Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por Carlos Costa em 11th Outubro 2008, 22:51

“Nano” é uma expressão que está em moda. O prefixo “nano” está, desde há algum tempo, a proliferar não só nos títulos de artigos científicos e patentes tecnológicas (a tal ponto que a mera inclusão de “nano” no título aumenta logo a probabilidade de publicação ou de aceitação do registo...) mas também nos títulos de jornais (já chegou até às primeiras páginas dos tablóides). De onde vem essa moda? O que tem o nano de novo?

Nanometro é um milionésimo do milímetro, ou, se se preferir, um milésimo do mícron. Se uma pequena formiga tem cerca de um milímetro de tamanho, uma célula dela tem alguns milésimos de milímetro e uma molécula orgânica tem apenas alguns milionésimos de milímetro. O mícron é a escala celular ao passo que o nano é a escala molecular. Se o insecto se vê a olho nú, uma célula dela só pode ser observada com um microscópio óptico e a molécula de DNA, no núcleo da célula, só desvenda os seus segredos mais íntimos com microscópios especiais. A molécula de DNA é bastante longa, mas a sua largura é apenas de alguns nanómetros. É elegantíssima!

As máquinas-ferramentas da vida cujas estruturas e, portanto, funcionalidades, estão codificadas no DNA – as proteínas - têm o tamanho do nano. O nano é a escala das estruturas biológicas e, nesse aspecto, não há nada de novo. Estruturas desse tipo, muito complexas e por vezes ainda mal conhecidas, foram fabricadas pela Natureza, ao longo do lento processo evolutivo sem haver recurso à mão humana (a biotecnologia só recentemente explora a possibilidade de o homem interferir nos blocos constituintes dos seres vivos). Mas agora há algo de novo, de espectacularmente novo... Conhecendo bem os átomos e as suas ligações – e, lembremo-lo, toda a química e toda a biologia assentam na possibilidade de os átomos se ligarem em moléculas, isto é, de os átomos “gostarem” de estar juntos – os cientistas conseguem hoje associar, com um dado propósito, os átomos, formando novas moléculas e também novos materiais.

É isso a nanotecnologia: a construção, com precisão, de novas estruturas à escala molecular. O homem pode hoje, a um nível profundo, competir com a Natureza e acelerar a evolução (a recentíssima nanobiotecnologia não é mais do que a nanotecnologia que se pode fazer com base em alguns componentes biológicos). Para que servem as novas nanoestruturas? Para o que se quiser, sendo os limites apenas impostos pela nossa imaginação, ou melhor, pela nossa falta de imaginação. Podem servir para pura brincadeira - fazer os logotipos mais pequenos do mundo- mas também para aplicações mais sérias como o fabrico de moléculas com propriedades especiais - moléculas feitas “ao gosto do freguês”, nomeadamente com funções de sensores ou reparadores - ou materiais com propriedades únicas - por exemplo, obtidos por incorporação de certas moléculas no interior de um substracto. Há quem imagine, por exemplo, a possibilidade de desobstrução de vasos sanguíneos por nanorobôs feitos à medida, evitando assim a morte por enfarte. E há também quem imagine telhas feitas de materiais com propriedades fotovoltaicas, que não só protegem da chuva como aproveitam o sol.

A física está evidentemente por detrás desses avanços. A nanotecnologia é um esforço multidisciplinar de físicos, químicos, biólogos e engenheiros em que todos dão e todos recebem. Foi um físico norte-americano que deu a ideia – o Prémio Nobel da Física Richard Feynman proferiu em 1959 uma palestra para engenheiros em que disse categoricamente “há muito espaço lá em baixo”, querendo com isso significar que era possível associar os átomos de uma maneira mais ou menos livre (mais de dois milénios antes um filósofo grego, Demócrito, tinha antecipado tudo ao propor que “só há átomos e espaço vazio”). Feynman, que gostava de brincar, ofereceu um prémio de mil dólares a quem conseguisse reduzir de 25000 vezes as letras de um texto, que é a mesma mudança de escala que fazem as cartas militares ao passarem um quilómetro a quatro centímetros. Se a letra do livro for do tamanho de uma formiga, vê-se facilmente que se obtém um nanotexto...

Mas que caneta permite escrever com letra tão miudinha? O instrumento essencial da nanotecnologia só ficou pronto em 1981, quando os físicos Heinrich Rohrer e Gerd Binnig, respectivamente suíço e alemão, construíram o primeiro microscópio de varrimento por efeito túnel. Não era o primeiro microscópio que permitia ver os átomos, mas alcançava uma precisão até essa altura não atingida. Há cem anos ainda se falava de “hipótese atómica”, mas hoje falamos de realidade atómica e podemos, como São Tomé, ver para crer. O mais extraordinário é que o aparelho permite não só ver como mexer nos átomos. Hoje em dia uma universidade que se preze já utilizou um desses instrumentos para fazer o seu logotipo à escala atómica. E muitos, muitos artigos e patentes já foram publicados à custa do novo engenho. Não espanta por isso que os dois físicos, um mestre e outro discípulo, tenham ganho o Nobel da Física em 1986, escassos cinco anos depois da sua invenção. Raramente a Academia Sueca é tão rápida!

Algumas aplicações já chegaram ao mercado. Já há ecrãs de televisão feitos de nanotubos (folha enrolada de grafite) e já há calças feitas de nanotêxteis que não se sujam facilmente (o que se consegue com a tal incrustação de agregados atómicos). Já se ensaiam em pacientes alguns produtos nanobiotecnológicos. E até os advogados se apressam a registar nanopatentes enquanto os legisladores preparam novas leis sobre o que deve ou não ser permitido. A tal ponto que um mestrado português sobre “Novas Fronteiras do Direito” pediu a colaboração de um físico para comunicar o b-a-ba da nanotecnologia aos juristas. Que não haja quaisquer dúvidas: Com a nanotecnologia, o futuro vem aí... Einstein (já agora, o responsável por uma das primeiras medidas do tamanho das moléculas) dizia que não nos devíamos preocupar com o futuro, porque ele chega sempre mais cedo do que pensamos. Com a nanotecnologia o futuro está a chegar muito mais cedo do que pensávamos.

Texto de Carlos Fiolhais, Físico, Universidade de Coimbra (Portugal).

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por tig em 11th Outubro 2008, 23:47

Acho que temos de comecar a investir na nanotecnologia... Para que consigamos um futuro bem melhor... E assim poupar-mos tempos para outras tarefas Smile

Como fala ai no caso das roupas demorarem mais a sujar-se por exemplo, ao não estar sempre a lavar iremos ganhar tempo para muito mais coisas...
avatar
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 32

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por JoTa_9 em 12th Outubro 2008, 11:41

Como fala ai no caso das roupas demorarem mais a sujar-se por exemplo, ao não estar sempre a lavar iremos ganhar tempo para muito mais coisas...

E poupa-se mais água! XD
avatar
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por tig em 12th Outubro 2008, 12:36

Nem mais Jota... Vai ajudar em muita coisa mesmo xD
avatar
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 32

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por __gArY__ em 15th Outubro 2008, 15:35

oque acho bom desse forum que sempre tem boas e recentes noticias publicadas pelos membros. como dizem aqui no brasil carlos "show de bola"
valeu pelas informações

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 30
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por Carlos Costa em 15th Outubro 2008, 17:48

__gArY__ escreveu:oque acho bom desse forum que sempre tem boas e recentes noticias publicadas pelos membros. como dizem aqui no brasil carlos "show de bola"
valeu pelas informações
Obrigado, Gary. Wink

Todas as noticias que coloco aqui vêm do site www.cienciahoje.pt.
A CiênciaHoje tem noticias actualizadas diariamente, e por isso todas as noticias que coloco aqui são "fresquinhas". Smile

Quanto à Nanotecnologia, apoio até um aumento nos fundos que a suportam. Em vez de os físicos estarem já preocupados em criar um novo acelerador, denominado de Colisor Linear Internacional, deveriam investir mais em Nanotecnologia.
Como disse o Safra em um outro tópico, vamos primeiro explorar todas as capacidades do LHC e canalizar o dinheiro que se vai investir no Colisor Linear Internacional em Nanotecnologia.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por JoTa_9 em 15th Outubro 2008, 17:50

Todas as noticias que coloco aqui vêm do site www.cienciahoje.pt.
A CiênciaHoje tem noticias actualizadas diariamente, e por isso todas as noticias que coloco aqui são "fresquinhas

Eu normalmente vou busca-las à NASA e depois traduzo para português. É um bom exercicio Wink
avatar
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por Carlos Costa em 15th Outubro 2008, 17:57

JoTa_9 escreveu:Eu normalmente vou busca-las à NASA e depois traduzo para português. É um bom exercicio Wink
Sim, é um bom exercicio. Se gostas tanto da lingua inglesa podes fazer algo engraçado. Vais a www.yahoo.com e lá colocas Física2100 na pesquisa. Traduzes então para inglês o Física2100, utilizando somente o "traduzir esta página". Depois de fazeres isso, podes ler todas as mensagens do Física2100 em inglês. Muitas vezes faço isso. Very Happy

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por JoTa_9 em 15th Outubro 2008, 18:03

Carlos Costa escreveu:
JoTa_9 escreveu:Eu normalmente vou busca-las à NASA e depois traduzo para português. É um bom exercicio Wink
Sim, é um bom exercicio. Se gostas tanto da lingua inglesa podes fazer algo engraçado. Vais a www.yahoo.com e lá colocas Física2100 na pesquisa. Traduzes então para inglês o Física2100, utilizando somente o "traduzir esta página". Depois de fazeres isso, podes ler todas as mensagens do Física2100 em inglês. Muitas vezes faço isso. Very Happy

Não se trata de ser só um bom exercicio. Hoje em dia é imperativo saber ler e falar em inglês.
Principalmente para quem pretende estudar áreas como a Física. A maior parte das matérias não estão traduzidas para português, e normalmente quando estão, é passado já algum tempo da edição inicial.
avatar
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por Carlos Costa em 15th Outubro 2008, 18:10

JoTa_9 escreveu:Não se trata de ser só um bom exercicio. Hoje em dia é imperativo saber ler e falar em inglês.
Principalmente para quem pretende estudar áreas como a Física. A maior parte das matérias não estão traduzidas para português, e normalmente quando estão, é passado já algum tempo da edição inicial.
Sim. Há uns séculos atrás era o Latim a lingua oficial da comunidade científica. Hoje é o Inglês.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por tig em 24th Outubro 2008, 23:01

E não é só na fisica mas sim em tudo. Hoje em dia é mesmo preciso saber o inglês para qualquer coisa básica!!!

E quem segue para a universidade sabe que algumas aulas podem até ser dadas em inglês!
avatar
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 32

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por JoTa_9 em 25th Outubro 2008, 13:17

E quem segue para a universidade sabe que algumas aulas podem até ser dadas em inglês!

Já para não falar dos livros e afins...
Há muito pouco material traduzido para português, e o que há, é mais caro que as versões originais.
avatar
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nanotecnologia, o futuro vem aí!

Mensagem por Carlos Costa em 25th Outubro 2008, 20:33

Mas com isso não devemos menosprezar a lingua Portuguesa, que é uma das linguas mais importantes do mundo (e é a nossa!).
Vamos aprender e ensinar Inglês nas nossas escolas, porque sabemos que é a lingua universal, mas vamos também respeitar a lingua Portuguesa. Wink

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2172
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://torredebabel.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum