Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos Empty ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos

Mensagem por JoTa_9 em 19th Outubro 2008, 14:55

Cientistas espaciais europeus estão mais perto de desvendar a origem da maior lua de Marte, Phobos. Graças a uma série de encontros com a sonda Mars Express da ESA, a lua parece ser quase de certeza um 'amontoado de entulho', ao invés de um único objecto sólido. No entanto, ainda permanecem alguns mistérios sobre a origem deste entulho.

Ao contrário da Terra, com a sua única grande lua, Marte é o anfitrião de duas pequenas luas. A maior é Phobos, um bocado irregular de rocha espacial com apenas 27 km x 22 km x 19 km.

Durante o Verão, a Mars Express fez uma série de voos rasante por Phobos. Capturou imagens em quase todas estas aproximações com a câmara HRSC (High Resolution Stereo Camera). Uma equipa liderada por Gerhard Neukum, da Universidade de Berlim, também envolvendo cientistas do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), está agora usando estes e outros dados recolhidos anteriormente para construir um modelo tridimensional mais exacto de Phobos, para que o seu volume seja determinado com mais precisão.

ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos Image210
Ao juntar os dados da massa e do volume, as equipas serão capazes de calcular a densidade. Eventualmente, esta será uma nova e importante pista de como a lua se formou.
Anteriormente, estudos de rádio da missão soviética Phobos 88 e de sondas em órbita de Marte ao longo de décadas passadas tinham já providenciado uma massa exacta. "Podemos hoje ser dez vezes mais precisos nas nossas medições," diz Rosenblatt. A actual massa estimada da equipa para Phobos é 1,072x10^16 kg.

Os cálculos preliminares da densidade sugerem que é de apenas 1,85 gramas por centímetro cúbico. Este número é menor que a densidade das rochas à superfície de Marte, que está entre os 2,7 e os 3,3 gramas por centímetro cúbico, mas muito semelhante à de alguns asteróides.

A classe particular de asteróides que partilham a densidade de Phobos é conhecida como classe-D. Acredita-se que sejam corpos altamente fracturados que contêm cavernas gigantes porque não são sólidos. Pelo contrário, são uma concentração de bocados, mantidos juntos pela gravidade. Os cientistas chamam-lhes de amontoados de entulho.

Normalmente, os asteróides capturados são injectados em órbitas aleatórias em torno do planeta que os enrolam gravitacionalmente, mas Phobos orbita por cima do equador de Marte - um caso muito específico. Os cientistas não compreendem ainda como é que isto aconteceu.

Noutro cenário, Phobos pode ter sido constituído por rochas marcianas que foram expelidas para o espaço durante um impacto de um grande meteorito. Esses bocados não caíram completamente, criando assim o amontoado de entulho.

Por isso a questão mantém-se, de onde é que veio o material original - da superfície de Marte ou da cintura de asteróides? O radar MARSIS a bordo da Mars Express também recolheu dados históricos sobre a subsuperfície de Phobos. Estes dados, em conjunto com aqueles da superfície e da vizinhança da lua, recolhidos por outros instrumentos da sonda, irão também ajudar a restringir a sua origem. É claro que toda a verdade será apenas conhecida quando amostras forem trazidas para a Terra para análise em laboratórios.


http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2008/10/18_phobos_mars_express.htm
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Voltar ao Topo Ir em baixo

ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos Empty Re: ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos

Mensagem por tig em 24th Outubro 2008, 23:13

Já tem algum plano para trazerem uma amostra?
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos Empty Re: ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos

Mensagem por JoTa_9 em 25th Outubro 2008, 13:15

tig escreveu:Já tem algum plano para trazerem uma amostra?

Acho que não...neste momento devem estar mais preocupados em trazer amostras de Marte!
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Voltar ao Topo Ir em baixo

ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos Empty Re: ESA aproxima-se da verdadeira origem de Phobos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum