como uma "espécie de máximo tolerável" por vários estudos científicos, reiteram os especialistas do Instituto de Investigação sobre o Impacto Climático de Potsdam.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 34
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum