Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual será o destino do Universo?

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Qual será o destino do Universo?

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Vote_lcap45%Qual será o destino do Universo? - Página 4 Vote_rcap 45% 
[ 5 ]
Qual será o destino do Universo? - Página 4 Vote_lcap36%Qual será o destino do Universo? - Página 4 Vote_rcap 36% 
[ 4 ]
Qual será o destino do Universo? - Página 4 Vote_lcap18%Qual será o destino do Universo? - Página 4 Vote_rcap 18% 
[ 2 ]
 
Total de votos : 11
 
 
Votação encerrada

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 30th março 2012, 16:57

Sim
parece que a ciência tem tomado o lugar das religiões
quanto a área que mais se agarra aos seus dogmas antigos

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por danilom 30th março 2012, 19:22

Participo de outro fórum onde o moderador disse para eu parar com esses experimentos mentais malucos e que a relatividade era incontestável. Mas não apontou, até hoje, um erro em meus experimentos mentais, os quais mesmo Einstein, fazia aos montes.

Infelizmente a ciência hoje, é tão soberana quanto a religião no passado. Seus dogmas passaram a ser indiscutíveis, mesmo sem provas. Cade a prova da invariância da velocidade da luz? Cade a prova da dilatação do tempo que Einstein utilizou para realizar suas fórmulas?

Hoje dizem que os satélites são a grande prova da relatividade. Agora vejamos: O OPERA diz que neutrinos passam da velocidade da luz em 0,00248% e várias checagens tem de ser feitas, porque ninguém aceita este resultado, mesmo já tendo sido realizado em 2007. Mas quanto a satélites, onde a precisão até a alguns anos atrás não passava de 15m, é indiscutível. Quanta hipocrisia, não?
Para quem não sabe, a precisão dos aparelhos GPS hoje em dia, ainda é de aproximadamente 5 a 6 metros.

O grande argumento de que o tempo dilata, é a defasagem de tempo cumulativa, que tem de ser ajustada todos os dias, mas ninguém se lembra de que várias outras hipóteses existem para este fenômeno.

Triste. =(

danilom
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 109

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 9th abril 2012, 17:01

danilom escreveu:Infelizmente a ciência hoje, é tão soberana quanto a religião no passado. Seus dogmas passaram a ser indiscutíveis, mesmo sem provas.
Sim é verdade

mas como mudar isso?

resolvi fazer um tópico para discutirmos isso.
Como "consertar" os rumos da ciência

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por michael patury 18th fevereiro 2013, 01:28

Mas algum dos senhores já imaginou a possibilidade do universo sendo cíclico e este estaria se expandindo pra dentro de si mesmo?? O universo realmente é plano? Eu imagino o universo sendo como uma esfera dai podendo ser este o motivo dele esta aumentando sua velocidade por esta em decida. Ou mesmo um cone! como uma ampulheta tendo buracos negros e buracos brancos nas extremidades! Como a figura geométrica TOROIDE. Agora realmente eu não acredito no final definitivo para o universo,pois se este existe é porque deve um inicio podendo tornar a existir novamente! Mesmo que o universo atual entre em colapso haverá em algum momento outro episodio para substitui-lo. Agora pra mim o MISTÉRIO maior não é o universo,mas a vida que existe nele!Qual o proposito disso tudo só criar e destruir? realmente não vejo sentido nisso e muito menos algum proposito confused . Qual será o destino do Universo? - Página 4 Toroidepropost


michael patury
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Pascoal 18th fevereiro 2013, 23:01

Eu acho que nós não deveríamos considerar que o Universo é apenas toda aquela matéria que nós temos conhecimento, embora a muitos anos-luz de nós, estão bastante próximos de nós.

E porque temos essa ideia?
Ora, porque partimos do principio de que o Universo terá sido criado através do Big Bang, mas afinal, estamos-nos a referir à matéria que conhecemos, as estrelas, os planetas, nós... todo esse tipo de matéria teve uma evolução a partir do "centro" do Universo de onde se deu a grande explosão, mas nós estamos-nos a referir a um aglomerado de matéria, ou a um universo?
Eu creio que seja apenas a um aglomerado de matéria, ainda que esse conjunto de matéria possa ser o único no Universo. Quando alguém diz que acredita haver vários universos, possivelmente se estará a referir a vários aglomerados, seja como for, é preciso haver rigor nesta percepção, que acaba por ser mais de carácter filosófico.

Michael Patury, creio que você se referira a essa tal expansão de um aglomerado de matéria, mas se você realmente afirma que o Universo se expande, está a querer dizer que ele é limitado e que o espaço-tempo também não é infinito? Como prova isso?

Aí fica a questão... tongue

_________________
https://www.youtube.com/user/ForumFisica2100
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por michael patury 19th fevereiro 2013, 01:30

O universo pode esta imerso a um enorme campo magnético toroidal! essa energia é observada nas células assim como nos astros? formando um ciclo toroide? as leis de termodinâmica em certo momento podem ser=0. Nos podemos esta na zona de expansão do toroide?por isso tudo esta sempre em espiral! me de sua opinião....Veja:https://youtu.be/cDIowZL8kM8

michael patury
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Pascoal 19th fevereiro 2013, 19:45

É uma hipótese! Mas sendo assim...
Não estaria o "centro" do Universo em constante explosão?
Ou será que há insuficiente matéria na zona de contração?
Será que a expansão do universo se deve a isso mesmo em que o espaço-tempo se move, alarga e contrai-se dependendo da zona onde está?

Mas aquilo que eu acho mesmo, é que o Universo é mais simples do que aquilo que pensamos e supomos, e mesmo assim não conseguimos percebê-lo totalmente...

_________________
https://www.youtube.com/user/ForumFisica2100
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 20th fevereiro 2013, 09:35

À pesquisa, faltou uma alternativa:

Nenhuma Das Anteriores Very Happy !
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por michael patury 20th fevereiro 2013, 13:36

Positivo Pascoal! talvez não haja matéria suficiente para contração! Sobre o espaço-tempo seu raciocínio tbm tem logica! Eu também acho que o problema maior esta na questão de nos não termos tecnologia suficiente para percebe-lo. Eu não acredito na singularidade! Outra necessariamente o centro não precisa estar em constante explosão! Se a teoria da laranja estiver errada eu apostaria nos Branas....

michael patury
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Robson Z. Conti 21st março 2013, 15:50

Neste assunto tenho uma opinião parecida com a do michael patury, como se pode verificar no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:FluxoEscuroCelulaBipolarUniversoSustentavel.jpg. Há algumas diferenças, pois considero que a porção observável deste universo encontra-se em um dos 2 lóbulos de uma imensa célula bipolar e que a geometria deste universo (célula bipolar) é a mesma que pode ser encontrada em um simples próton.

Esta opinião está mais bem detalhada nos endereços

http://ouniversosustentavel.blogspot.com.br/2011/10/pequena-conjectura-sobre-o_28.html
http://ouniversosustentavel.blogspot.com.br/2011/10/consideracoes-finais-em-relacao-ao-ate.html
http://ouniversosustentavel.blogspot.com.br/2011/11/pequeno-detalhamento-adicional-da.html

[]s

O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Robson Z. Conti
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 232

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por michael patury 21st março 2013, 20:32

kkkk É isso mesmo Robson o universo é eterno e ciclico pois é a relação do quociente Q(negativo)/M(positivo)= Função(existencia,interação,informação) Tendendo ao infinito. Como estein falou é tão simples q ate uma criança pode intende-lo. É por isso q tudo nasce e morre tudo interage tudo se reproduz de forma sexuada ou assexuada algumas pessoas temos empatia outras não. É o reflexo do comportamento da particula interagindo e repelindo dando condiçoes pra existencia.

michael patury
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 3rd abril 2013, 07:17

Eu também acho isso.. mais por "intuição".. porque por enquanto a ciência nos da como resultado, que nosso universo desaparecerá por desintegração.. sem haver alguma forma de ser cíclico

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Robson Z. Conti 3rd abril 2013, 20:15

Xevious escreveu:Eu também acho isso.. mais por "intuição".. porque por enquanto a ciência nos da como resultado, que nosso universo desaparecerá por desintegração.. sem haver alguma forma de ser cíclico
Uma coisa não impede a outra. Em um modelo cíclico a matéria bariônica pode se dissolver em suas partículas elementares, as quais podem ser novamente agrupadas em novas estruturas estáveis de matéria. A comunidade científica já mudou de opinião tantas vezes nestes milênios que dificilmente deixará de mudar outras vezes.

[]s

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:UniversoSustentavelFluxoEnergiaEscura.png


Robson Z. Conti
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 232

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 24th abril 2013, 01:58

Robson Z. Conti escreveu: Em um modelo cíclico a matéria bariônica pode se dissolver em suas partículas elementares, as quais podem ser novamente agrupadas em novas estruturas estáveis de matéria.
O problema é que considerando que o espaço entre cada partícula aumenta cada vez mais.. nunca poderá formar um novo agrupamento de qualquer coisa..

Mas antes, como disse, acreditava (noq falei no outro post) apenas por intuição.
Mas agora tenho certeza.

O universo não esta em expansão para todos os sentidos.

A expansão do universo teria sido constada, mas foi erroneamete, quando se constatou isto sabíamos muito menos doq sabemos agora (tanto que na época acreditávamos que o atomo era formado apenas por protons, eletrons e neutrons).
A explicação esta aqui => https://fisica2100.forumeiros.com/t1271-o-universo-nao-esta-em-expansao-para-todos-os-lados

Muito tem que ser reconsiderado.
- BigBang não ocorreu, pelo menos não como teorizado atualmente.
- O futuro do universo não será uma morte fria com tudo expandido. Porque não existe esta força de expansão infinita.

Percebemos visualmente a ocorrência de galáxias absorvendo outras.
E galáxias gigantescas que já absorveram muitas.
(fatos estes que também são contra a teoria do universo em expansão)

Não observamos nem umazinha evidência observável que algo esta se afastando, alguma galáxia se desfazendo por exemplo, não elas sempre se concentram cada vez mais..

Ou seja, só existe uma única evidência de que o universo estaria em expansão, o desvio para o vermelho.
Que foi explicado de uma forma muito simplista, utilizando a ciência da época que era incompleta perto da atual.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 24th abril 2013, 22:50

Ou seja, só existe uma única evidência de que o universo estaria em expansão, o desvio para o vermelho.
Que foi explicado de uma forma muito simplista, utilizando a ciência da época que era incompleta perto da atual.

O desvio para o vermelho pode não participar do funcionamento do Cosmos, mas anda aquecendo a cabeça de economistas pelo mundo afora Razz !

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Robson Z. Conti 25th abril 2013, 00:49

Xevious escreveu:[O problema é que considerando que o espaço entre cada partícula aumenta cada vez mais.. nunca poderá formar um novo agrupamento de qualquer coisa..
Pode sim, veja o link... http://commons.wikimedia.org/wiki/File:UniversoSustentavelFluxoEnergiaEscura.png

Xevious escreveu:O universo não esta em expansão para todos os sentidos
Xevious escreveu:BigBang não ocorreu, pelo menos não como teorizado atualmente
Na minha humilde opinião o Big-Bang muito provavelmente ocorreu, formando dois lóbulos. O que conhecemos como universo observável seria, neste cenário, uma parcela das estruturas que se formaram no topo de um dos lóbulos, como se pode ver no link...
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/BigBangAtomBomb.png

Xevious escreveu:O futuro do universo não será uma morte fria com tudo expandido
A impressão que eu tenho é que as estruturas materiais se dissolverão em um tempo indecentemente elevado, na casa dos 10[up]40[/up] anos (ou mais). Eu considero que seja possível que algumas estruturas do nosso universo possam já estar passando por este processo em regiões muito distantes do horizonte de eventos por nós observáveis.

Xevious escreveu:Ou seja, só existe uma única evidência de que o universo estaria em expansão, o desvio para o vermelho.
Que foi explicado de uma forma muito simplista, utilizando a ciência da época que era incompleta perto da atual
O problema é que o desvio para o vermelho é uma evidência e tanto. Outro dado que é levado em consideração é o CMB (cosmic microwave background radiation), também conhecida como radiação cosmológica de fundo, a qual, para apresentar a homogeneidade que medimos, necessitaria que os pontos atualmente distantes estivessem muito próximos entre si no passado remoto de nosso universo. Só a título de informação, há uma pequena parte de pesquisadores que entende que o desvio para o vermelho é produzido pela interação dos fótons com o meio intergaláctico durante a viagem, o que levaria os fotos a chegar aqui cansados. A teoria é em função disto conhecida como teoria do fóton cansado (tired light theory) e era, por estranho que possa parecer, a preferida do próprio Hubble, que descobriu o desvio para o vermelho.

[]s

Robson Z. Conti
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 232

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 25th abril 2013, 23:13

Robson Z. Conti escreveu:Só a título de informação, há uma pequena parte de pesquisadores que entende que o desvio para o vermelho é produzido pela interação dos fótons com o meio intergaláctico durante a viagem, o que levaria os fotos a chegar aqui cansados. A teoria é em função disto conhecida como teoria do fóton cansado (tired light theory) e era, por estranho que possa parecer, a preferida do próprio Hubble, que descobriu o desvio para o vermelho.
[]s

Acho que a questão da melhor relação sinal/ruído da luz vermelha em relação aos outros comprimentos de onda mereceria um estudo objetivo. É sabido que o ruído eletromagnético de fundo cresce em energia segundo a relação de 3dB/oitava.

Desta maneira, é mais fácil discernir uma tênue luz vermelha que uma luz azul em igualdade energética, dentro de um contexto de ruído eletromagnético que tem a distribuição energética no espectro de modo desigual e que cresce em função direta com a frequência.
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4022
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Robson Z. Conti 26th abril 2013, 12:31

Em telecomunicações é mais fácil haver perda de conexão com uso de feixes de micro-ondas de frequência mais elevada (18 GHz) do que com o uso de feixes de menor frequência (15GHz) durante as tempestades (por fading). Talvez o mesmo ocorra com a luz, afinal ambas são ondas eletromagnéticas.

[]s

Robson Z. Conti
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 232

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 17th maio 2013, 07:50

Robson Z. Conti escreveu:O problema é que o desvio para o vermelho é uma evidência e tanto.
Na verdade o desvio para o vermelho nunca foi reproduzido em laboratório
porque não temos ainda condições de faze-lo
nem poderia ser feito num laboratório mas talvez em estações espaciais
se deslocando rapidamente em sentidos contrários

Mas mesmo que ele seja plenamente observado, ou seja reproduzido científicamente

oq falo é que interferências na luz também provocam o mesmo efeito

claro, é algo que também temos que testar e reproduzir para ver se é verdade
mas a princípio me parece muito mais lógico com oq observamos realmente

a diferença da teoria do desvio para o vermelho
e a da interferência da luz

é que esta última é mais moderna e conta com detalhes que não existiam na outra
como a existência do Neutrino, que era desconhecido em 1930

ou seja, foi uma boa teoria para a época
mas foi baseada em conceitos incompletos

hoje com mais dados, podemos reve-la e chegar a conclusão que há sim interferência na luz
durante seu trajeto pelo espaço

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Robson Z. Conti 28th maio 2013, 00:08

A interação entre os fótons e o meio interestelar foi prevista por Fritz Zwicky em 1929 como explicação para o desvio para o vermelho, gerando o que passou a ser conhecida como a teoria do fóton cansado (tired light) que era, por estranho que possa a alguns parecer, a preferida do próprio Hubble para explicar o desvio para o vermelho por ele descoberto. Mais tarde (1949) um astrônomo inglês, Sir Fred Hoyle (prêmio Nobel), produziu a Teoria do Universo Estacionário, no qual as galáxias se moveriam, afastando-se umas das outras, mas sempre estariam se renovando com o surgimento de novas galáxias entre elas, de modo que ele seria ao mesmo tempo eterno e novo. No final das contas o modelo do Big-Bang venceu a disputa pelos corações e principalmente pelas mentes do mundo científico, sendo atualmente considerado o Modelo Cosmológico Padrão, pois une as observações de “redshift” com as teorias de Albert Einstein.

Ainda assim, as evidências a favor da expansão cósmica foram robustas o suficiente para levar até Sir Fred Hoyle a alterar sua teoria, a qual passou a ser conhecida como Teoria do Estado Quase Estacionário (Quasi-steady state cosmology). Ou seja, mesmo a mais acreditada teoria alternativa ao modelo padrão teve de reconhecer a expansão cósmica e se adequar a ela.

[]s

Robson Z. Conti
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 232

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 4 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos