Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Matemática quântica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Matemática quântica Empty Matemática quântica

Mensagem por __gArY__ em 15th Outubro 2008, 23:15

Já que temos membros com um vasto conhecimento vou tentar abusar da boa vontade e pedir umas explicações. Queria saber como funciona essa tal moderna matemática quântica. Por exemplo: a mecanica classica diz que um corpo tem seu lugar no espaço bem definido, logo é bem facil aplica-lo nas formulas e na matematica quantica pelo que eu leigamente intendo tem uma função que determina o espaço que a materia ocupa e atraves disso mesmo tendo apenas uma função do lugar em que ocupa a particula consegue-se ainda assim ter uma grande aplicação pratica certo?
como isso é possivel? é bem por ai mesmo esse meu raciocinio ou ta errado?

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Matemática quântica Empty Re: Matemática quântica

Mensagem por G. Grivott em 16th Outubro 2008, 00:36

Gary
No link abaixo você encontrará tópicos de matemática quântica.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/publ/papers/q/index.html

Obs.: não entendi a colocação de seu post. Reformule. Seja mais objetivo pois realmente não entendi suas colocações.

Um abraço!

G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por JoTa_9 em 16th Outubro 2008, 13:16

Acho que te referes às Funções de Fourier e às Funções de Morlet, ou seja, à análise por onduletas.

Neste link: http://www.master.iag.usp.br/clima/intrasaz/wavelets.html tem a explicação dessa análise que já falei noutros tópicos. Não sei se tem a sua aplicação nos contextos da física de partículas. Li na diagonal XD

[[no email que enviei, falava sobre isso]]
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por __gArY__ em 19th Outubro 2008, 17:54

grivott a ideia é basicamente essa: pra se construir uma maquina é necessario conhecer bem cada variavel e ter uma medida precisa sobre ela. (pelo menos é assim que vejo) avioes, carros, celulares todos precisam se ter um conhecimento solido e com medidas precisas para faze-los funcionar.
e a MQ ? como ter uma medida precisa do mundo atomico, impossivel certo? e mesmo tendo essa imprecisao ainda sim é possivel fazer com que a MQ tenha uma aplicação pratica. nao intendo como

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por G. Grivott em 20th Outubro 2008, 03:15

__gArY__ escreveu:grivott a ideia é basicamente essa: pra se construir uma maquina é necessario conhecer bem cada variavel e ter uma medida precisa sobre ela. (pelo menos é assim que vejo) avioes, carros, celulares todos precisam se ter um conhecimento solido e com medidas precisas para faze-los funcionar.
e a MQ ? como ter uma medida precisa do mundo atomico, impossivel certo? e mesmo tendo essa imprecisao ainda sim é possivel fazer com que a MQ tenha uma aplicação pratica. nao intendo como

Para entender MQ é preciso ter uma abstração mais aguçada. Por exemplo, o espaço de Hilbert, não é um espaço tri-dimensional cujo qual você está acostumado a tratar os problemas na vida real. Você precisa aceitar que existe um novo mundo e que este novo mundo (o subatomico) é regido por leis que não são satisfeitas com base no formalismo newtoniano.
Entendo sua dificuldade. Mas você está no caminho certo. Só estudamos MQ verdadeiramente quando nos sentimos incomodados por ela. Very Happy
Um abraço!

G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por __gArY__ em 20th Outubro 2008, 21:46

bacana essa informaçao de que o mundo subatomico nao é tridimensional eu nao tinha. e qual conselho voce me da para ir atras de mais informaçoes como essa de me inteirar mais sobre como os cientistas especulam ser o mundo quantico

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por G. Grivott em 21st Outubro 2008, 02:08

__gArY__ escreveu:bacana essa informaçao de que o mundo subatomico nao é tridimensional eu nao tinha. e qual conselho voce me da para ir atras de mais informaçoes como essa de me inteirar mais sobre como os cientistas especulam ser o mundo quantico

olá gArY,
na verdade o próprio mundo macroscópico em que vivemos é tri-dimensional espacialmente. No entanto, não esqueça, que o tempo é uma dimensão. Logo, vivemos, nós, seres humanos em um mundo quadridimensional. Por outro lado, não entendemos, ou temos dificuldade em aceitar o tempo como uma dimensão. Isto se deve ao fato de que entendemos dimensão por espaço.
Primeiramente, para entender melhor a representatividade de quatro, cinco, seis, ou mais dimensões (n dimensões) é necessário estudar um pouco de álgebra linear. Te sugiro ir até o campus da UnB, já que você é de Brasília e gastar um tempinho na biblioteca, estudando um livro de álgebra linear (que você encontrará na seção de MATEMÁTICA). Compreender álgebra linear é fundamental para estudar MQ.
Segue em frente e conte comigo.
Um abraço!

G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por __gArY__ em 22nd Outubro 2008, 19:18

Grivott como sempre sua ajuda é mt bem vinda. Vou realmente procurar a biblioteca da unb para aprender um pouco mais sobre esse tema.
E para expressar minha gratidao o velho, muito obrigado !
abraços

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Safra em 22nd Outubro 2008, 23:05

Tópico movido para explicações virtuais
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo